Início » Minas Gerais » Carvalhos


Carvalhos - Minas Gerais



Carvalhos faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 22º00′04" sul e a uma longitude 44º27′41" oeste, estando a uma altitude de 1092 metros. Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judia-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construido uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida e um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. Atualmente essa família se encontra quase extinta no município. A população avaliada em 2004 era de 4.760 habitantes. Cidade pouco explorada comercialmente, sem indústrias. O comércio não possui potencial tão grande, quando comparado a cidades maiores. Porém, na região, destaca-se pelas lojas de material de construção, supermecados e farmácias. Além desses, a cidade conta com dois estabelecimentos que vendem horti-fruti, padarias e lojas de móveis. Na cidade, a operadora de telefonia móvel é a Vivo. Possui uma área de 283,38 km². .

Possui inúmeras cachoeiras distribuídas por todo o município (em torno de 70 quedas) e mais de 400 km de trilhas para a prática de Off-Road. Essas trilhas e cachoeiras são de beleza surpreendente. Além disso, possui um pico chamado Pico do Muquém de altitude aproximada de 1800m acima do nível do mar e com uma vista maravilhosa. Também encontra-se no município o Pico do Calambau e dos Três Irmãos, que juntamente com o do Muquém, formam a Serra dos Três Irmãos. Há também o Pico do Quilombo (Serra do Quilombo), a Serra da Aparecida e a serra do Grão-Mogol.

A cidade conta com uma escola de ensino fundamental a partir do 6º ano (antiga 5ª série) até o ensino médio, cujo nome é Escola Estadual Ana Dantas Motta, em homenagem a primeira professora do município e várias outras que vão da pré-escola ao 5º ano (antiga 4ª série). .

História da cidade de CARVALHOS MINAS GERAIS

A Microrregião do Alto do Rio Grande foi habitada, primitivamente, por silvícolas ou colonizadores brasileiros e estrangeiros oriundos de vários pontos. Sabe-se que em 1711, franceses invasores, refugiando-se nas matas brasileiras, vieram fixar-se nas cabeceiras de um curso de água no morro "Três Irmãos", à busca de ouro e terras agricultáveis, recebendo ele o nome de Ribeirão dos Franceses. Tempos depois, em 1744, chegava Antônio Corrêa de Lacerda para apossar-se de terras que lhe foram concedidas.

A ocupação do território ocorreu com a vinda de novos moradores, entre os quais, a família dos Carvalho e dona Maria Junqueira. Esta, fez doação do terreno para uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida que sé veio a ser construída na metade do Século XIX, à margem direita do Ribeirão dos Franceses, por membros da família Carvalho. Eram hábeis oficiais de várias profissões e se dedicarem às lides agropecuárias. Assim, a entrada dos franceses à cata de ouro, a chegada dos Carvalhos, a construção da capela e a implantação em 1903 dos trilhos da estrada de Ferro, foram os fatores do desenvolvimento local. Em 27 de dezembro de 1948, o local recebia o nome de Carvalhos.

Homenageando os grandes trabalhadores da evolução municipal, os componentes da família Carvalho, foi adotado a partir de 1948, o topônimo CARVALHOS para o município.

GENTíLICO: Carvalhense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de Guapiara por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891; transferido para a povoação de Carvalhos por Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911; instalado em 12 de outubro deste ano.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920 e no quadro fixado pela Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, bem como na divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Carvalhos figura no Município de Aiuroca, assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937 e no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, bem como no quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, para 1939-1943.

Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943 que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Distrito de Carvalhos figura igualmente no Município de Aiuroca.

Elevado à categoria de Município pela Lei nº 336, de 27-XII-1948, que fixou o quadro territorial para 1949-1953, composto de 1 distrito, Carvalhos, assim permanece no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 para vigorar em 1954-1958, comarca de Aiuroca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carvalhos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carvalhos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: