3. Ajuda a administrar açúcar no sangue
o psyllium pode ajudar os diabéticos atuais, bem como as pessoas que tentam prevenir o diabetes, já que o consumo dietético de fibras como a casca de psyllium pode ajudar a manter o equilíbrio glicêmico saudável no organismo.
Um estudo avaliou o efeito da fibra de casca de psyllium nos níveis de lipídios e glicose como complemento da terapia de drogas e medicamentos em pacientes com diabetes tipo II.
O estudo descobriu que tomar o psyllium diariamente pode ajudar os pacientes com diabetes tipo II a controlar o açúcar no sangue sem efeitos colaterais negativos.
Outro estudo obteve resultados semelhantes, indicando um efeito terapêutico benéfico do psyllium no controle metabólico de diabéticos de tipo II. o psyllium certamente parece uma escolha sábia na tarefa diária para manter os níveis de açúcar no sangue em cheque, bem como um tratamento natural para diabetes.
4. Melhora a saúde cardíaca e a pressão arterial
Adicionando alimentos ricos em fibras, como casca de psyllium para sua dieta, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.
Mais especificamente, uma dieta rica em fibras solúveis em água, como a casca de psyllium, está associada a níveis mais baixos de triglicerídeos e a um risco menor de doença cardiovascular.
Um estudo no European Journal of Clinical Nutrition avaliou os efeitos do psyllium em pacientes diabéticos tipo II e descobriu que o psyllium não só melhorava o nível de açúcar no sangue, mas também reduziu o risco de doença cardíaca coronária.
O psyllium também mostrou melhorar a hipertensão ou a pressão arterial elevada, o que tem um efeito negativo direto na saúde do coração. A hipertensão afeta 30% da população e a melhor maneira de preveni-la é através de uma dieta saudável.
Em um ensaio clínico randomizado, seis meses de suplementação com fibra de psyllium reduziram significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em pessoas com excesso de peso com hipertensão arterial.