Quem curte filmes de ação com certeza também é fã daquelas incríveis cenas de perseguição policial em alta velocidade pelas ruas das cidades, pois bem, num futuro bem próximo, a caçada da polícia aos bandidos motorizados pode ser tornar um pouco menos emocionante e um tanto mais tecnológica.
Dante Barbis (66) é um engenheiro mecânico aposentado que mora em Lima, capital do Peru, ele acaba de ganhar um prêmio de U$ 25.000,00 depois de vencer um desafio lançado pelo governo americano através do Innocentive, um iniciativa que busca resolver problemas técnicos de difícil solução aproveitando a ideia de crowdsourcing ou colaboração colectiva.
O desafio proposto era o de encontrar uma maneira viável, sustentável e barata de parar os carros dos fugitivos da lei sem causar danos ao veículos nem colocar em risco a vida dos ocupantes.
Barbis apresentou um projeto de um pequeno veículo guiado por controle remoto capaz de acelerar de 0 a 209 km/h em apenas 3 segundos, posicionando-se logo abaixo do carro do fujão e disparando automaticamente uma espécie de airbag que levantaria o automóvel do chão, fazendo deslizar no asfalto até parar completamente.
Uma equipe do governo já estuda a produção de um protótipo para por em provas reais o projeto de Barbis.
[via hitehouse.gov]