Início » Minas Gerais » Conceição do Rio Verde


Conceição do Rio Verde - Minas Gerais



Conceição do Rio Verde é uma cidade do Estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 12.950 habitantes.

Sua principal atividade econômica é o café, seguida da pecuária leiteira.

Conceição do Rio Verde teve origem em 1732, quando Inácio Carlos da Silveira ganhou uma sesmaria na região de Nossa Senhora da Conceição, à beira do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada a esta santa.

História da cidade de A versão mais aceitável, porque apoiada por vários historiadores, inclusive pelo ministro Alfredo Valadão, ilustre membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, é a de que foi Inácio Carlos da Silveira o fundador de Campina do Rio Verde, primitivo nome da povoação onde hoje se localiza Conceição do Rio Verde.

Inácio Carlos da Silveira, em petição encaminhada à Secretaria do Governo, suplicou e recebeu, aos 12 de julho de 1732, certidão de batismo da localidade. A revista de nome "A Evolução", editada em Baependí em 1890, afirma que Inácio Carlos da Silveira recebera doação de légua e meia de terras de testada, com outro tanto sertão para a parte do poente, iniciando-se as delimitaçãoes no Rio Baependí e pelo Rio Verde acima até onde se achava um varreiro denominado Antas Verde, e para a parte direita do mesmo rio, acompanhando a dita testação de légua e meia do Rio Baependí, correndo pelo Rio Verde acima. No perímetro acima descrito, encontra-se parte do atual município de Conceição do Rio Verde.

Campina do Rio Verde, mais tarde Rio Verde de Baependí, pontilhado de casas e criaçãoes a pedraria e o altiplano do famoso vale, começou a povoar-se e a crescer impulsionada pelo braço escravo e transformou-se na atual cidade sul-mineira.

O distrito foi criado pela Lei provincial n°. 114, de 9 de março de 1839, sendo sua criação confirmada pela Lei estadual n°. 2, de 14 de setembro de 1891.

Por força da lei estadual n°. 319, de 16 de setembro de 1901, o distrito de Conceição do Rio Verde foi transferido do município de Baependí para o de Aguas Virtuosas (atual Lambarí).

Finalmente, foi o município criado pela Lei estadual n°. 556, de 30 de agosto de 1911, com território desmembrado do município de Águas Virtuosas. A instalação do município verificou-se no dia 1oº de junho de 1912.

Permaneceu inalterada a sua constituição territorial, com um único distrito, até o advento do De4creto-lei estadual n°. 148, que fixou o quadro da divisão territorial em vigência no quinquênio 1939-1943, quando adquiriu para o distrito da sede parte do território do município de Baependí e parte do território dos distritos-sedes dos municípios de Caxambú e Cambuquira; a Lei 336, de 27 de dezembro de 1948, criou o distrito de Águas de Contendas, anexando-a ao município.

Apesar de criado, não foi ainda instalado o referido distrito.

De acordo com as divisãoes territoriais de 31-12-1936 e 31-12-1937, como também com o q1uadro anexo ao Decreto-lei estadual n°. 88, de 30-03-1938, o município se subordina ao têrmo e à comarca de Lambarí.

Foi criada a comarca de Conceição do Rio Verde, por força da Lei 1039, de 12 de dezembro de 1953, e instaldo em 29 de março de 1955.

Fonte: ENCICLOPÁDIA DOS MUNICÁPIOS BRASILEIROS

Autor do Histórico: DEISE MARIA GUERREIRO RIBEIRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Conceição do Rio Verde: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Conceição do Rio Verde? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: