Na noite desta quinta-feira (22), em Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino deixou a torcida do Flamengo atônita ao aplicar uma goleada de 4 a 0. O resultado surpreendeu a todos e levantou questionamentos sobre o desempenho mental e comportamental do time rubro-negro. Em busca de respostas, o preparador mental esportivo, Lincoln Nunes, revela importantes aspectos que podem ter contribuído para o resultado desastroso.Ao examinar minuciosamente a partida, Lincoln afirma que fica evidente que houve uma desconexão mental e comportamental por parte do Flamengo. “Basta analisar as estatísticas do jogo. O Bragantino finalizou trinta e seis vezes, enquanto o Flamengo teve apenas sete arremates. Além de tudo, essa disparidade revela a ineficiência do sistema defensivo flamenguista”, afirma o especialista.
ESTADO DE FLOW
Ele aponta que é óbvio que os jogadores do Flamengo não estavam com sua capacidade cognitiva em pleno funcionamento, trazendo à tona o conceito do “estado de flow”, descoberto pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, o qual tem sido amplamente difundido entre os atletas de alto nível. O “estado de flow” é a capacidade do atleta de entrar em um modo de foco automático, em que ele se torna imune a distrações internas e externas. É quando perde a noção de tempo e espaço, executando com maestria suas habilidades.“No entanto, fica claro que os jogadores do Flamengo não conseguiram acessar esse estado de flow durante a partida. Segundo a ciência, o flow pode ser manipulado por meio de técnicas, estratégias e ferramentas, facilitando o acesso a esse estado de alto rendimento. A falta desse estado mental influenciou negativamente o desempenho dos atletas rubro-negros”, completa Nunes.
Quando um atleta entra em campo com uma percepção equivocada do jogo ou com a mente desconectada do que precisa fazer, surgem problemas. “Em momentos de adversidade, é natural que o foco seja desviado para o negativo, alterando sua fisiologia e linguagem verbal e não verbal. Por isso, o cérebro passa a focar nos erros, na pressão sofrida, em vez de buscar ações e estratégias para reverter a situação”, ressalta o preparador.
O QUE PODE ACONTECER COM O FLAMENGO?
Ele destaca que essa reação em cadeia acaba afetando todo o ecossistema do time, deixando-o sobrecarregado e fragilizado. “A linguagem utilizada pelos jogadores cria uma realidade dentro de campo, permeada por pensamentos de fracasso e escassez. Se não forem adotadas técnicas comprovadas para aumentar o rendimento, a equipe pode começar a acreditar que o jogo já está perdido”Lincoln Nunes alerta para a importância de ajustar esses aspectos mentais. Caso contrário, a situação desastrosa pode se repetir.
Sobre Lincoln Nunes
Criador do Método Atleta de Elite, filósofo, psicanalista, preparador mental e especialista em performance esportiva. Com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes já atendeu medalhistas olímpicos, estrelas do futebol europeu e nacional como Philippe Coutinho, Emerson Royal, Raphinha, Artur Victor, Pedro Rocha, dentre outros atletas da Seleção Brasileira de Futebol.