Tudo sobre Alcântara Estado do Maranhão
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Alcântara
Coordenadas geográficas
O município de Alcântara fica localizado na latitude -2.39574 e longitude -44.4062 e faz parte do estado do Maranhão.
Tamanho do Território de Alcântara
Com um total de 1457,916 km², Alcântara de extensão territorial.
População de Alcântara
De acordo com dados do IBGE, Alcântara possui aproximadamente 22.083 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Alcântara são chamados de alcantarense.
Administração municipal
Prefeito atual:WILLIAM GUIMARAES DA SILVA.
História de Alcântara - Maranhão
Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão.Integra a Região Metropolitana de São Luis. A população avaliada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.
História da cidade de Alcântara Maranhão - MA
Não se pode precisar a fundação de Alcântara, mas o certo é que em 1612 já havia um aglomerado de aldeias das quais ela fazia parte com o nome significativo de Tapuitapera (terra dos índios).
Com a vinda da expedição de Daniel de La Touche, senhor de La Lavadière, e a constante infiltração de franceses nas tribos indígenas, estabeleceram-se relações amistosas com aqueles. Pouco depois, batizava-se o primeiro alcantarense com o nome de Martinho Francisco. Em sua taba, ergueu-se uma capela, e conta-se ter sido celebrada aí a primeira missa em terras de Alcântara.
Após a expulsão dos franceses, firmou-se o domínio português, mas a importância da aldeia não foi diminuída. Entre 1616 e 1618, começou a colonização portuguesa em Tapuitapera, com um pequeno presídio que os índios destruíram mais tarde.
Com a subdivisão das capitanias do Maranhão e do Grão-Pará, Tapuitapera passou à condição de cabeça da capitania de Cumã, doada pelo 1.° Governador do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, ao seu irmão Antônio Coelho de Carvalho. a 19 de março de 1624. Entretanto, não parece ter o donatário dado rápido desenvolvimento à capitania, pois em 1641, ao tempo da invasão holandesa. foi ela abandonada após breve período de ocupação.
O progresso da aldeia só foi observado em 1648, quando elevada à categoria de vila, com o nome de Alcântara, sob a invocação do apóstolo São Matias. A essa época já existia uma igreja de pedra e cal dedicada a São Bartolomeu, e já estavam erguidos os primeiros engenhos de açúcar.
Logo depois da criação da vila, iniciou-se a construção do Convento Nossa Senhora dos Remédios que mais tarde passou à invocação de Nossa Senhora das Mercês, depois, do Convento de Nossa Senhora do Carmo, obra também vultosa. Alcântara prosperou progressivamente em todos os setores e tornou-se o maior centro produtor da Província. em que se contavam as grandes fortunas da época. Sem dúvida o que muito contribuía para o seu enriquecimento era o número elevado de escravos.
Tornou-se habitual entre as famílias ricas enviar filhos a Coimbra para ali se educarem, já que a vila só dispunha de escolas de primeiras letras, prolongando-se essa prática por muitos anos. Contribuía para isso o número elevado de famílias constituídas por colonos portugueses ali radicados, em maioria de origem fidalga. Mais tarde, com a criação do curso jurídico no Brasil, Olinda substituiu Coimbra.
Em 1835 foi criada a Comarca. sendo seu primeiro promotor Clóvis Bevilacqua. Em 1836, foi elevada a categoria de cidade, fase em que atingiu o apogeu de sua grandeza. Gradativamente, porém, Alcântara perde o primado na produção maranhense, refletindo-se o declínio das atividades econômicas em sua vida social.
Em 22 de dezembro de 1948, data do tricentenário de sua elevação a vila, Alcântara foi considerada "Cidade Monumento Nacional".
Gentílico: alcantarense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de vila com a denominação de Alcântara, em 22-12-1648. Distrito criado com a denominação de Alcântara, em 1754.
Pela Provisão Régia de 07-11-1805, é criado o distrito de Santo Antônio e Almas e anexado ao município de Alcântara.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Alcântara, pela lei provincial nº 24 de 05-07-1836.
Pela lei provincial nº 73, de 23-07-1838, é criado o distrito de São João Cortes e anexado ao município de Alcântara.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 5 distritos: Alcântara, Raimundo-Su, São João de Côrtes, Jacioca e Santo Antônio e Almas.
Pela lei estadual nº 801, de 21-04-1918, desmembra do município de Alcântara o distrito de Santo Antônio e Almas. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinto o município de Godofredo Viana ex-Bequimão, sendo seu território anexado ao município de Alcântra.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 3 distritos: Alcântara, Bequimão e São João Cortes.
Pelo decreto-lei estadual nº 855, de 19-06-1935, desmembra do município de Alcântara o distrito de Bequimão. Elevado novamente à categoria de município.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Alcântara e São João de Cortes.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Alcântara e São João de Cortes.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alcântara e São João Cortes.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
DDD de Alcântara, Maranhão
98
Como fazer uma ligação para Alcântara:
0 + Operadora + 98 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 98 + telefone
- Vivo: 015 + 98 + telefone
- Aerotech: 017 + 98 + telefone
- Claro: 021 + 98 + telefone
- GVT: 025 + 98 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 98 + telefone
- TIM: 041 + 98 + telefone
- Sercontel: 043 + 98 + telefone
CEP de Alcântara
Prefeitura Municipal de AlcântaraEndereço: Pça. da Matriz, 1, Centro, Alcântara - MA, CEP: 65250000
Telefone / Fax:(98) 3337-1542 / 1385 (98) 3337-1542
Prefeito: WILLIAM GUIMARAES DA SILVA
Hospitais em Alcântara - MA
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde alcantarense.
Cartórios na cidade de Alcântara
Acesse a lista de Cartórios em Alcântara. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Alcântara Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Alcântara - MA e localizar ruas e endereços do município maranhense.
Hotéis e Pousadas em Alcântara
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Alcântara. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Alcântara
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Alcântara.
Alcântara fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Alcântara - MA em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online