Início » Ceará » Capistrano


Capistrano - Ceará



Capistrano faz parte do estado do Ceará. A população avaliada em 2004 era de 16.301 habitantes. Está localizado no Maciço de Baturité.

O topônimo Capistrano é uma alusão ao historiador João Capistrano Honório de Abreu. Sua denominação original era Ribeira do Riachão, Riachão, em 1933 Capistrano de Abreu e desde 1938, Capistrano.

As terras entre o Maciço de Baturité e as margens do rio Choró eram habitadas pelos índios Jenipapo, Kanyndé,, Choró e Quesito. Com a catequização realizada pelos Jesuítas, junto aos índios que habitavam a região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque, a criação da Vila de Monte-Mor-o-Novo da América, surge primeiro o aldeamento Riachão que é o início do núcleo urbano às margens da Ribeira do Riachão.

História da cidade de Capistrano Ceara - CE

As terras que integram o município de Capistrano, pertencentes desde os remotos tempos do início da nossa colonização ao vasto território abrangido pelo então município denominado Monte-Mor-o-Novo da América, mais tarde chamado de Baturité, cujos domínios, que datam de 1764, se estendiam por todo o sertão do Canindé, Aracoiaba, Redenção e municípios serranos limítrofes.

Quando da concessão de datas e sesmarias, algumas destas benfeitorias foram concedidas a portugueses desejosos de fazer fortuna no cultivo da terra e no trato do gado. Excelentes para o labor agrícola, as terras onde se constituiu o novo município de Capistrano, compreendidas nas ribeiras do Riachão, pouco a pouco foram sendo povoadas. Dentre os primeiros a sentar moradia no local destaca-se o fazendeiro, capitão Daniel Ferreira Lima que, erigindo grande casa de fazenda, levantou, nas proximidades, pequenas residências para colonos e moradores.

Ao correr dos anos formou-se o pequeno povoado com capela e juiz policial, sob a jurisdição do município de Baturité.

Aos 8 de dezembro de 1890, um fato de excepcional importância daria progresso à pequena localidade: inaugurava-se, nessa data, a estação da estrada de ferro que buscava os sertões do Ceará em demanda do Cariri. Era a primeira estação feita para receber a produção de madeira em que sobressaía o povoado de Riachão, hoje Capistrano.

Com a estrada de ferro, Riachão logo prosperou, ativando seu comércio pela Câmara Municipal de Baturité.

Origem do Topônimo: Homenagem a Capistrano de Abreu, historiador cearense.

Gentílico: capistranense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Capistrano de Abreu, por ato estadual de 27-03-1896, subordinado ao município de Baturité.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Capistrano Abreu figura no município de Baturité.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº448, de 20-12-1938, o distrito de Capistrano teve sua denominação simplificada para Capistrano.

Em divisão territorial data de 1-VII-1950, o distrito já denominado Capistrano Abreu figura no município de Baturité.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capistrano, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembrado de Baturité. Sede no antigo distrito de Capistrano. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Capistrano de Abreu para Capistrano alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capistrano: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capistrano? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: