Início » Ceará » Ararendá


Ararendá - Ceará



Ararendá faz parte do estado do Ceará, localizado na microrregião do Sertão de Cratéus, mesorregião dos Sertões Cearenses.

O topônimo Ararendá ou Ararena vem do tupi-guarani arara (papagaio) mais nda (lugar, pouso) e significa lugar das araras ou donde se obtém pouso dos papagaios ou das araras. A aldeia dos índios Tabajara chamava-se Ararena, porém o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá.

Sua denominação original era Canabrava ou Canabrava dos Mourões e, desde 1943, Ararendá.

História da cidade de Ararendá

Chamou-se inicialmente Canabrava e Canabrava dos Mourões, criado pelo Decreto-lei n° 448, de 20.12.1938, substituído o nome pelo atual no Decreto-lei n° 1114, de 30.12.1943, relembrando o nome de uma aldeia de índios Tabajaras, quase no pé da serra de lbiapaba, onde foram hospedados os jesuítas missionários Francisco Pinto e Luis Figueira.

Canabrava era o nome do sitio no sopé da Ibiapaba, comprado pelo Capitão-mor Antonio de Barros Galvão, um dos potentados do Ipu na primeira decada do século passado. Aí situou-se seu genro Sebastião Ribeiro de Melo, filho de João Ribeiro de Melo e Maria Coelho Franco, origem da família dos Mourões e dos Melos, famosas na comarca criminal de Crateus, Serra Grande e vizinhanças, no século passado.

A capela local tem como padroeiro São Vicente de Paulo, do bispado de Crateus. O nome da Taba era Ararena, que o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá, e que prevaleceu. Ararena, segundo Paulino Nogueira, e no trabalho do padre Francisco Pinto, seria corrutela de Irarana - de ira mel e rana falso, parecido com.

Gentílico: ararendaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Canabrava, pelo decreto estadual nº 448, de 2012-1938, com territórios desmembrados de Nova Russas e águas Belas, subordinado ao município de Nova Russas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Canabrava figura no município de Nova Russas.

Pelo decreto estadual nº 1114, de 12-12-1943, o distrito de Canabrava passou a denominar-se Ararendá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ararendá figura no município de Nova Russas.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Araripe e Brejinho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ararendá, pela lei estadual nº 6525, de 05-09-1963, desmembrado de Nova Russas. Sede no antigo distrito de Ararendá. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Nova Russas.

Em divisão territorial datada de 12-XII-1968, Ararendá figura como simples distrito de Nova Russas.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ararendá, pela lei estadual nº 11771, de 21-12-1990, desmembrado de Nova Russas. Sede no antigo distrito de Ararendá.

Constituído de 2 distritos: Ararendá e Santo Antônio. Desmembrado de Nova Russas. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Ararendá e Santo Antônio.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Canabrava para Ararendá, alterado pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ararendá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ararendá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: