Início » Ceará » Acopiara


Acopiara - Ceará



Acopiara faz parte do estado do Ceará, localizado na região Centro-Sul do estado.

Acopiara é uma composição da língua tupi aco: roça, roçado, cultura; pi: de pina, limpar ou tratar; e ara: (prefixo que indica agente) que significa: aquele que cultiva a terra, o agricultor ou o lavrador.. Sua denominação original era Lages, depois Afonso Pena e, desde 1943, Acopiara.

A história dessa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô, religiosos e colonizadores.

História da cidade de Acopiara Ceara

No povoamento da região compreendida entre os limites do atual Município de Acopiara, nas primeiras décadas do século 18 começou por ser concedida, em 4 de julho de 1719, ao Alferes Antonio Vieira Pita, pelo Capitão-mor Salvador Alves da Silva, uma sesmaria no riacho Quincoê, medindo três léguas de terra pelo dito acima e meia de largo para cada banda. Com o tempo foram chegando famílias que se fixaram, entre as primeiras destas a família Pereira Silva. Como o terreno se apresentasse muito pedregoso tomou o nome de Lages, nome que acabou designando concentração humana que aí se adensou, bem como o da estação de Estrada de Ferro de Baturité (Rffsa), inaugurada em 10 de julho de 1910.

O Município foi criado, desmembrando-se do então distrito de Iguatu, pela Lei nº 1875, de 28 de setembro de 1921, com sede núcleo de Lages, então elevado a vila, e inaugurou-se a 14 de janeiro de 1922. Elevada a sede à categoria de cidade, em virtude do Dec. nº 448, de 20 de dezembro de 1938. Foi seu primeiro Prefeito Celso de Oliveira Castro, que ali fixando residência e juntamente com o Monsenhor José Coelho da Rocha, vigário de Iguatu, muito trabalhou pelo desenvolvimento da nova comuna. Criada por D. Quintino Rodrigues de Oliveira, 1º Bispo de Crato, a Freguesia data de 12 de outubro de 1921, desmembrada da de Iguatu, tendo sido seu primeiro vigário o Pe. Leopoldo Rolim. A padroeira é N. S. do Perpétuo Socorro. A igreja matriz foi fundada por Mons. José Coelho da Rocha, cujo nome é homenageada numa das praças da cidade. Existe um núcleo protestante, formado na Fazenda Logradouro pelo pastor Lacy WardIaw, norte-americano, e um da Congregação Cristã do Brasil, fundado por José Pinheiro, em 14 de julho de 1962. Lages era a primitiva denominação que o Dec. nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, mudou para Afonso Pena. Em virtude do Dec. nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, tomou o nome de Acopiara, que é de formação tupi composição de aco roça, roçado, cultura, pi de pina, limpar ou tratar, e ara prefixo que indica agente. Donde: Aco-pi-ara o que cultiva, o lavrador ou agricultor, alusão à circunstância de ser o Município um dos mais agrícolas do Ceará.

Gentilico Acopiarense.

Formação Administrativa

Distritos : Acopiara(sede), Barra do Ingá, Ebron, Isidoro, Quincoe, Santa Felicia, Santo Antonio, São Paulinho, Solidão, Trussu.

Fonte: .(fonte:Raimundo Girão) IBGE

Autor do Histórico: RITA DE CáSSIA ALENCAR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Acopiara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Acopiara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: