Início » Minas Gerais » Bela Vista de Minas


Bela Vista de Minas - Minas Gerais



Bela Vista de Minas faz parte do estado de Minas Gerais, localizado às margens do Córrego do Onça.

A cidade encontra-se a 100km de Ipatinga e a 120km da capital mineira. O seu acesso é feito através da BR-381.

Bela Vista é resultado de um desmembramento do município de Nova Era pela lei estadual nº 2764, de 30 de novembro de 1962, pertencente à Comarca de Rio Piracicaba até dezembro de 2008. Em janeiro de 2009, devido mobilização popular, Bela Vista de Minas, passou a pertencer a Comarca de Nova Era.

História da cidade de Bela Vista de Minas

Embora sem denominação de época, que seria a da consequente fundação do nucleo, sabe-se terem sido Belmiro Ferreira, Ricardo Rancheiro, e José Modesto de ávila os primeiros proprietários rurais do lugar. A propriedade de José Modesto ficava nos limites com o Distrito de João Monlevade, passando junto a ela um córrego denominado Onça. à sua margem formou-se um aglomerado com o mesmo nome.

Alguns fatores influenciaram para a conquista rápida das terras do município, além da fertilidade marcante das mesmas. Inicialmente a escolha do local para se construir a capela, erguida em ponto bem elevado de onde se descortinava bela a agradável vista, dedicada a São Sebastião. Em face disso a povoação passou a denomina-se São Sebastião da Bela Vista. Outra razão do crescimento local, foi a implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em João Monlevade, distante apenas 5 km do povoado. Os proprietários rurais abriram loteamentos e, fazendas como a de José Modesto de ávila, se transformaram em ruas, praças e avenidas. Desenvolveu-se a comunidade tendo nas atividades comerciais e agropecuárias sua maiores fontes de renda.

São Sebastião da Bela Vista era o nome anterior oriundo do nome do Padroeiro e do local onde se edificou o povoado. Quando da criação do município, em 1962, o topônimo foi alterado par Bela Vista de Minas, conservado-se as origens iniciais do nome.

Gentílico: belavistano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Bela Vista de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-11-1962, desmembrado de Nova Era. Sede no atual distrito de Bela Vista de Minas ex-povoado de São Sebastião da Boa Vista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bela Vista de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bela Vista de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: