Início » Minas Gerais » Abadia dos Dourados


Abadia dos Dourados - Minas Gerais



Abadia dos Dourados faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2008 era de 6.777 habitantes.

Fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta do século XIX com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras. Juntamente, vieram lavradores e outros que se fixaram no local.

Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.

História da cidade de Abadia dos Dourados

Abadia dos Dourados teve sua fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros ali chegados em meados do século XIX. Também vieram lavradores e todos se fixaram no local. As famílias Arruda e Esteves dos Santos destacaram-se entre as iniciadoras da povoação.

As notícias das jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras espalharam-se rapidamente, afluindo ao Arraial dos Garimpos levas de garimpeiros e de agricultores. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas impulsionavam o desenvolvimento da povoação. Ergue-se a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Abadia, escolhida como Padroeira. Os Arrudas e os Esteves doaram terrenos para o patrimônio da Paróquia, criada em 1886, sendo seu primeiro pároco o Padre foi Arraial Manoel Luis Mendes. O aglomerado evoluiu rapidamente, e ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo. A construção da capela de Nossa Senhora da Abadia e a proximidade do rio Dourados, provocaram sua mudança para Abadia dos Dourados.

Gentílico: abadiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abadia dos Dourados, por lei provincial nº 2874, de 20-09-1882 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de patrocínio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Abadia dos Dourados figura no município de Patrocínio.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Abadia dos Dourados deixa de pertencer ao município de Patrocínio, sendo anexado ao novo município de Coromandel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Abadias dos Dourados figura no município de Coromandel.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abadia dos Dourados pela lei nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Coromandel. Sede no antigo distrito de Abadia dos Dourados. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 do município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual n 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Abadia dos Dourados do município de Patrocínio para o de Coromandel.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Abadia dos Dourados: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Abadia dos Dourados? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: