Início » Minas Gerais » Alpinópolis


Alpinópolis - Minas Gerais



Alpinópolis é uma cidade do Estado de Minas Gerais. Na região é mais conhecida pelo seu antigo nome "Ventania". De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 18.490 habitantes.

Procedente de Carmo da Cachoeira, em 1805, chega às paragens da atual Alpinópolis o Alferes José Justiniano dos Reis, acompanhado de sua munher Ana Teodora de Figueiredo, de apelido "Dona Indá", filha do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, o fundador de Boa Esperança e de sua mulher Maria Vilela do Espírito Santo, esta neta de Júlia Maria da Caridade, a segunda Ilhoa. O casal já tinha, a esta altura, cinco filhos: Manuel Justiniano dos Reis, Maria Justiniana dos Reis, Inocência Teodora de Figueiredo, Bernardino José dos Reis e José Justiniano dos Reis Júnior. Em 1806, o Alferes José Justiniano dos Reis manda edificar nas terras da Fazenda Ventania (assim denominada por estar próxima à Serra da Ventania) uma capela cujo orago foi o mártir São Sebastião. Tais terras estavam no teritório de Jacuí, e foram adquiridas pelo Alferes por compra feita de Mariana Lourença de Oliveira, mulher de Januário Garcia Leal. Em 12 de agosto de 1807, o casal José Justiniano dos Reis e Ana Teodora de Figueiredo assinaram o termo de doação para constituição do patrimônio da capela. José Justiniano dos Reis faleceu em 1809 e a viúva, Dona Indá é quem passou a conduzir os destinos do arraial. José Justiniano dos Reis e Dona Indá são considerados os fundadores de Alpinópolis. A Freguesia passou a se chamar Alpinópolis em 1914, pela Lei nº 622 de 18 de setembro do mesmo ano. O nome anterior era São Sebastião da Ventania; Ventania ainda é o nome preferido de todos os habitantes desta encantadora e hospitaleira cidade, e também como ela é identificada em toda a região. Está situada a uma altitude de 900 m, ao sopé da serra. Daí o nome Alpinópolis. A emancipação ocorreu em 1938 pelo Decreto Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938. A instalação do município ocorre em 1º de janeiro de 1939, desvinculando-se definitivamente de Nova Resende, sendo que Antônio Herculano dos Reis foi eleito o primeiro prefeito .

Com uma população em torno dos 18 mil habitantes e uma área territorial de 459 quilômetros quadrados, a cidade de Alpinópolis tem o privilégio de estar numa das regiões mais prósperas do Estado. Além de ter uma economia bastante diversificada. A cidade tem se tornado cada vez mais conhecida nacionalmente através do Monte das Oliveiras, que é um espaço construído a céu aberto destinado à meditação, apresentações e excursões com finalidade religiosa (ecumênica).

História da cidade de Alpinópolis Minas Gerais - MG

Presume-se que em meados do século XVIII, a região tenha sido alcançada por negros fugitivos das minas e por homens livres que o Rio Grande e o Rio Sapucaí, enveredando-se pelos ribeirãoes marginais. Os primeiros, em busca de esconderijos e os segundos, em busca de ouro e pedras preciosas. Afirma-se ter sido a Fazenda da Lage, de propriedade de José Justiniano dos Reis e sua mulher Ana Teodora Figueiredo, o estabelecimento agrícola pioneiro da região.

O fator determinante da ocupação do território foi a procura de ouro e pedras preciosas em primeiro lugar, seguido pela agricultura de subsistência, nas pequenas propriedades e a invernada de gado bovino nas grandes fazendas, para engorda e comercialização nos mercados da Corte do Rio de Janeiro.

O primeiro nome do local foi São Sebastião da Ventania, originado após a morte de José Justiniano. Sua viúva, adquiriu um terreno com as condiçãoes necessárias para a edificação de uma capela e formação de um núcleo de povoação, encontrado nas encostas da Serra da Ventania.

Em 1809, com a ereção e bênção da primeira capela, fundava-se o Arraial de São Sebastião da Ventania.

Em 1914, passou a denominar-se Apinópolis, por sua localização entre os alpes da Serra da Ventania.

Gentílico: alpinopolense

Formação administrativa:

Distrito criado com a denominação de de São Sebastião da Ventania, pelo alvará de 7-10o1824, pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891.

Pertenceu ao município de Carmo do Rio Claro, voltando novamente a Passos, até que em 1901, criando-se o município de Vila Nova de Resende, foi integrado nêle.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Sebastião da Ventania figura no município de Vila Nova de Resende.

Pela lei estadual n°. 622, de 18-10-1914, o distrito de São Sebastião da Ventania passou a denominar-se Alpinópolis

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito de Alpinópolis ex-São Sebastião da Ventania, figura no município de Vila Nova de Resende.

Pela lei estadual n°. 843, de 7-09-1923, o município de Vila Nova de Resende passou a denominar-se Nova Resende.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Alpinópolis figura no município de Nova Resende ex-Vila Nova de Resende.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alpinópolis, pelo decreto-lei estadual n°. 148, de 17-12-1938, desmembrado de Nova Resende e Passos. Sede no antigo distrito de Alpinópolis. Constituído de 2 distritos: Alpinópolis e São José da Barra, desmembrado do município de Passos. Não temos a instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Alpinópolis e São José da Barra. .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alpinópolis e São José da Barra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Pela lei estadual n°. 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Alpinópolis o distrito de São José da Barra. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital:

São Sebastião da Ventania para Alpinópolis alterado, pela lei estadual n°. 622, de 18-09-1914.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alpinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alpinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: