Início » Maranhão » Bacabal


Bacabal - Maranhão



Bacabal é uma cidade e um município do estado do Maranhão. Suas coordenadas geográficas são 4° 13′ 30" S 44° 46′ 48" O, e está localizado a cerca de 250km de distância da capital do estado, São Luís. A população do município é de 101.738 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2010, e 1683km². Foi criado em 1920. Bacabal é chamada carinhosamente por seus moradores de Bacaba′s City e os títulos mais importantes são os de: Princesa do Mearim e Capital do Médio Mearim.

Onde está a Praça N. S. da Conceição, em Bacabal, o coronel Lourenço da Silva estabeleceu, em 1876, uma fazenda para cultivo do arroz, algodão e mandioca, aproveitando o trabalho escravo. Sobrevindo a Abolição, a fazenda foi vendida ao Coronel Raimundo Alves d′Abreu (a propriedade passou a ser conhecida como Sítio dos Abreu), que passou a comercializar com libertos e índios, cujas malocas se erguiam na atual localização do bairro Juçaral.

Graças a fertilidade do terreno, topografia privilegiada e recursos naturais, o Sítio prosperou rapidamente. A grande afluência de imigrantes, principalmente nordestinos, muito contribuiu também para o desenvolvimento agrícola.

História da cidade de Bacabal Maranhão -MA

Onde está a Praça N. S. da Conceição, em Bacabal, o coronel Lourenço da Silva estabeleceu, em 1876, uma fazenda para cultivo do arroz, algodão e mandioca, aproveitando o trabalho escravo. Sobrevindo a Abolição, a fazenda foi vendida ao Coronel Raimundo Alves d′Abreu, que passou a comercializar com libertos e índios, cujas malocas se erguiam na atual localização do bairro Juçaral.

Com o desenvolvimento do comércio e o crescente afluxo de novos moradores, a fazenda prosperou e o povoado cresceu rapidamente. A imigração de nordestinos, que muito contribuiu para a expansão agrícola local, fez com que Bacabal, ainda no século passado, alcançasse a posição de primeiro centro produtor do Estado. Pelo Decreto-Lei nº 159, de 6 de dezembro de 1938, a vila Bacabal, até então subordinada a São Luís Gonzaga, foi elevada à categoria de cidade. O nome do município teve origem na grande quantidade de palmeiras de bacaba ali existentes nos primórdios de sua colonização.

Gentílico: bacabalense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bascabal, pela lei estadual nº 932, de 17-04-1920, desmembrado de São Luís Gonzaga. Sede no atual distrito de Bacabal. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1920.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bacabal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bacabal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: