Reconhecido mundialmente como cartão postal do Brasil, o Cristo Redentor está localizado no Rio de Janeiro, no topo do Corcovado.
O monumento no estilo art déco retrata Jesus com braços abertos. Por conta de sua fama e beleza, este é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Desde 2012 que o monumento é considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Como chegar ao Cristo Redentor
O mais famoso cartão postal do Rio de Janeiro está localizado no Parque Nacional da Tijuca.
A estátua está a cerca de 710 metros do nível do mar. Para se chegar até lá, há um bondinho ou vans que oferecem o serviço. Para os mais aventureiros, há a opção de fazer a trilha.
O Cristo é equipado com escada rolante e rampas, o que facilita o acesso para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Do alto do Corcovado se tem uma visão panorâmica da cidade do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara. É um espetáculo para os olhos tanto de dia quanto de noite.
A construção do monumento
O Cristo Redentor foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa com a colaboração do engenheiro Albert Caquot e o escultor Paul Landowski (ambos franceses).
A execução e construção durou quase dez anos e ocorreu entre os anos de 1922 e 1931. A inauguração oficial foi no dia 12 de outubro de 1932, nas comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, santa que é a padroeira do Brasil.
A estátua é toda em pedra sabão e concreto armado. Ela mede cerca de 30 metros de altura e está sob um pedestal de oito metros. Estima-se que o peso do Cristo seja de 1.145 toneladas.
Direito de imagem do Cristo Redentor é motivo de disputas judiciais
Os direitos de imagem do Cristo pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro, desde 1980.
Contudo, a prefeitura do Rio de Janeiro e a família do escultor francês Paul Landowski também se acham donas dos direitos de imagem do monumento.
Por isso, a família do escultor move diversos processos na justiça para receber direitos autorais pelo uso da imagem do monumento em publicidades, livros, souvenires e publicações diversas.
A arquidiocese afirma que o Cristo foi lhe dado como presente da União em 1934. Por outro lado, a Prefeitura diz que o monumento é patrimônio histórico e maior símbolo e cartão postal da cidade.
Réplicas do Cristo Redentor estão espalhadas por todo o mundo
Você com certeza já viajou para uma cidade do interior e se deparou com uma estátua réplica do Cristo Redentor.
É possível ver réplicas do Cristo Redentor em cidades como Castanhal (PA), Camboriú (SC), Taubaté (SP), Cajazeiras (PB), Pouso Alegre (MG), Colatina (ES) e entre outras.
E não é só no Brasil que isso ocorre. Em Portugal há monumentos famosos como na cidade de Almada e na Ilha da Madeira.
O monumento da Ilha da Madeira é virado para Lisboa, tendo uma ótima visualização da capital portuguesa.