Início » Minas Gerais » Córrego Danta


Córrego Danta - Minas Gerais



Córrego Danta faz parte do estado de Minas Gerais. Localizado no Centro-oeste mineiro, na região do Alto São Francisco, Córrego Danta possui cerca de 4.391 habitantes e seu município tem uma área de 65,88 km².

Sua história conta que em 1868 a pequena aldeia foi elevada a distrito, com o nome de São José do Córrego da Anta. Recebeu o nome de Córrego Danta em 1923 e se tornou município em 1948. Sua denominação vem da existência, na época da colonização, de manadas de antas que viviam às margens do córrego que banha a cidade.

A religiosidade é intrínseca à sua população. Tem São José como padroeiro, mas é a festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece todos os anos em agosto, o principal evento festivo, onde a beleza e as tradições do congado são os principais atrativos.

História da cidade de Córrego Dantas

Luiz de Matos, Martins Parreira e João Matos, este mais conhecido por João Carapina, segundo a tradição, teriam sido os primeiros moradores da localidade.

Ignora-se, entretanto, a procedência daqueles moradores, assim como a época em que chegaram à localidade e ali fixaram residência.

No local onde surgiu o povoado teria havido inicialmente um cruzeiro, sendo aí construída alguns anos depois a Capela em que foi celebrada a primeira missa pelo Cônego Ulisses, em louvor a São José, escolhido como padroeiro

Gentílico: corregodantense

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de São José de Córrego Danta pela Lei 1.472, de 09-07-1868. Suprimido, foi novamente criado pela Lei 1.790, de 23-09-1871.

Pela Lei 336, de 27-12-1948, foi constituído em município autônomo, dando-se sua instalação em 01-01-1949.

Pela Lei 1.039, de 12-12-1953, foi criado em seu território o distrito de Cachoeirinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE;Prefeitura Municipal de Córrego Danta

Autor do Histórico: JOSÁ TEÁFILO FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Córrego Danta: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Córrego Danta? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: