Se você já chegou aos 40 anos, provavelmente conhece casais de todos os tipos. Alguns, se conheceram no ensino médio e ainda estão casados.
Outros, eram tremendamente apaixonados quando namoravam, mas acabaram se divorciando alguns meses depois do casamento.
Também tem aqueles que tiveram filhos, começaram uma nova vida em outro lugar e obviamente, conhece várias pessoas da sua idade que nunca se casaram.
A verdade é que é encontrar o verdadeiro amor depois dos 40 anos é totalmente possível. Isso acontece o tempo todo.
Portanto, não importa se você nunca teve um relacionamento sério com alguém, ou se você se divorciou: ainda há tempo de encontrar alguém para te fazer feliz.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.
Relacionamentos amorosos: uma lição de vida Quando você é jovem, todas as experiências são intensas e diferentes.
Você está em busca de novas sensações e por isso, qualquer coisa é novidade, incluindo relacionamentos. Com o tempo, a empolgação vai diminuindo.
Aquela paixão intensa vai se transformando em rotina. Você começa a perceber que a outra pessoa é alguém extremamente comum e está cheia de defeitos, que aliás, podem ser extremamente irritantes.
O que aprendemos com relacionamentos amorosos, é que cada pessoa é única e insubstituível. Mas o mais importante, é descobrir que ninguém é perfeito e para fazer um relacionamento dar certo, é preciso muitas vezes, ceder e deixar de lado alguns defeitos que tanto te incomodam.
Claro que você jamais deve aceitar estar em um relacionamento abusivo, não é isso que queremos dizer. O que acontece, é que se você se irritar com qualquer coisa que seu parceiro faz, vai ser difícil fazer um relacionamento dar certo, não importa a sua idade.
Faça uma análise de todos os relacionamentos amorosos que você já teve na vida. O que poderia ter sido diferente?
O que você esperava que a outra pessoa fizesse para você? Ou então, o que você deveria ter feito pelo outro? Tudo nessa vida, é lição e experiência.
Cada situação tem algo para te ensinar – e esse conhecimento vai ser muito útil se você está em busca de um novo amor.
Como encontrar o amor depois dos 40 anos? Nessa fase da vida, até parece ser difícil encontrar um novo amor.
Além disso, se você for falar desse seu desejo para outras pessoas, é bem provável que escute mensagens desmotivadoras.
Primeiramente, não deixe isso te desanimar. Pode ter certeza: há muitas pessoas que só conseguiram encontrar o verdadeiro amor depois dos 40 anos – e elas tiveram uma experiência incrível.
Portanto, não importa o que te digam: você ainda pode viver aventuras amorosas incríveis ao lado de alguém que você realmente goste.
Esqueça essa história de ‘’entrar na faculdade depois do ensino médio, comprar um carro aos 25, se casar com 30 e comprar uma casa com 35’’.
A vida não funciona da mesma forma para todo mundo.
Cada pessoa vive de uma forma única. A vida não é um livro de receitas em que o ‘’modo de fazer’’ funciona da mesma forma para todos.
Portanto, continue motivado durante essa nova fase da vida. Se você quer saber mais sobre o assunto, veja as dicas que preparamos para você:
Aprenda a apreciar a sua própria companhia De fato, compartilhar a sua vida com alguém que você realmente ama é extremamente agradável.
Porém, ninguém morre de amor. Aliás, se você não consegue se amar, como vai conseguir amar alguém?
Se amar é o primeiro passo para uma vida mais feliz. Você é uma pessoa muito mais agradável, divertida e interessante do que pensa. Com certeza há várias outras pessoas que te veem dessa forma.
Além disso, ficar sozinho(a) é muito melhor do que se relacionar com alguém que te trata mal e não aceita você do jeito que é.
Portanto, não aceite menos do que merece. Não deixe o medo de estar sozinho fazer com que você se relacione com pessoas maldosas e desagradáveis.
Entenda: você pode encontrar o amor em qualquer lugar Você não precisa se cadastrar em um site de relacionamentos para encontrar o verdadeiro amor.
Na verdade, essa pessoa pode estar no seu trabalho, clube, igreja, vizinhança… Não existe um único local para encontrar o verdadeiro amor. Ele até pode ser alguém que você já conhece!
Aproveite a solteirice Está certo que se relacionar com alguém que você realmente ame é algo extremamente prazeroso.
Mas estar solteiro tem suas vantagens, não é mesmo? Antes de qualquer coisa, esse é o momento que você tem de aprender a apreciar a sua própria companhia. Além disso, é um momento que você tem para resolver questões pessoais.
Portanto, não fique desesperado em encontrar um novo amor. Não é assim que as coisas funcionam.
Quando tiver que acontecer, vai acontecer. Não force esse tipo de situação. Não crie grandes expectativas Claro que você deve se relacionar com alguém que te faça bem. Mas não procure nos outros aquilo que não está em você.
Trate os defeitos dos outros com a mesma consideração que você lida com os seus. Se você criar grandes expectativas, vai acabar se decepcionando muito fácil.
O fato de uma pessoa ser diferente de você não significa que ela está errada. Além disso, você pode magoar os outros com a sua busca pela perfeição.
Não funciona dessa forma e você sabe disso! Os casais mais felizes não são compostos de pessoas perfeitas, mas sim, de quem aceita o outro como ele realmente é, e não deixa que pequenos defeitos e manias se transformem em uma grande bola de neve.
Deixe o passado onde ele deve ficar O passado serve como experiência. Mas isso não significa que ele deve estar presente na sua vida.
Aprenda com seus erros e acertos e não deixe que pessoas com as quais você se relacionou no passado, interfiram no seu presente.
Tome muito cuidado com isso! Agora é o momento de viver novas experiências e de conhecer novas pessoas!
Confira mais 7 dicas para amar após os 40 anos de idade
Os relacionamentos sempre fizeram parte de nós como seres humanos, inclusive esse é o propósito da vida, concorda?
Mas, o problema é que nem todo o primeiro amor durará para sempre, fazendo com que inevitavelmente uma hora ou outra “voltemos a pista dos solteiros…”.
Pode ser que você já tenha se relacionado antes ou não, que tenha dividido a vida com alguém ou não, que seja inexperiente nesse assunto de ser solteiro, ou não…
O fato é que quando você faz 40 anos de idade, com certeza já passou por muita coisa nessa vida e toda a sua bagagem contará na hora de procurar um novo amor.
Essa é a idade da libertação, em todos os sentidos, inclusive na vida amorosa, o que limita um tanto a busca pelos amores maduros.
Entretanto, não devemos deixar de procurar nossa alma gêmea por medo de se relacionar novamente, certo?
Sendo assim, para lhe provar que o relacionamento depois dos 40 pode dar certo sim, preparamos este guia exclusivo para você!
Confira a seguir quais são os segredos dos especialistas para se sentir melhor nessa nova etapa da sua vida, isto é, ter um relacionamento saudável e maduro na meia idade!
RELACIONAMENTOS REQUEREM PRÉ-DISPOSIÇÃO
Antes de começar a se queixar sobre estar solteiro(a) ou sobre como o mercado anda complicado é preciso questionar-se sobre a sua real vontade.
Reflita consigo mesmo(a) sobre a possibilidade de entrar em um relacionamento à essa altura da vida.
Com certeza suas prioridades não são mais as mesmas de quando era jovem, talvez coisas que toleraria em um relacionamento, não aceite mais, talvez esteja mais exigente, enfim.
Não há nada de errado nisso, mas é importante essa análise prévia para não se frustrar e o pior, acabar magoando a outra pessoa.
Por isso, lembre-se de que o amor maduro requer pré-disposição, vontade para fazer dar certo.
Você não pode simplesmente criar um perfil em um app para relacionamento e deixar rolar, sem a menor perspectiva do que irá acontecer.
Caso faça isso, será perca de tempo, visto que irá parecer que ninguém será o bastante, que tais aplicativos são puro engano.
O que queremos lhe dizer é que é possível sim saber como paquerar depois dos 40 e voltar a amar, mas isso só acontecerá quando estiver 100% disponível, ou seja, realmente pronto(a) para encontrar alguém.
USE SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA A SEU FAVOR
Como ter um relacionamento saudável e maduro na meia idade? Reconheça e aceite a sua bagagem de vida.
Cada experiência nos torna únicos e essa é uma das belezas em aceitar quem somos, ou seja, que temos grandes qualidades mas também inúmeros defeitos…
Somente quando você aceitar isso conseguirá evoluir a um amor maduro, pois é justamente esse modo de se enxergar que lhe dará mais confiança para ir atrás do que quer.
Então, não se intimide pela sua história de vida, não tente esconder momentos do seu passado, não tema as suas cicatrizes.
Permita-se ser quem você é e tenha a certeza de que uma hora ou outra encontrará alguém que aprecie sua experiência e compartilha dos mesmos valores e interesses.
NÃO VIVA A MARGEM DO SEU PASSADO
Acima falamos sobre aceitar sua bagagem e querer compartilhar com a outra pessoa, mas isso não significa viver a margem do passado…
O problema de muitos relacionamentos nessa fase da vida é que o passado se torna tão presente, que impossibilita o futuro.
Há até aqueles que no primeiro encontro com o novo amor acabam falando tanto do passado que frustram a outra pessoa…
Por isso, não fique ligado emocionalmente a antigos amores ou experiências e traumas passados, apenas tire de lição o que pode ser aproveitado.
Essa é uma ótima dica para se apaixonar aos 40 anos, justamente por ser uma forma de projetar o que espera para os primeiros estágios do novo relacionamento.
CADA ENCONTRO É UMA FOLHA EM BRANCO
O que acontece em muitos casos na meia idade é o desespero por encontrar alguém, pelo simples fato de ver todos seus amigos em um relacionamento, tendo filhos e você “perdendo tempo”…
Essa ansiedade é um problema e tanto, principalmente se você deseja saber como ter um relacionamento saudável.
Afinal, quando mais ansioso estiver, mais fácil para se frustrar. Por que? Bom, essa pressa fará com que você deposite todas as suas expectativas em cima do outro.
Por isso, controle TODAS as suas expectativas na hora de um encontro e pense nessa pessoa como uma folha em branco…
Nela você irá anotar exatamente o que analisou, sem sub ou super estimar.
Caso tenha um encontro ruim, é experiência (com certeza será útil para os próximos) e parte para um novo compromisso de mente e coração abertos.
Já se tiver um encontro maravilhoso, calma, respira fundo e vá conhecendo a outra pessoa aos poucos.
Viu só como não é difícil ter um relacionamento depois dos 40? Não há mistérios quanto a isso, basta estar disposto!
<
p align=”justify”>Mais cedo ou mais tarde você encontrará a metade que lhe faltava, sem precisar ficar se cobrando quanto ao tempo, sem aceitar nada menos do que merece, enfim.