História do Psyllium e fatos interessantes
o psyllium é uma ótima alternativa natural ao glúten, goma xantana e outros agentes vinculantes não saudáveis e caros utilizados no cozimento. Uma vez que a fibra de psyllium é uma fibra solúvel, torna-se gelatinosa e pegajosa em água.
Os pesquisadores descobriram que simplesmente somando até 5 por cento do psyllium, poderiam melhorar as características de cozimento do pão.
Ao usar psyllium como agente de ligação no cozimento, você precisa incluir líquido adicional na sua receita para compensar a capacidade de absorção de água do psyllium.
É uma boa idéia deixar a massa se sentar por alguns minutos para dar ao psyllium uma chance de gelatinizar, e então você pode adicionar a quantidade apropriada de líquido para obter a consistência desejada.
A casca de psyllium pode ser usada na fabricação de pães, cereais matinais, macarrão e lanches.
Algumas pessoas acham que o consumo de fibra solúvel como casca de psyllium ajuda a aliviar alguns sintomas de síndrome do intestino irritável (IBS), como diarreia e constipação.
No entanto, os estudos encontraram resultados mistos, então fale com seu médico se você tiver IBS e gostaria de dar suplementos de casca de psyllium na sua dieta IBS.
A casca de psyllium também foi considerada útil nos casos de colite ulcerativa ou doença de Crohn.
Pesquisas impressionantes mostraram que o psyllium foi tão efetivo como a medicação de mesalamina prescrita na manutenção da remissão da colite ulcerativa.
A pesquisa é promissora, mas apenas para estar seguro, você deve falar com o seu médico primeiro para decidir qual fibra é ideal para sua situação específica.
Como espessante, o psyllium foi usado em sorvetes e sobremesas congeladas. O psyllium de grau técnico foi usado para melhorar a retenção de água para áreas de pastagem recém-semeadas.