As praias são certamente um dos destinos prediletos das pessoas quando vão fazer uma viagem. Para aqueles que não gostam de aglomeração, as praias desertas são uma ótima opção.
De norte a sul, o nosso país é rico em praias belíssimas. Se você está procurando um destino tranquilo e de natureza de tirar o fôlego, não deixe de conhecer uma dessas 5 praias desertas espalhadas pelo Brasil:
1. Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE)
A Baía do Sancho já foi eleita a praia mais bonita do mundo.
Ela possui medidas de preservação, sendo o número de visitantes no local controlado, o que faz com que a sensação de isolamento na praia se mantenha independente da época do ano.
As águas dessa praia são claras e nas partes centrais da baía há lajes rochosas com uma diversificada fauna e flora nativa.
A praia isolada é coberta por vegetação nativa e limitada por uma falésia onde os pássaros fazem ninhos.
A parada de embarcações na praia para o banho é feita de forma que não se cause danos aos corais. No período de fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam no local a partir da água da chuva.
A visita na baía é proibida entre 18h e 6h.
2. Praia do Gunga – Barra de São Miguel (AL)
A Praia do Gunga está localizada a cerca de 33 km de Maceió, capital de Alagoas.
Há uma parte cercada por falésias, do lado direito, onde não há nenhum quiosque ou edifício. Para chegar lá, é preciso fazer uma caminhada longa por uma extensa faixa de areia.
Do lado esquerdo da praia, há infraestrutura completa para receber os visitantes.
Contudo, para quem deseja tranquilidade e aproveitar a natureza com tranquilidade a outra parte da praia é a melhor opção.
Também é possível também contratar um passeio de bugue.
3. Lagoinha do Leste – Florianópolis (SC)
Para chegar à Lagoinha do Leste é preciso fazer uma longa caminhada em meio à natureza. A trilha dura cerca de três horas e é composta por subidas íngremes e alguns trechos de mata fechada.
As dificuldades, entretanto, são recompensadas quando se chega à praia de água azul e areia branca.
A praia é cercada pela Mata Atlântica e é perfeita para quem busca um destino incrível e um pouco de aventura.
4. Bonete – Ilhabela (SP)
Mesmo em alta temporada de verão quando a procura por destinos praianos crescem, o viajante que vai à Bonete consegue aproveitar uma praia mais isolada.
Para se chegar à praia é preciso fazer uma trilha de 12 km. A caminhada, que pode durar até seis horas é recompensada por um cenário paradisíaco.
O acesso à praia de água cristalina também pode ser feito de barco.
5. Havaizinho – Itacaré (BA)
Esta praia é certamente um dos muitos destinos paradisíacos do litoral baiano. O local encanta por sua beleza e também pela tranquilidade.
Considerada uma praia rural, ou seja, mais afastada dos destinos mais centrais, para chegar até Havaizinho é preciso fazer uma trilha muito simples e rápida, de cerca de 15 a 20 minutos.
No local há barracas e quiosques simples e o clima é de praia semi-deserta. Vale muito a pena a visita!