Início » Ceará » Arneiroz


Arneiroz - Ceará



Arneiroz faz parte do estado do Ceará. Encontra-se na microrregião do Sertão de Inhamuns. A população avaliada em 2005 era de 7.633 habitantes. É a terra natal do Padre Antônio Teodósio Nunes.

O topônimo Arneiroz vem de corruptela de arenaríola do Português da época medieval e significa terreno estéril ou arenoso. Arneiroz é o nome de antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sua denominação original desde sua criação é Arneiroz e não teve nenhuma alteração.

Município localizados no antigo teriitório dos índios Jucá, surgir com núcleo urbano do século XVIII aprtir de um aldeamento dos Jucá, realizados por um Jesuíta. A referida missão foi desfeita devido a guerras de extermínio, batalhas emancipacionistas e conflítos políticos com as famílias que chegaram a região com a expansão da pecuária ne Ceará, o que resultou na tranferência de alguns grupos dos referidos índios para as missões de Monte-Mor, o novo da América e Missão do Miranda. Como nem todos nativos foram transferidos, a historia de Arneiroz segue com estes e os clãs Feitosa e Leal.

Arneiroz Ceará - CE

Arneiroz recebeu este nome de uma antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Traz-os-Montes e Alto Douro.

No início do século XVIII formou-se no sertão dos Inhamuns um agrupamento de índios da tribo Jucás, missionadas por um padre, porém com resultados de tal maneira funestos, que se viu obrigado a fazer a transferência de parte do agrupamento para Baturité e Crato, onde havia outras missões.

Apesar da dispersão o aldeamento não se desfez totalmente e nele passaram a dominar elementos da família Feitosa que se tornou, mais tarde, proprietária da região.

A origem do topônimo Arneiroz, segundo Florival Serraine é o plural do diminuitivo medieval Arneiroz (corruptela de arenaríola), palavra fora de uso em Portugal. Segundo alguns léxicos a palavra Arneiroz é um vocábulo que significa terreno arenoso e estéril.

Gentílico: arneirozense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Arneiroz, pela provisão de 11-08-1784.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Arneiroz, pela lei provincial nº 1128, de 21-11-1864, desmembrado de Quixeramobim. Sede na vila de Arneiroz.

Pela lei provincial nº 1279, de 28-09-1869, é criado o distrito de Cococi e anexado ao município de Arneiroz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Arneiroz, Bebedouro e Cococi.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I- IX-1920, o município aparece constituído de 4 distritos: Arneiroz, Bebedouro, Cococi e Santa Catarina.

Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, é extinto o município de Arneiroz, sendo seu território anexado ao município de Tauá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Arneiroz é distrito de Tauá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado novamente à categoria de município com denominação de Arneiroz, pela lei estadual nº 3554, de 14-03-1957, desmembrado de Tauá. Sede no antigo distrito de Arneiroz. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-05-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Arneiroz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Arneiroz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: