Início » Minas Gerais » Carmésia


Carmésia - Minas Gerais



Carmésia faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população segundo o censo 2010 era de 2 460 habitantes.

O município de Carmésia está localizado na parte centro oeste do estado e é de povoamento bastante remoto. Foi colonizado por descendentes de europeus a partir do século XVIII, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, a partir de uma expedição de bandeirantes vindos do Serro e com destino à região do Morro do Pilar, passando por Conceição do Mato João, assim como por todas as minas da região.

O processo de desenvolvimento ficou bastante comprometido. Assim com os demais povoamentos deste período, a região de Carmésia passou por um longo período de estagnação da sua economia e, conseqüentemente, do desenvolvimento em todos os seus seguimentos. Pertencia ao município de Conceição do Mato Dentro e em 1923 foi criado o distrito com o nome de Viamão do Carmo. Com a criação do município de Dom Joaquim, desmembrado do município de Conceição do Mato Dentro, passou a integrá-lo, pelo Decreto Número 148 de 17 de Dezembro de 1938, já com a denominação de Carmésia. Da Lei Número 2 767, em 30 de Dezembro de 1962 e instalado em 1° de Marco de 1963.

História da cidade de Carmésia

Após descobrir as minas do Serro Frio, bandeirantes, sertanistas e garimpeiros seguiram em direção ao território onde hoje se encontra Conceição do Mato Dentro, do qual Carmésia, antiga Viamão, fazia parte.

A cidade, rodeada de montanhas, terras férteis e rios, desenvolveu-se rapidamente e se tornou a porta de entrada para o vale do rio Doce, possuindo uma das poucas estradas que se comunicava com a recente capital das Minas Gerais. O distrito de Viamão foi criado em 1923, no município de Conceição do Mato Dentro.

Após a criação do município de Dom Joaquim, passou a integrá-lo e recebeu o nome de Carmésia, em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. O município foi criado em 1962.

Em Carmésia, as fazendas centenárias ainda existem em perfeito estado de conservação, com suas senzalas, varandas altas e feitas de pau-a-pique e, também até hoje, extrai-se o ouro em bateias do rio do Peixe e outros córregos.

Nossa Senhora do Carmo, Padroeira, é comemorada com todas as pompas no dia 16 de julho, na cidade. Leite é um produto de presença importante na economia municipal, juntamente com milho, que é destaque em suas riquezas, na Zona do rio Doce.

Gentílico: carmesense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Viamão ex-povoado, pela lei estadual n°. 843, de 07-09-1923, criado com terras desmembradas do distrito de São Domingos do Rio do Peixe, subordinado ao município de Conceição.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Viamão, figura no município de Conceição.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual n°. 148, de 17-12-1943, o distrito de Viamão foi transferido do município de Conceição para Dom Joaquim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Viamão, figura no município de Dom Joaquim.

Pelo decreto-lei estadual n°. 1058, de 31-12-1943, o distrito de Viamão passou a denominar-se Carmésia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Carmésia (ex-Viamão), figura no município de Dom Joaquim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Carmésia, pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Dom Joaquim. Sede no antigo distrito de Carmésia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Viamão para Carmésia, alterado pelo decreto-lei estadual n°. 1058, de 31-12-1943.

Fonte: Assembléia Legislativa

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carmésia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carmésia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: