A anemia é uma condição de saúde em que a pessoa apresenta valores abaixo de hemoglobina ou hemácias. Esta condição nem sempre é a doença principal, mas sim um sintoma de outro problema de saúde que pode ser desencadeado por deficiência de alguns nutrientes, como o ferro, ou ainda por perda de sangue, neoplasias e infecções.
A pessoa anêmica pode apresentar sintomas como cansaço, falta de ar, palpitação, tontura, palidez, dor de cabeça, vertigem, queda de pressão, irritabilidade e fraqueza.
O diagnóstico da anemia é feito a partir de exame de sangue. Assim, se você tem algum desses sintomas, é imprescindível buscar o médico para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado. Vale ressaltar que o tratamento vai depender do tipo de anemia e pelo quê ela a doença está sendo causada. A seguir, conheça mais os tipos de anemia:
A insuficiência de ferro no organismo é a causa da anemia ferropriva. Ela também pode ocorrer por conta de hemorragias, perda de muito sangue no período menstrual ou ainda como consequência de doenças causadas por vermes e demais parasitas intestinais.
Contudo, o mais comum é que a anemia ferropriva seja causada por conta da deficiência de ferro. As pessoas com esse tipo de anemia apresentam palidez na pele e nas mucosas.
O tratamento da anemia ferropriva
O tratamento depende do grau da anemia. è recomendado ao paciente comer alimentos ricos em ferro, como hortaliças de cor verde escura (couve, espinafre, rúcula, etc.), carnes, leguminosas como feijão, ervilha e lentilha e entre outros. Recomenda-se também alimentos com componentes ricos em vitamina C, pois melhoram a absorção do ferro.
É possível que haja também a reposição do ferro a partir de suplementos. Em casos mais graves, indica-se a transfusão de sangue. Se for causada por vermes e parasitas, deverá haver o tratamento voltado para eliminá-los antes.
Este tipo de anemia ocorre por conta de uma produção anormal de uma molécula de hemoglobina, que é denominada de hemoglobina S.
A hemoglobina S forma hemácias mais alongadas que lembram o formato de uma foice. A forma anormal faz com que essas hemácias bloqueiem os vasos sanguíneos e impeçam a oxigenação adequada.
Como sintoma desse tipo de anemia há dores no corpo, em especial nas articulações e ossos, inchaço nos pés e mãos e feridas na pele.
Esta é uma doença crônica e o tratamento se estende por toda vida, incluindo o uso de medicamentos para prevenção da dor e transfusão de sangue. Em casos mais graves é indicado até mesmo um transplante de medula óssea.
A Talassemia é um tipo de anemia passada de forma hereditária. A característica dessa condição é um defeito genético na síntese e uma ou mais cadeias polipeptídicas de globina, que vão formar a hemoglobina.
Quando a talassemia é leve geralmente não há nenhum sintoma. Já a moderada pode ocasionar fraqueza, falta de ar e demais sintomas da anemia, como fadiga, pele e mucosas amareladas (icterícia), insuficiência cardíaca, aumento do fígado e baço e deformações e ossos. O tratamento depende de cada casos. Nos mais graves é indicado transfusões de sangue.
A talassemia é classificada segundo a cadeia afetada. É comum que sejam do tipo alfa e beta.
Esta anemia é ocasionada por conta da deficiência de ácido fólico ou vitamina B12. É comum em pessoas que têm uma dieta pobre em proteína. Os sintomas são perda de apetite, fraqueza, dores abdominais e cansaço.
O tratamento é feito com a suplementação de ácido fólico e vitamina B12.
Gostaríamos de lembrar a você que é fundamental buscar atendimento médico imediatamente caso ocorram quaisquer sintomas de anemia, pois a enfermidade pode ser apenas um sintoma de diversos outros problemas de saúde, alguns dos quais extremamente graves, sendo necessário um tratamento imediato.
Somente um profissional de saúde pode realizar a avaliação, prescrever os exames adequados e identificar a causa correta da anemia específica em cada caso. O diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento evitando complicações futuras.