Início » Ceará » Palhano


Palhano - Ceará



Palhano município brasileiro do estado do Ceará.

Documentos históricos mostram que a cidade de Palhano entra para a história do Ceará na primeira metade do século XVIII, quando em 24 de outubro de 1733 foi feita a doação de uma Sesmaria de três léguas de terra (Datas e Fatos para História do Ceará, página 188) ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, à margem do Riacho da Cruz, por serem descobridores do mesmo. A sesmaria denominada Cruz do Palhano, do Sr. Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, foi o primeiro povoado registrado na história do Ceará, na região onde hoje encontra-se o município de Palhano.

Na segunda metade do século XIX, em 18 de Agosto de 1882um Ato provincial transforma a sesmaria do Sr. Estêvão em distrito, com a denominação de Cruz do Palhano subordinado ao município de São Bernardo de Russas. Pela lei provincial nº 2155, de 12 de agosto de 1889, transfere-se o distrito para município de União; E pelo decreto nº 58, de 4 de setembro de 1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Éguas Russas.

História da cidade de Palhano Ceará - CE

Começou a história do Palhano, segundo depoimentos de pessoas mais idosas; um senhor por nome José Palhano, foi o primeiro morador desta região. Dizem os mais idosos que este homem andava caçando, chegou neste local à margem esquerda do rio. Ele fixou moradia e com o passar do tempo foi aumentando a população.

A cidade é banhada por uma afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois desagua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.

Pelos dados apanhados o cidadão José Palhano, como o primeiro habitante do local, teria encravado no local uma Cruz, sendo benta pelo o Frei Davi, pregando missões em 1901. O dito cruzeiro ainda existe, localizado na Rua Joaquim Rodrigues. Esta foi a razão porque ficou sendo Cruz de Palhano. Depois passou a chamar-se Vila Palhano.

Limita-se ao norte com o município de Beberibe e Fortim; ao sul Russas; a leste Jauaruana, Itaiçaba e Aracati; oeste Morada Nova.

Economia é baseada na agricultura de subsistência, com a predominância das culturas de feijão,milho, mandioca. é complementada pelas culturas do caju e da carnaúba, sendo esta a principal extração vegetal. Destaca também os trabalhos nas cerâmicas de telhas.

No setor secundário da economia municipal destaca-se alguns armazéns, lojas farmácias. Aos domingos ocorre a feira livre que é tradicional no município.

Gentílico: palhanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cruz do Palhano, por ato provincial de 18-08-1882, subordinado ao município de São Bernardo das Russas.

Pela lei estadual nº 2155, de 12-08-1889, transfere o distrito da Cruz do Palhano do município de São Bernardo das Russas para o de União.

Pelo decreto nº 58, de 04-09-1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Russas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Cruz de Palhano, figura no município de São Bernardo das Russas.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Cruz de Palhano passou a denominar-se Palhano e o município de São Bernardo das Russas a denominar-se simplesmente Russas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Palhano ex-Cruz do Palhano, figura no município de Russas ex-São Bernardo das Russas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palhano, pela lei estadual nº 4076, de 08-05-1958, desmembrado de Russas. Sede no antigo distrito de Palhano. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-05-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei estadual nº 11455, de 25-02-1988, são criado o distritos de São José e anexado ao município de Palhano.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Palhano e São José Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Cruz do Palhano para simplesmente Palhano alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Palhano: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Palhano? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: