O seguro desemprego é um benefício que exerce a todo trabalhador brasileiro, é por meio dele que o mesmo consegue um auxílio financeiro temporário, conseguindo assim uma garantia por tempo trabalhado na instituição.
Garantia esta que é oferecida em três a cinco parcela de forma continua ou alternada.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi o órgão federal que tinha responsabilidade regulamentar e fiscalizar os aspectos referentes as relações de trabalho do Brasil.
Com o governo do Presidente Jair Bolsonaro o MTE foi extinto passando para a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia a função de cuidar do seguro desemprego, beneficio para trabalhadores que se encontram desempregados.
Abaixo listamos uma série de informações referente seguro desemprego, podendo assim ter conhecimento sobre como acessar o site do órgão, como realizar o seu requerimento, agendamento, consulta e de como realizar o saque do seu benefício.
Por isso se você se encontra de saída do seu emprego leia atentamente os requisitos a seguir.
Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego
Para acessar o site do seguro desemprego e verificar a situação do seu benefício é bastante simples, basta seguir o passo a passo a seguir e entrar com segurança e em poucos segundos.
- Acesse o site http://sd.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf;
- Preencha com o número do PIS-PASEP para consulta;
- Digite o texto de segurança;
- Clique em “Consultar”.
Dentro dele, você irá conseguir acessar informações sobre o valor das parcelas, datas de pagamento e quantidade de parcelas que você vai receber do seu seguro desemprego.
Você também pode realizar a sua consulta através do 0800-726-0207, é importante que tenha em mãos o número do RG, CPF e o número do seu NIS que é facilmente identificado na sua carteira de trabalho ou no seu cartão cidadão.
Requerimento Seguro desemprego
Se você é trabalhador e tem a carteira assinada você por lei tem direito a receber todos os benefícios de um trabalhador brasileiro e o seguro desemprego é um benefício que o trabalhador ganha após o desligamento da empresa sem justa causa.
Caso seja empregador, você poderá solicitar o requerimento do seguro desemprego por meio da internet no qual agiliza o processo do beneficiado, além de reduzir a burocracia do requerimento.
Para emitir o requerimento é bastante simples, basta seguir os passos abaixo, confira:
- Acesse o site www.mte.gov.br;
- Escolha a opção de acesso (com certificado ou sem certificado Digital);
- Realize o login;
- Faça a emissão do requerimento.
Agendamento Seguro Desemprego
Para fazer o agendamento do seguro desemprego será preciso que você siga o passo a passo a seguir para que assim não tenha erros na hora de realizar o processo e atrase mais o benefício.
Confira:
Passo 1 – Entre no site saaweb.mte.gov.br e espera a pagina carregar completamente para que assim você possa visualizar todas as informações que a compõe.
Passo 2 – Selecione o “Estado” e “Município” que você se encontra. Além disso, selecione o tipo de atendimento que você quer realizar. Neste caso você selecionará a opção “Entrada no Seguro Desemprego”.
Passo 3 – Agora só é seguir as orientações em tela, informar os seus dados pessoais e escolher a melhor data e horário para comparecer pessoalmente a unidade do antigo MTE.
Consulta Seguro Desemprego Caixa
Para realizar a consulta do seguro desemprego é preciso que você vá até o site da Caixa Econômica Federal (Organizadora do benefício) por meio do link a seguir:
- Acesse o site: www.caixa.gov.br;
- Preencha com o número do NIS (PIS/PASEP);
- Digite sua senha;
- Marque a opção Não sou um robô;
- Clique em “Ok”.
Em seguida, o sistema lhe direcionar para uma nova página, mostrando assim informações detalhadas sobre o seu benefício, bem como as quantidades de parcelas pagas e as que serão creditadas em sua conta.
Além desta alternativa simples e rápida você também pode realizar a consulta do seu benefício nos caixas eletrônicos e nas Casas Lotéricas mediante a apresentação do seu Cartão Cidadão.
Como sacar o seguro desemprego
Para realizar o saque do seguro desemprego é preciso que o beneficiado tenha conta poupança conta corrente, ou conta Caixa Fácil na “Caixa Econômica Federal”, para que assim eles possam lançar diretamente em sua conta.
Quem tem o cartão cidadão tem mais facilidade para o saque, mas ele só é necessário para saque no autoatendimento eletrônico.
Caso não consiga fazer o saque ou a pessoa não tenha conta na Caixa, os seguintes meios podem ser usados para realizar o saque do benefício:
Agencia lotérica – Precisa ter o cartão cidadão para saque.
Correspondente Caixa Aqui – Precisa ter o cartão cidadão para saque.
Autoatendimento CAIXA – São os caixas eletrônicos. Para efetuar o saque no autoatendimento, é necessário ter o cartão cidadão com senha cadastrada.
Agências da CAIXA – Sacar seguro desemprego na boca do caixa é possível, tanto com o cartão cidadão ou sem o cartão cidadão.
Caso você esteja passando por essa situação de desligamento da empresa, certifique-se que você realmente tem o direito de receber o benefício e faça o seu agendamento para receber o mais rápido possível.
Caso tenha alguma dúvida referente ao Seguro Desemprego deixe o seu recado agora mesmo para que possamos te responder o mais rápido possível. Boa Sorte!!