Início » Ceará » Monsenhor Tabosa


Monsenhor Tabosa - Ceará



Monsenhor Tabosa faz parte do estado do Ceará.

O nome Monsenhor Tabosa é uma homenagem ao Sacerdote Antônio Tabosa Braga.

Suas origens remontam ao Século XIX e têm como precedente gregário Teodoro de Melo e seus escravos, conhecidos estes por Pretos Teles. Dessa propriedade, denominada de Forquilha e posteriormente de Telha, constam como adquirentes fragmentários, Inácio Gomes e Veríssimo Gomes, tendo como fatias adquiridas duas léguas de terras. Desse conjunto de moradores, reunidos a outros que posteriormente se fixariam na fazenda, nasceria a povoação que historicamente nos ocupa.

História da cidade de Monsenhor Tabosa Ceará - CE

é o município a antiga Fazenda Forquilha, de propriedade dos pretos Teles. Há notícia, entretanto, de que o primeiro habitante a chegar a estas terras, das quais se apossou, foi Teodoro de Melo, com os seus escravos. Tempos depois vendeu das léguas dessas terras a Veríssimo Gomes e Inácio Gomes que aí se estabeleceram e doaram, posteriormente, 100 braças delas para constituíção do patrimônio da Capela de São Sebastião, santo de sua devoção, a qual foi edificada, em 1868, pelo Padre José Antônio de Carvalho. Nesse mesmo ano, a Fazenda Forquilha veio a denominar-se povoação de Telha, em razão de ser encontrada nas escavações para a construção da referida capela uma olaria de telhas, obra atribuída ao índios que aí habitavam.

Origem do Topônimo: O atual topônimo é um homenagem póstuma ao virtuosos Apóstolo do Catecismo - Monsenhor Tabosa - .

Gentílico: tabosense ou taboense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Tamboril o distrito de Monsenhor Tabosa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monsenhor Tabosa, pela lei estadual nº 1153, de 2-11-1951, desmembrado de Tamboril. Sede no antigo distrito de Monsenhor Tabosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 6898, de 16-12-1963, é criado o distrito de Nossa Senhora do Livramento e anexado ao município de Monsenhor Tabosa.

Pela lei estadual nº 7017, de 27-12-1963, é criado o distrito de Barreiros, e anexado ao município de Monsenhor Tabosa

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Monsenhor Tabosa, Barreiros e Nossa Senhora do Livramento.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Monsenhor Tabosa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Monsenhor Tabosa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: