Início » Ceará » Jardim


Jardim - Ceará



Jardim faz parte do estado do Ceará. Encontra-se na Região Metropolitana do Cariri.

O Município de Jardim era conhecido como Barra do Jardim e Santo Antonio do Jardim, uma antiga região indígena e, logo depois, palco de memoráveis acontecimentos históricos. As origens do Município de Jardim são remontadas desde o século XVIII, tendo como referência o fazendeiro Bento Moreira, casado com D. Sebastiana de Oliveira onde moravam no sítio chamado de corrente de Ramalho. Havia outro colono, pobre e consequentemente sem identificação no sítio cabeça do negro. Sua localização foi bastante isolada, de modo que somente por ocasião das grandes estiagens atrairia maiores investidores. Com a grande seca de 1791 á 1793, chegou a Jardim o primeiro imigrante Padre João Bandeira de Melo, vindo de flores acompanhado de índios e negros onde catequizava os pajeús. Era um homem muito valente e o que fez pela primeira vez foi promover o plantio de alguns cereais e edificar uma casa de barro, no local em que existe a residência do Padre Antônio Manuel de Sousa, que ainda hoje é conservada como monumento histórico. Logo em seguida ele construiu uma capela para Bom Jesus, que assim atraiu para grande número de pessoas, e suas casas foram se agrupando junto à capela. Oito anos depois, o fundador de Jardim dirigiu-se para Piancó, na Paraíba, seguindo rumo ao Piauí, passando em Porteiras, em cuja capela celebrou uma missa no dia 6 de janeiro de 1821. Em 1799, o povoado recebeu a visita de Frei Vital de Frascarolo. Sua passagem ficou perpetuada num cruzeiro por ele erguido, no dia 29 de junho à frente da capela, onde foi transplantado no centro do Cemitério de São Migue e hoje está á frente da Matriz Santo Antônio de Jardim. Em 30 de agosto de 1814, o território foi desmembrado de Crato, quando passou a denominar-se Vila de Santo Antonio do Jardim. Deve-se sua evolução à categoria de vila, à grande rivalidade entre João Pereira Filgueiras, futuro capitão-mor do Crato, e o sargento-mor José Alexandre Corrêa Arnaud, descendente do povoador de Missão Velha, que saindo da cadeia do Icó, em 1812, conseguiu do Regente Imperial, pessoalmente, a criação do município e sua nomeação para o cargo de capitão-mor da nova vila. A emancipação política do município ocorreu em 3 de janeiro de 1816, onde, infelizmente não pÔde comparecer o capitão-mor José Arnaud, por ter falecido no seu regresso do Rio de Janeiro. Com seu falecimento, foi nomeado capitão-mor do Município de Jardim, Pedro Tavares Muniz. No ano de 1933, o município dividiu-se em dois distritos: Jardim e Macapá(atual Jatí). Desmembrado por força da Lei nº 1153, de 22 de novembro de 1951, foi criado um novo distrito denominado até hoje de Jardim-Mirim. No dia 24 de abril de 1916, foi realizada a fundação do Colégio 24 de Abril, pelo Juiz de Direito, Dr. Francisco de Lima Botelho. O Colégio funcionou ininterruptamente até meados de 1923, marcou o período áureo de Jardim. Em 16 de fevereiro de 1937, o município foi dotado de iluminação elétrica, por iniciativa do Prefeito Francisco Ancilon de Alencar Barros.

Encontra-se a uma latitude 07º34′57" sul e a uma longitude 39º17′53" oeste, estando a uma altitude de 652m (680 ou 620 ocupando o 10º lugar entre as demais cidades cearenses). A cidade está localizada no sul do Ceará, na microrregião do Cariri, distante cerca de 542,4 (536)Km da capital Fortaleza. Sua área é de 500,9 ( 457,034 ) Km2. Seus limites são: ao Norte com o município de Barbalha - CE, ao Sul com o estado de Pernambuco, ao Leste com Porteiras - CE, Jati - CE e Penaforte - CE e ao Oeste também com o estado de Pernambuco, cidade de Serrita - PE e Moreilândia - PE. Possui relevo formado por um planalto, representado pela Chapada do Araripe e por algumas serras entre as quais destacam-se Serra do Cruzeiro, Boca da Mata, Boa Vista e Serra do Portal. O ponto que mais chama atenção é o talhado do cruzeiro com 1100m de altitude. Sua vegetação é marcada pela presença da Floresta Nacional do Araripe, que cobre grande parte do município. O clima é caracterizado por temperaturas amenas que variam de 19 a 28°C. A temperatura especialmente nos meses de junho-julho pode descer a 15°C, exigindo que a população vista agasalhos apropriados.

História da cidade de Jardim Ceará - CE

Há indícios de que as terras onde se encontra o atual Município de Jardim foram habitadas, primitivamente, por índios da nação Cariri, encontrados em todo o vale desse mesmo nome.

Segundo uns, o primeiro homem civilizado a estabelecer-se na região foi um português de nome Jacinto, que teria emigrado da Bahia para escapar à seca que assolava aquele Estado. Outros afirmam que a povoação começou realmente com o padre baiano João Bandeira, que, tangido também pela seca, estabeleceu-se em 1792, com alguns escravos, na barra do rio que passou a ser conhecido como rio Jardim., por banhar um vale fértil que o padre teria chamado de "rico jardim", tal a impressão que lhe causara. Uma casa, uma capela e plantações foram ali feitas então, atraindo, juntamente com a fertilidade do vale, fugitivos das secas das regiões vizinhas. Assim se formou o povoado de Barra do Jardim, denominação modificada depois para Santo Antônio do Jardim, e, finalmente, para Jardim.

Verificaram-se na comuna acontecimentos relacionados com as Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1824 e o movimento pela volta de D. Pedro I ao trono do Brasil. Com intenso apoio popular. o Município reconheceu o governo provisório instituído pelos revolucionários, tendo sido hasteada então na Câmara Municipal a bandeira republicana.

Origem do topnimo: O nome Jardim é oriundo do rio de mesmo nome, formado exatamente pelo encontro de dois pequenos rios, o Cravatáe o Barra da Mata.

Gentílico: jardinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Jardim, por provisãode 11-10-1814 e por ato provincial de 18-03-1842..

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio do Jardim, por alvará Régia de 30-08-1814, desmembrado de Crato. Sede na povoação de Barra do Jardim. Instalado em 03-011816.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Jardim, pela provincial nº 1829, de 03-091879.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Pelo ato estadual de 12-09-1913, é criado o distrito de Macapá e anexado ao município de Jardim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Macapá.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Macapá passou a denominar-se Jati.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jati ex-Macapá.

Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembra do município de Jardim o distrito de Jati. Elevado à categoria de município. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Jardimirim e anexado ao município de Jardim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jardimirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-160.

Pela lei estadual nº 6818, de 04-12-1963, desmembra do município de Jardim o distrito de Jardimirim. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Jardim adquiriu extinto município de Jardimirim, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jardimirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1979.

Pela lei municipal nº 111, de 27-05-1991, o distrito de Corrente e anexado ao município de Jardim.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1968 o município é constituído de 3 distritos: Jardim, Jardimirim e Corrente.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Santo Antônio do Jardim para simplesmente Jardim alterado, pela lei provincial nº 1829, de 03-091879.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jardim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jardim? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. francisco roberto rocha's avatarfrancisco roberto rocha

    Amo esta cidade. Nasci aqui e amo demais minha terra das verdes matas e de águas cristalinas.

    #1 – 19/12/2015 - 00:17

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: