Início » Minas Gerais » Bom Repouso


Bom Repouso - Minas Gerais



Bom Repouso faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 11.342 habitantes. Seu relevo é montanhoso e está a uma altitude média de 1360 metros acima do nível do mar. Seu clima é ameno e úmido durante o verão e seco e frio durante o inverno. A temperatura média anual é de 22°C.Os padroeiros da cidade são São Roque e São Sebastião.

Você pode consultar mais no site: http://www.bomrepouso.com/

História da cidade de Bom Repouso

A história não tem registros documentos ou positivos da origem e fundação do núcleo populacional que se transformou na atual cidade de Bom Repouso. A existência de uma "fortaleza em ruínas"nas cercanias da cidade, pelo seu estilo e tipo de construção, faz crer que o início da povoação ocorreu nos primórdios da era colonial. Somente apontamentos religiosos, anteriores a 1828, dão conta de que já residiam na localidade, os padres Francisco Figueira de Assunção e Florentino José Maria de Medeiros, tidos como primeiros moradores. E, 1831, o Padre Florentino Medeiros conseguia provisão de Capela Curada de São Sebastião e São Roque, erigindo-se a capela.

As condições climáticas, as propriedades terapêuticas de suas águas e fertilidade do solo, atraíram novos moradores, descendentes de franceses e espanhóis, originando-se as famílias Andradas, Brandões e Garcias. Posteriormente, o incremento à fruticultura, à exploração de tubérculos e madeira, à pecuária e culturas agrícolas em geral, determinaram o desenvolvimento da comunidade.

Lendariamente, uma gigantesca "paineira"cuja sombra era aproveitada para acampamento de viandantes que por ali passavam, teria dado ao local o nome, ainda hoje adotadom de Bom Repouso.

Gentílico: bomrepousense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Roque de Bom Retiro, pela lei provincial nº 2905, de 23-09-1882, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Cambuí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Roque de Bom Retiro, figura no município de Cambuí.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de São Roque de Bom Retiro passou a denominar-se Bom Retiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Bom Retiro (ex-São Roque de Bom Retiro), figura no município de Cambuí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Bom Retiro passou a denominar-se Bom Repouso.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Bom Repouso (ex-Bom Retiro), figura no município de Cambuí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Repouso, pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Cambuí. Sede no antigo distrito de Bom Repouso. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

São Roque do Bom Retiro para Bom Retiro alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Bom Retiro para Bom Repouso alterado pelo decreto-lei estadu

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bom Repouso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bom Repouso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: