Início » Maranhão » Itapecuru-Mirim


Itapecuru-Mirim - Maranhão



Itapecuru Mirim faz parte do estado do Maranhão. A população avaliada em 2010 e de 61 455 habitantes, sendo a 17° maior cidade do estado.

O município de Itapecuru Mirim, situa-se na região norte maranhense e na microrregião do Itapecuru, integrando-se a 6ª microrregião homônima como pólo de desenvolvimento regional. O município tem sua sede localizada a margem direita do rio Itapecuru, onde sua posição geográfica está na intersecção do paralelo 3°24 de latitude sul, com meridiano de 44°21 de longitude oeste de Greenwich.

A Cidade conta com inumeras ruas e avenidas, destacam-se a avenida Brasil e Gomes de Sousa no centro comercial da cidade, Av. Benedito mendes- Caminho grande, Profº Antonio Olivio Rodrigues entre outras. O Serviço de educação prevenção e fiscalização é feito pela policia militar.

História da cidade de Itapecuru-Mirim Maranhão - MA

A POVOAçãO teve início na margem direita do rio Itapecuru, em data anterior a 1768, ano em que os moradores da ribeira pediram, ao Rei de Portugal alvará de confirmação da vila, que ali fora fundada por ordem régia.

A Corte Portuguesa determinou, então, ao Governador da Província que, após serem ouvidas as autoridades competentes, Ihe fosse enviada a ordem de criação. Esta não foi encontrada, razão por que a situação perdurou até 1818, quando foi lida, na presença do clero, da nobreza e do povo, convocados para esse fim, a Provisão Régia de 27 de novembro de 1817, determinando a criação da Vila, desmembrada do Município de São Luís. Foi elevada à categoria de Cidade em 1870.

O topônimo Itapecuru tem vários significados. Para alguns, quer dizer púcaro de pedra; para outros, pedra comprida ou larga em que se armam ciladas e, ainda, caminho de muita pedra.

Itapecuruense é o gentílico do Município.

Gentílico: itaipecuruense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itapucuru-Mirim, pela Provisão Régia de 25-09-1801, subordinado ao município de São Luís.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Itapecuru-Mirim, pela Provisão Régia de 07-11-1817, alterado pela de 20-10-1818. Desmembrada de São Luís. Constituído do distrito sede. Não temos a data de instalação.

Pela resolução de 19-04-1833, desmembra do município de Itapecuru-Mirim o distrito de Vargem Grande. Elevado à categoria de vila.

Elevado à condição de cidade com a denominação Itapecuru-Mirim, pela lei provincial nº 919, de 21-07-1870.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto nº 539, de 16-12-1933, adquiriu o extinto município de Vargem Grande.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Itapecuru Mirim e Vargem Grande.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de distrito sede.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Cantanhede e anexado ao município de Itapecuru-Mirim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Itapecuru-Mirim o distrito de Contanheda. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itapecuru-Mirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itapecuru-Mirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: