Início » Ceará » Choró


Choró - Ceará



Choró é uma cidade localizada no estado do Ceará, localizado na microrregião deSertão de Quixeramobim, mesorregião do Sertões Cearenses, tem sua população estimada em 2004 com 12.631 habitantes.

O município tem área total de 792,7km², o que corresponde a 0,59% da área do estado. Sua altitude média é de 243 m, sendo o ponto mais alto a serra da Palha, situada a oeste da serra do Estêvão.

A base de sua economia é a agricultura, com o cultivo de algodão arbóreo e herbáceo, caju, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola.

História da cidade de Choró

O antigo povoado de Choró, hoje município, tem sua origem centrada pelas dificuldades, assim como tantos outros municípios do Nordeste. O então distrito do Choró surgiu numa época de seca, onde mais uma vez o Ceará se via castigado por uma grande estiagem.

Mais um vez a solução encontrada era a açudagem. Assim como já tinha acontecido com o açude nas encostas da Serra do Estevão. Traria água em abundância e ao mesmo tempo salvaria lavouras de fazendas circunvizinhas.

E como em todo lugar onde existe trabalho e água, existe fartura e muita gente, não tardou muito para que com a notícia da construção do açude, chegasse gente de toda a parte a procura de emprego na obra. Muitos resolveram ficar, construíram famílias, criaram laços e aos poucos ia surgindo o Choró de hoje. Primeiro um povoado, algumas fazendas, depois vila, distrito e hoje município.

Gentílico: choroense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Choró, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Choró, figura no município de Quixadá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 4447, de 02-01-1959, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído dos distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz ex-Muxipo e Dom Maurício, todos desmembrados do município de Quixadá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído dos distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz e Dom Maurício.

Pela lei estadual nº 6800, de 21-12-1963, são criados os distritos de Marajá e Muquém e anexados ao Município de Choró.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 6 distrito: Choró, Daniel de Queiroz, Caiçarinha, Dom Maurício, Marajó e Muquém.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Choró é extinto, sendo seu território anexado ao município de Quixabá.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, Choró é distrito de Quixadá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 11926, de 27-03-1992, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído de 2 distritos: Choró, Caiçarinha. Desmembrado de Quixadá. Instalado em 01-01-1993.Pela lei municipal nº 27, de 15-09-1993, são criados os distritos de Barbada Maravilha e Monte Castelo e anexado ao município de Choró.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 5 distritos: Choró, Barbada, Caiçarinha, Maravilha e Monte Castelo

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Pela lei nº 172, de 13 de novembro de 2001, é criado o distrito de Santa Rita e anexado ao Município de Choró.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 6 distritos: Choró, Barbada, Caiçarinha, Maravilha, Monte Castelo e Santa Rita.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Choró: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Choró? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: