Afinal por que a água apaga o fogo? Muitas vezes temos dúvidas tão comuns em nosso dia a dia que muitas vezes nem paramos para pensar na resposta.
Essa por exemplo é uma grande duvida de boa parte, se não de todos nossos leitores, e será desvendada hoje.
De praxe já podemos descartar a possibilidade da causa ser porque a água é liquida, afinal, o álcool também está nesse estado físico não é mesmo?
Se jogarmos álcool no fogo ele só ficará mais forte. Então, existe alguma explicação química pra isso?
Primeiramente vamos entender como o fogo se forma, para depois descobrir como ele se extingue.
A origem do fogo é sempre dada pela combustão, ou seja, a queima de algum combustível na presença de oxigênio, vamos usar como exemplo a queima de um pedaço de madeira, enquanto existir o combustível (madeira), oxigênio (que só pode estar presente onde existir ar) e o calor, que é gerado pelo próprio fogo.
Assim que um desses três componentes deixarem de existir o fogo se extingue imediatamente.
Você já deve ter visto em algum filme bombeiros salvando pessoas em chamas ao jogar um cobertor sobre o corpo das mesmas, não é mesmo?
Neste caso o fogo apaga porque foi abafado, ou seja, o oxigênio foi impedido de chegar até as chamas, sem este componente o processo de queima é encerrado imediatamente.
O mesmo ocorre quando usamos um copo para tapar uma pequena vela, assim que não existir mais oxigênio dentro do copo a chama se extinguirá.
Assim como os casos citados acima, a água elimina um dos três componentes principais para a existência do fogo, nesse caso o calor.
Como citamos em uma de nossas ultimas matérias onde explicamos Como é calculada a sensação térmica a água é um dos principais meios de extinguir o calor, pois ela em seu natural refresca o que a absorve.
O Porquê da água apagar o fogo
É exatamente isso que acontece, ao jogarmos água sobre o fogo, ele perde calor, pois é obrigado a usar sua energia térmica para gerar vapor, que é a ebulição da água aquecida no processo de resfriamento.
Como você deve imaginar, não citamos os casos do cobertor e do copo apagando o fogo acima não é mesmo?
Agora que você já deve ter entendido o que acontece quando o oxigênio deixa de existir no fogo, vamos explicar o que isso tem a ver com a água apagando o fogo.
O vapor gerado pela ebulição da água acaba substituindo o ar e o oxigênio presentes em torno das chamas e consequentemente abafando as mesmas como se fosse um cobertor.
Podemos então chegar a uma conclusão, a água é tão eficiente contra o fogo pelo fato de extinguir dois de seus componentes fundamentais, o calor e o fornecimento de oxigênio!
Por isso que quando um incêndio acontece a melhor maneira de acabar com o fogo é usando água.
Devemos lembrar que a água só apaga o fogo quando é jogada sobre ele, se o material aquecido ou que estiver pegando fogo estiver sobre a água, ele queimará normalmente, é o que acontece em incêndios em alto mar quando algum petróleo vaza e pega fogo de alguma forma já que o combustível fica sobre a água.