Quem acompanha o futebol já deve ter percebido que a classificação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 pode não acontecer. O desempenho recente dos atletas brasileiros tem colocado em dúvida as chances de que o Brasil esteja no próximo Mundial da FIFA.
O desempenho do Brasil em suas partidas recentes mostra que ele não é mais reconhecido como grande favorito nas odds de apostas, por exemplo. Basta acompanhar os palpites de hoje para ver que a Seleção Brasileira tem probabilidades modestas em alguns mercados.
O início da desconfiança veio graças à queda drástica de rendimento do Brasil nas partidas válidas pelas Eliminatórias da CONMEBOL. Isso colocou em xeque a possível classificação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026.
Considerando todo esse contexto, realizamos uma análise das chances reais de o Brasil se classificar para a próxima Copa do Mundo.
Instabilidade causa desconfiança de torcedores
O ano de 2024 começou positivo para o Brasil nas Eliminatórias da CONMEBOL. Isso porque a Seleção Brasileira voltou a vencer na competição após 3 derrotas consecutivas e 1 empate. Entretanto, a euforia não durou muito.
Bastou mais um jogo para que o Brasil não conseguisse vencer a defesa paraguaia e perdesse pelo placar de 1 a 0. Isso ofuscou a vitória contra o Equador na rodada anterior, a qual havia dado certa esperança aos torcedores.
A Seleção Brasileira mostra muita instabilidade em seus jogos. Mesmo com a saída de Fernando Diniz e a chegada de Dorival Júnior, os atletas parecem ter problemas de entrosamento e não conseguem produzir o que é esperado pelos torcedores.
Essa insatisfação se transforma em cobrança, com a torcida vaiando os jogadores brasileiros em seus jogos como mandante, o que torna tudo ainda mais difícil para o time.
Renovação no meio das eliminatórias
Outro elemento que coloca em xeque a classificação do Brasil para a próxima edição da Copa do Mundo é a renovação do elenco em meio às eliminatórias. A Seleção Brasileira passa por uma visível reformulação em seu plantel.
Se for comparado o plantel do Brasil na Copa do Mundo de 2022 com o elenco que joga as eliminatórias, notamos a saída de Thiago Silva da zaga, além das ausências de Casemiro, Neymar, Antony e outros jogadores.
Por outro lado, atletas que jogam o Brasileirão Série A e outras competições passaram a ter mais espaço com Dorival Júnior. Essa reformulação faz com que a equipe brasileira tenha mais instabilidade em suas partidas, o que reforça a dúvida quanto à classificação para o próximo mundial.
Seis classificados diretamente
Existem alguns pontos que dão esperança para o torcedor brasileiro. Um deles é que 6 dos 10 participantes das Eliminatórias da CONMEBOL se classificam diretamente para a próxima Copa do Mundo. Portanto, o Brasil pode acabar em 6º e ainda assim se classificar.
Tomamos como base o ciclo anterior. Nas eliminatórias para 2022, a 6º colocada foi a Colômbia, com 23 pontos. O Brasil já alcançou 10 com 8 rodadas. A expectativa é de que consiga os outros 13 ao longo dos últimos confrontos e chegue à classificação para a próxima Copa do Mundo.
É importante considerar que o Brasil enfrentará alguns de seus maiores adversários em casa na fase final, o que pode se traduzir em vantagem para a Seleção Brasileira.