Início » Ceará » Brejo Santo


Brejo Santo - Ceará



Brejo Santo é uma cidade localizada na microregião de Brejo Santo, mesorregião do Sul Cearense. A população avaliada em 2010 é de 45.114 habitantes.

O topônimo Brejo Santo faz uma alusão ao nome de uma fazendeira e figura de influência política. Sua denominação original era Brejo da Barbosa, depois Brejo dos Santos e desde 1938, Brejo Santo.

As terras localizada no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda.

História da cidade de Brejo Santo Ceará - CE

A crônica, já entremeada com a lenda, conta que no princípio do século dezoito a região onde hoje se ergue a cidade de Brejo Santo, sede do município do mesmo nome, foi domínio de poderosa mulher, destemida e audaciosa, senhora de muitos haveres e cujo labor agrícola lhe proporcionou grande fortuna e prestígio em toda a cercania.

A tradição não guardou, com precisão, o nome completo da famosa fazendeira que passou à história apenas com o sobrenome Barbosa. Sentando moradia numa aprazível gleba, aí levantou casa grande, alpendrada, espaçosa, com cerca de pau-a-pique, em torno da qual se levantavam pequenas residências de moradores.

Gentílico: brejo-santense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Brejo dos Santos, por lei provincial nº 1708, de 25-07-1876 e ato provincial de 30-12-1862.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Brejo dos Santos, pelo decreto estadual nº 49, de 26-08-1890, desmembrado de Porteiras. Sede na vila de Brejo dos Santos. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-11-1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 193, de 20-05-1931, Brejo dos Santos adquiriu o município de Conceição do Cariri ex-Iaras.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do 2 distritos: Brejo dos Santos e Conceição do Cariri.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o município de Brejo dos Santos passou a denominar-se Brejo do Santo e o distrito de Conceição do Cariri para Porteiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já Brejo do Santo denominado é constituído de 2 distritos: Brejo do Santo e Porteiras ex-Conceição do Cariri.

Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembra do município de Brejo do Santo o distrito de Porteiras. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei acima citado são criados os distritos de Poço e São Felipe e anexado ao município de Brejo Santo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Brejo do Santo, Poço e São Felipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Brejo dos Santos para Brejo Santo alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Brejo Santo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Brejo Santo? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. sagiusaghdiuh's avatarsagiusaghdiuh

    r6rttdrdtrdt gughs ehcka dbyivgkuagv kgusd bfkagdhgvvghdav

    lkhkjsdh dilhsihdil jdhkjvh .djfhvbkuhsvu

    oifuiouvr uidy ihdrujhyvu ufydufhsudfyhsuyfh

    muito bom!!!!!111!!!!111!!!!!111

    #1 – 05/09/2016 - 21:32

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: