Início » Ceará » Guaramiranga


Guaramiranga - Ceará



Guaramiranga faz parte do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado, microrregião de Baturité e mesorregião do Norte Cearense. O município tem cerca de 5.800 habitantes e 108km², e sua sede se localiza a 865 metros de altitude. Destaca-se como destino turístico.

É a terra natal do cientista cearense Fernando de Mendonça, um dos pais do Programa Espacial Brasileiro, que trabalhou como representante brasileiro junto a NASA, e foi o primeiro diretor do INPE; e terra natal do jurista José Linhares, ex-presidente república.

O topônimo Guaramiranga vem do Tupi guará(vermelho) e miranga ou piranga( garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceiçaoe desde 1890, Guaramiranga .

História da cidade de Guaramiranga Ceará - CE

Há menos de 100 km de Fortaleza, o maciço de Baturité estende-se por treze municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. O maciço concentra a última reserva de mata atlântica do Ceará. Uma vegetação exuberante, onde samambaias, orquídeas e flores silvestres convivem com uma fauna nativa que inclui as mais diversas espécies de pássaros. Como se não bastasse, todo esse santuário ecológico é regado por córregos de águas cristalinas que, de passagem pelas encostas, formam um sem número de cachoeiras.

As temperaturas médias, no vale, variam entre 9 a 23 graus. Um clima temperado em pleno Ceará. A busca de uma atividade turística uma área de proteção ambiental consiste em harmonizar ações do homem com a natureza, oferecendo ao usuário com contato íntimo com os recursos naturais e culturais existentes. O maciço de Baturité é um local apropriado para fazer ecoturismo. Em suas terras, a vegetação distribui-se sobre um relevo bastante acidentado com altitudes máximas de 1.114 metros. Essas diferenças associadas às mudanças de temperatura e umidade condicionam uma variedade bastante diversificada da fauna e flora.

Visite a área de proteção ambiental de Baturité. Nela, há todo um artesanato rico em trançados toboca, cipó-imbé e arranjos florais. A vida é pacata e as festas religiosas se destacam. Além disso uma culinária própria, que inclui a produção de doces e compotas caseiros, esperam por você. Especialmente dotada por uma rede hotelaria que via de bucólicas pousadas, chácaras e chalés de aluguel no hotel-escola e uma estância modelo. O maciço de Baturité é o espaço ideal para o se serve-se. Chegue a Palmácia, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Baturité, Aratuba e respire venha cultivar suas flores, seus discos e livros. E conheça, no detalhe, cada recanto desta reserva da vida.

Gentílico: guaramiranguense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guaramiranga, por ato provincial de 10-10-1868.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Guaramiranga, pelo decreto de 01-09-1890, desmembrado de Baturité. Sede na antiga povoação de Conceição.

Pela lei nº 550, de 25-08-1899, é extinta a vila, sendo seu território anexado ao município de Baturité, como simples distrito.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distritos de Guaramiranga figura no município de Baturité.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guaramiranga, pela lei nº 1887, de 1510-1921.

Pelo decreto nº 193, de 20-05-1931, o município é extinto novamente. sob a mesma lei o distrito de Guaramiranga deixa de pertencer ao município de Baturité para ser anexado ao município de Pacoti.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito Guaramiranga figura no município de Pacoti.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1955

Elevado à categoria de município com a denominação de Guaramiranga pela lei estadual nº 3679, de 11-07-1957, desmembrado de Pacoti. Sede no antigo distrito de Guaramiranga. Constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernanbuquinho. Desmembrado de Pacoti. Instalado em 27-09-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernambuquinho.

Pela lei estadual nº 6932, de 18-09-1963, desmembra do município de Guaramiranga o distrito de Pernambuquinho. Elevado à categoria de muincípio.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Guaramiranga adquiiriu o extinto município de Pernambuquinho, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Guaramiranga e Pernambuquinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guaramiranga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guaramiranga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: