Início » Minas Gerais » Centralina


Centralina - Minas Gerais



Centralina faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população recenseada em 2010 é de 10.270 habitantes.

O fundador da cidade foi Nicolau Antônio, natural da Sir-Eldânia, Síria, que nasceu em 2 de Fevereiro de 1902 e faleceu em 22 de Abril de 1948, aos 46 anos de idade.

Relato possivelmente de um morador:

História da cidade de O primitivo povoado de Centralina foi iniciado em 1926 por NICOLAU ANTONIO, de nacionalidade Sírio-Libanesa, que adquiriu, naquela época, um pequeno estabelecimento comercial de secos e molhados à margem da rodovia que liga Uberlândia a Itumbiara(GO) e alguns alqueires de terras em matas.

A ocupação do território se deu em função de dois fatores fundamentais: primeiro pela sua localização geográfica, situada em ponto de passagem obrigatória na ligação principal do Triângulo Mineiro com o estado de Goiás. O outro aspecto, que caracteriza, também, seu rápido desenvolvimento, deveu-se à extrema fertilidade de suas terras, que atraíram os proprietários de terras, principalmente das vizinhanças, que passaram a cultivá-las diretamente, ou à meia, terça ou por arrendamento.

A antiga denominação do local era Lagoa Seca. Com a instalação do estabelecimento comercial passou a ser conhecido por Vendinha e logo constitui-se em um ponto de parada para os que ali transitavam, vindo a denominar-se CENTRALINA, em 1935, nome esse escolhido pelo cidadão João Elias , um dos antigos moradores do povoado.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Foi distrito de Centralina criado por força da Lei Estadual nº336, de 27 de dezembro de 1948, integrado ao município de Canápolis.

A Lei Estadual de nº1.039, de 12 de dezembro de 1953, que fixou o quadro da Divisão Territorial para vigorar no quinquênio 1954-58, criou o município de Centralina, com apenas o distrito sede e subordinado ao Termo e Comarca de Canápolis , tendo sido instalado em 1º de janeiro de 1954, pelo intendente Maurício Pereira Magalhães.

FORMAçãO JURíDICA :

Centralina, desde a sua criação é jurisdicionado à Comarca de Canápolis.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GESMAR ALVES FERREIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Centralina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Centralina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: