Início » Minas Gerais » Água Comprida


Água Comprida - Minas Gerais



Água Comprida faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de Uberaba. A população avaliada em 2004 era de 2.238 habitantes. A área é de 491,0km² e a densidade demográfica, 4,56 hab/km². É eleita pelo um senso com a população local e Microregional, como a Cidade Baiana de Minas,pelo famoso Carnaval que a cidade investe aos públicos locais e regionais.

Seus municípios limítrofes são Uberaba a norte e leste, Miguelópolis (SP) a sul e Conceição das Alagoas a oeste.

História da cidade de O nome de Água Comprida se deve ao fato de haver um riacho que corta grande extensão do município. Sua área municipal pertenceu ao território de Uberaba, de quem foi distrito, formado a partir da ação de alguns fazendeiros, dentre os quais se destacou Dona Carolina Teodoro de Castro, que fez a doação de dois alqueires mineiros de terra (96.800 m2) para seu patrimônio.

Mais tarde, pela Lei Estadual n°. 1039, de 12 de dezembro de 1953, foi criado em município independente, tendo sido instalado solenemente a 31 de janeiro de 1954.

A fundação da cidade e a criação do município se devem, além de outros, ao Dr. Cláudio Moreira de Almeida, pesoa que durante anos buscou a emancipação e, depois de tê-la obtido, se tornou o primeiro prefeito, aqule que organizou a estrutura básica de funcionamento da cidade.

Hoje Água Comprida é uma cidade florescente, de vida social dinâmica, de produção agropecuária expressica e com espaço bem definido dentro da vida econômica da região onde se encontra.

Fonte: ARQUIVO PÁBLICO - Uberaba-MG

Autor do Histórico: Marcelo Aguiar

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Água Comprida: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Água Comprida? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: