em

Parafimose – Sintomas, causas, tratamentos e cirurgias

O que é parafimose?

A parafimose  é uma condição séria que pode acontecer apenas em homens e meninos que não foram circuncidados. Parafimose significa que o prepúcio está preso atrás da cabeça do pênis e não pode ser puxado de volta para uma posição normal.

Causas

O que causa a parafimose?

Homens não circuncidados às vezes puxam o prepúcio para trás durante o sexo, quando vão ao banheiro ou quando limpam o pênis. Médicos e enfermeiras podem puxar o prepúcio quando examinam o pênis ou colocam um cateter.

Às vezes você, um médico ou uma enfermeira pode esquecer de puxar o prepúcio para baixo. Se o prepúcio for deixado atrás da cabeça do pênis por muito tempo, seu pênis pode inchar tanto que o prepúcio fica preso atrás dele.

Prevenção

O que posso fazer para evitar a parafimose?

  • Depois de fazer sexo, ir ao banheiro ou se limpar, não se esqueça de puxar o prepúcio de volta à sua posição natural.
  • Nunca deixe o prepúcio atrás da cabeça do seu pênis por mais tempo do que o necessário.
  • Se um cateter for colocado em sua bexiga, verifique depois para ter certeza de que o prepúcio está cobrindo a cabeça do seu pênis.

Tratamento

O que acontece se eu tiver parafimose?

A parafimose geralmente causa dor em seu pênis, mas nem sempre. Você pode ter uma infecção no seu pênis. Você pode não ser capaz de ir ao banheiro. Se você não pode puxar o prepúcio sobre a cabeça do seu pênis, você precisa chamar seu médico imediatamente.

A primeira coisa que seu médico fará é tratar o inchaço. Isso pode ser feito pressionando o pênis com a mão ou envolvendo o pênis com uma bandagem apertada.

Após o inchaço ter desaparecido, o seu médico deve ser capaz de puxar o prepúcio para baixo. Se o prepúcio permanecer preso, seu médico pode precisar fazer um pequeno corte no prepúcio preso para soltá-lo.

Questões

  • Qual o melhor tratamento para mim?
  • Quanto tempo levará até o inchaço do meu pênis diminuir?
  • Quanto tempo vai demorar até que o corte no meu prepúcio cure?
  • Existe alguma coisa que eu possa fazer em casa para impedir que isso aconteça?
  • É seguro fazer sexo logo depois de ser tratado?

Terapia Médica

A terapia medicamentosa para a parafimose envolve tranquilizar o paciente, reduzir o edema prepucial e restaurar o prepúcio à sua posição e condição originais. Diversos métodos de redução do inchaço peniano foram descritos.

Bolsas de gelo, envoltórios penianos e compressão manual dispersam mecanicamente o edema peniano e prepucial, enquanto agentes osmóticos, como açúcar granulado ou manitol têm sido relatados como agentes efetivos para reduzir o inchaço.

A hialuronidase tem sido eficazmente utilizada na população pediátrica como um método para aumentar a difusão de fluidos, diminuindo assim o edema local.

Se um cateter de Foley estiver presente, remova-o temporariamente até a resolução da parafimose.

Redução

Antes da redução, considere o uso de anestesia local:

  • Bloqueio peniano dorsal: Insira uma agulha curta de calibre 25 anterior ao arco púbico na posição de 10 horas, até que a fáscia Buck seja encontrada. Insira a agulha através da fáscia Buck, mas permaneça fora dos corpos corporais. Aspirar para se certificar de que a agulha não está em uma veia corporal. Injetar 10 mL de solução de lidocaína a 1%. Repita o processo na posição de 2 horas.
  • Bloco do anel: insira uma agulha curta de calibre 25 na base do pênis até encontrar a fáscia do Buck. Permaneça sem contato com o sangue. Injetar o anestésico na fascia Buck circunferencialmente ao redor da base do pênis.
  • Uma combinação de pênis dorsal e bloqueios de anel deve fornecer anestesia local adequada. Se não, injetar anestésico adicional diretamente na linha de incisão.

Uma vez que o controle da dor é adequado, a redução manual, tentando comprimir circunferencialmente o prepúcio e segurando por 2-10 minutos para “espremer” o fluido edematoso ao longo do eixo do pênis deve ser tentada.

Após este fluido ter passado proximalmente, o prepúcio é reduzido colocando-se ambos os polegares na glande e usando os dedos restantes para puxar o prepúcio de volta sobre a glande para a localização anatômica.

Existem muitas variações desta técnica com o mesmo princípio de tração no prepúcio e contra-tração na glande. Além disso, a redução pode incluir o uso das pinças e braçadeiras para puxar o prepúcio. Deve-se ter cautela, pois o uso de um instrumento que esmaga a pele resultará em necrose desse tecido devido à revascularização.

Vários outros métodos para reduzir eficazmente o edema glanular e prepucial antes da redução do prepúcio foram descritos na literatura. Alguns desses métodos são descritos da seguinte maneira:

  • Enrole o pênis em plástico e aplique compressas de gelo.
  • Use compressas elásticas compressivas.
  • Aplique a compressão manual circunferencial direta. (Aplicação de um anestésico tópico como gel de lidocaína a 2% ou mistura eutética de creme anestésico local [2.5% de prilocaína, lidocaína a 2,5%;  ] à pele peniana por alguns minutos a uma hora antes de a manipulação peniana reduzir a dor e ajudar os pacientes, particularmente crianças, toleram o procedimento. [ 15 ] )
  • Aplique açúcar granulado ou gaze embebida em manitol na superfície do prepúcio edematoso e cubra-o com um preservativo ou um dedo de uma luva de borracha. O fluido hipotônico do prepúcio inchado desce o gradiente osmótico para o agente hipertônico, o que resulta em uma redução do edema prepucial. Este tratamento é baseado no princípio de que a transferência de fluidos ocorre através de um gradiente osmótico.
  • Usando uma seringa de tuberculina, injetar 1 mL de hialuronidase (150 U / mL Wydase) diretamente em vários locais do prepúcio edematoso. A hialuronidase decompõe o ácido hialurônico no tecido conjuntivo e aumenta a difusão de fluidos entre os planos teciduais, diminuindo o inchaço prepucial e resultando na resolução quase imediata do edema. (O uso de hialuronidase na população pediátrica foi bem documentado.)

O uso de gelo e agentes osmóticos pode levar de 1 a 2 horas para ter efeito e não deve ser usado quando houver suspeita de comprometimento arterial.

Isso demonstra a técnica de reduzir manualmente o prepúcio parafimótico.

Para reposicionar o prepúcio, coloque os dois polegares na glande e envolva os dedos atrás do prepúcio. Aplique suave pressão constante no prepúcio com contrapressão na glande enquanto o prepúcio é puxado para baixo.

Quando realizada adequadamente, a faixa constritiva do tecido deve descer para cobrir completamente a glande com o prepúcio. Se o prepúcio cai, mas a banda constritiva permanece para trás, a parafimose não foi reduzida de forma adequada ou suficiente.

Em pacientes que estão determinados a manter a aparência de um pênis não circuncidado, os autores recomendam ao paciente aplicar creme de triancinolona 0,1% na área afetada para possivelmente reduzir a fibrose do anel.

Isto foi descrito no tratamento da fimose e provou ser eficaz na prevenção temporária da fimose recorrente, diminuindo a necessidade de circuncisão. Após 6 semanas de aplicação de triancinolona, ​​se o prepúcio puder ser facilmente retraído e reduzido, o paciente pode proceder como tal, mas o risco de fimose recorrente e parafimose permanece.

Terapia Cirúrgica

A técnica de punção é um procedimento minimamente invasivo e a aspiração de sangue são terapias comuns usadas para descomprimir o prepúcio edematoso.

Para realizar a técnica de punção, comumente referida como o método de Perth-Dundee, uma agulha hipodérmica de calibre 18 ou 21 é usada para perfurar o prepúcio edematoso em vários locais e liberar o líquido aprisionado (veja a imagem abaixo). A drenagem externa resulta em rápida resolução do edema, que é seguido pela redução manual do prepúcio.

O método de punção para aliviar o edema prepucial resultante da parafimose. Usando uma agulha, várias perfurações são feitas no prepúcio para aliviar o fluido aprisionado.

Alternativamente, a aspiração de sangue do pênis pode ser tentada após a aplicação de um torniquete.

parafimose

Se uma faixa de tecido gravemente restritiva impedir todas as formas de terapia conservadora ou minimamente invasiva, um procedimento de fenda dorsal de cabeceira de emergência pode ser realizado, seguido de uma circuncisão atrasada.

Fenda Dorsal

Após anestesia local adequada com ou sem sedação ou anestesia geral, o plano entre o prepúcio dorsal e a coroa é identificado.

Normalmente, quando se executa uma fenda dorsal, é usada uma pinça hemostática para esmagar o prepúcio na posição de 12 horas, que também é a linha média do prepúcio dorsal. Isso é deixado no local para hemostasia por 30 a 60 segundos.

A área esmagada é então incisada com uma tesoura. As bordas são muitas vezes costuradas com uma sutura solúvel interrompida ou em execução, como a crômica.

Entretanto, ao realizar uma fenda dorsal para parafimose, deve-se identificar a linha média dorsal da pele pré-cutânea enrolada. Faça uma incisão vertical na junção do prepúcio laminado (identificado como o ponto entre a mucosa, a pele lisa e a pele macia e prepúcial mais espessa. Isso deve liberar o tecido contrito. Mobilize o prepúcio para que ele possa deslizar sobre a glande e voltar e depois vire as bordas cortadas [ 12 ] .

Definição e fatos sobre a fimose

  • Fimose é a incapacidade de retrair o prepúcio atrás da cabeça (glande) do pênis.
  • Os sintomas de podem incluir:
    • Dificuldade ou dor durante a micção
    • Ereção dolorosa
    • Parafimose (Uma emergência médica em que o prepúcio não pode retornar ao seu local normal depois de recolhido).
  • Este distúrbio do pênis geralmente é dividido em fimose fisiológica e patológica.
    1. A fimose fisiológica é a condição normal em que as crianças nascem com o prepúcio apertado, e a separação ocorre durante o final da infância e início da adolescência.
    2. A fimose patológica acontece por causa de uma infecção, inflamação ou cicatrização e geralmente é encontrada em homens adultos não circuncidados.

 

O que causa a fimose?

Fimose fisiológica está presente no nascimento e resolve sem intervenção. A maioria das crianças não terá um prepúcio totalmente retrátil no nascimento, mas à medida que envelhecem, a maioria tem um prepúcio retrátil no início da adolescência.

A fimose patológica é causada por cicatrizes e fatores de risco médicos subjacentes.

 

Quais são os sinais e sintomas da fimose?

A incapacidade do prepúcio de se retrair pode levar à dificuldade de limpeza da área que pode causar balanite. Outros sintomas incluem:

  • Dificuldade em urinar
  • Dor ao urinar
  • Ereção dolorosa
  • Parafimose

Como posso saber se tenho fimose?

Seu médico pode diagnosticar fimose com base em uma história completa e exame físico. Testes adicionais geralmente não são necessários.

Quais medicamentos, cremes ou pomadas tratam e curam essa condição?

O tratamento depende da idade do homem, da gravidade e dos sintomas resultantes.

A primeira escolha de tratamento é geralmente uma pomada esteróide que é aplicada localmente. Este tratamento mostrou uma taxa de sucesso de mais de 70%. A pomada suaviza o prepúcio e é aplicada por 4 a 6 semanas. Uma vez que a retração total é possível, a pomada é descontinuada.

Se o tratamento com esteróides não for bem sucedido, a circuncisão pode ser benéfica. Isso depende dos sintomas subjacentes.

O que é parafimose ?

A parafimose ocorre quando o prepúcio é retraído por trás da glande e não pode ser devolvido à sua posição original. Isso se transforma em uma emergência urológica, pois o fluxo sanguíneo é reduzido para o pênis das glândulas.

Quais são os sinais e sintomas da parafimose?

Uma vez que a pele fica presa, o edema ocorre e a restrição piora, muitas vezes formando um anel de tecido muito apertado. Isso causa dor e agravamento do inchaço (edema).

O que causa a parafimose?

A parafimose é uma condição incomum geralmente causada inadvertidamente pela retração do prepúcio pelo indivíduo, ou em um ambiente hospitalar ou em uma casa de repouso por um profissional de saúde inserindo um cateter de Foley ou preparando o paciente para um procedimento.

Como posso saber se tenho parafimose?

Seu médico irá diagnosticar a parafimose com base em um histórico completo e no exame físico. Testes adicionais geralmente não são necessários.

Qual é o tratamento e cura para a parafimose?

A redução manual é geralmente a primeira opção de tratamento. Para ajudar com a dor, o seu médico outro profissional de saúde pode aplicar um creme anestésico local, dar-lhe medicação para a dor por via oral ou aplicar um bloqueio anestésico local ao seu pénis.

A aplicação de gelo na área local pode ajudar com o edema durante a redução manual.

A injeção local de hialuronidase é eficaz em diminuir o inchaço e permitir a redução.

Se nenhuma dessas técnicas for bem-sucedida ou se o médico sentir que uma redução mais rápida é necessária, uma pequena fenda cirúrgica pode ser feita no lado posterior (região dorsal) da pele constritiva. Isso geralmente deve ser seguido por uma circuncisão em uma data posterior para evitar uma recorrência.

A circuncisão pode evitar esses problemas no pênis?

A circuncisão pode prevenir parafimose e fimose.

Qual é o prognóstico se eu tive alguma dessas condições penianas?

  • O prognóstico da fimose geralmente é muito bom. Uma pequena quantidade de sangramento pode ocorrer quando a pele é retraída, mas os resultados negativos a longo prazo são muito raros.
  • O prognóstico para a parafimose depende da velocidade do diagnóstico e redução.
  • Pode haver complicações graves, no entanto, se houver redução significativa do fluxo sanguíneo por um período de tempo prolongado. Gangrena da ponta do pênis e até perda da ponta é possível.

Como se forma a parafimose?

Em um homem não circuncidado, a cabeça do pênis é coberta por uma bainha de pele conhecida como prepúcio. A fimose é uma condição em que o prepúcio é esticado em torno da cabeça do pênis e não pode ser puxado para trás livremente.

A fimose pode ocorrer naturalmente. Por exemplo, em meninos com menos de 4 anos de idade, normalmente é difícil puxar o prepúcio para trás. No entanto, em meninos e homens mais velhos, a fimose muitas vezes é desencadeada por uma infecção sob o prepúcio (balanite) ou por outras condições médicas, como diabetes.

A parafimose ocorre quando um prepúcio apertado é puxado para trás da cabeça do pênis e depois fica preso.

Não pode ser colocado novamente à sua posição habitual, cobrindo a ponta do pênis. Isso pode causar inchaço, dor e perda de fluxo sanguíneo para a ponta do pênis. Se o prepúcio não puder ser empurrado de volta à sua posição natural, poderão ocorrer sérios danos.

Sintomas

A fimose é geralmente indolor. No entanto, um prepúcio muito apertado pode interferir com a micção ou a função sexual. Além disso, a fimose pode dificultar a limpeza do homem sob o prepúcio, o que pode tornar mais provável a infecção da pele.

A parafimose geralmente resulta em inchaço doloroso do prepúcio e da cabeça do pênis. A perda grave do fluxo sanguíneo para a cabeça do pênis pode ser sinalizada por uma cor púrpura profunda, que geralmente indica uma emergência médica.

Diagnóstico

Um médico pode diagnosticar fimose e parafimose durante um exame físico.

Duração esperada

A fimose em uma criança pequena pode melhorar sozinha. Nos adultos, a fimose não desaparece a menos que a cirurgia seja realizada ou que uma infecção seja tratada.

Prevenção

A fimose pode ser evitada por uma boa higiene. Isso inclui puxar totalmente o prepúcio para que você possa limpá-lo durante o banho.

A parafimose pode ser evitada com a substituição cuidadosa do prepúcio sempre que ele é puxado para trás. Se a parafimose ocorrer, a circuncisão pode ser recomendada para impedir que isso aconteça novamente.

Tratamento

A fimose sem quaisquer sintomas não requer tratamento. Isto é especialmente verdadeiro em crianças. Se um menino não superar a fimose ou se houver problemas de micção ou higiene, o tratamento com certos cremes medicamentosos, como a hidrocortisona, pode ser eficaz.

Em alguns meninos mais velhos e homens com fimose, boa higiene e tratamento imediato de infecções podem ser tudo o que é necessário para evitar problemas. Em outros homens, ocorrem sintomas persistentes e a cirurgia corretiva (circuncisão) precisa ser realizada.

É uma emergência se ocorrer parafimose e o prepúcio não puder ser empurrado de volta à sua posição normal. Um médico pode precisar fazer um procedimento de emergência para criar uma fenda no prepúcio ou realizar a circuncisão.

Quando chamar um profissional

Ligue para o seu médico se você:

  • Tem dificuldade em puxar para trás ou limpar sob o prepúcio
  • Desenvolver uma infecção sob o prepúcio
  • Puxe o prepúcio para trás e não pode empurrá-lo para a posição normal

Prognóstico

Na maioria dos homens, a fimose não é um problema grave e não requer tratamento. No entanto, não se espera que ele melhore sozinho.

Como observado acima, a parafimose às vezes é uma emergência médica, e o pênis pode ficar permanentemente danificado se você não procurar atendimento médico imediato.

Como ocorre a a parafimose?

A parafimose é uma condição que afeta apenas homens não circuncidados. Ela se desenvolve quando o prepúcio não pode mais ser puxado para a frente sobre a ponta do pênis. Isso faz com que o prepúcio fique inchado e preso, o que pode retardar ou interromper o fluxo de sangue até a ponta do pênis. A condição pode levar a complicações graves se não for tratada.

A parafimose ocorre com mais frequência quando um profissional de saúde lida com o prepúcio indevidamente. Eles não podem retornar o prepúcio de volta à sua posição normal após um exame físico ou procedimento médico.

A parafimose não deve ser confundida com fimose. A fimose é uma condição na qual o prepúcio não pode mais ser puxado para trás da ponta do pênis. Geralmente ocorre em crianças mais novas e geralmente não é uma condição séria.

A parafimose, no entanto, é uma condição de emergência. Contate o seu médico ou dirija-se imediatamente ao hospital se tiver sintomas de parafimose.

Quais são os sintomas da parafimose?

O principal sintoma da parafimose é a incapacidade de retornar o prepúcio à sua posição normal sobre a ponta do pênis. O prepúcio e a ponta do pênis podem estar inchados e doloridos. A ponta do pênis também pode ser vermelho escuro ou azul devido à falta de fluxo sanguíneo.

Chame seu médico imediatamente se você descobrir algum destes sintomas.

O que causa a parafimose?

A parafimose ocorre mais comumente quando um profissional de saúde se esquece de puxar o prepúcio de volta à sua posição normal após um exame ou procedimento médico.

Outras causas de parafimose incluem:

  • ter uma infecção
  • experimentando trauma físico na área genital
  • puxando o prepúcio para trás com muita força
  • ter um prepúcio mais apertado que o normal
  • tendo um prepúcio que foi puxado para trás por um período prolongado

Como a parafimose é diagnosticada?

Seu médico pode diagnosticar a parafimose simplesmente realizando um exame físico e inspecionando o pênis. Eles também perguntarão sobre seus sintomas e quaisquer outros problemas que você possa ter com o pênis ou o prepúcio.

Como é tratada a parafimose?

O tratamento irá variar dependendo da sua idade e da gravidade da sua condição. Em geral, o primeiro passo no tratamento da parafimose é reduzir o inchaço. Seu médico pode fazer o seguinte:

  • aplique gelo na área
  • coloque um curativo ao redor do pênis
  • use agulhas para drenar pus ou sangue
  • injetar hialuronidase, que é uma enzima que ajuda a reduzir o inchaço

Seu médico também pode fazer uma pequena incisão para aliviar a tensão, mas eles só farão isso em casos graves.

Uma vez que o inchaço é reduzido, o seu médico irá mover o prepúcio de volta à sua posição. Isso pode ser muito doloroso, então você provavelmente receberá analgésicos antes do início do procedimento. Os analgésicos podem incluir um anestésico, um bloqueio nervoso ou um narcótico oral.

Durante o procedimento, o seu médico irá primeiro lubrificar o pênis e o prepúcio. Eles então apertarão suavemente a ponta do pênis enquanto também puxarão o prepúcio.

Uma circuncisão completa, ou remoção do prepúcio, pode ser necessária em casos muito graves de parafimose. Isso também impedirá que a condição aconteça novamente.

Certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do seu médico após cada procedimento e de tomar qualquer medicação prescrita. Seu médico lhe ensinará como limpar e cuidar da ponta do pênis após o tratamento.

Chame seu médico imediatamente se você desenvolver uma febre alta e se você ainda estiver sentindo dor após o tratamento. Esses sintomas podem indicar uma infecção, que deve ser tratada com antibióticos.

Quais são as complicações potenciais da parafimose?

A parafimose pode levar a sérias complicações se não for tratada rapidamente. A condição pode causar redução do fluxo sanguíneo no pênis, que priva os tecidos do oxigênio. Quando isso acontece, a parafimose pode resultar em:

  • uma infecção grave
  • danos na ponta do pênis
  • gangrena , ou morte do tecido, resultando na perda da ponta do pênis

Qual é a perspectiva para pessoas com parafimose?

As chances de uma recuperação completa são altas quando a parafimose é tratada imediatamente. Uma vez que o inchaço é reduzido e o prepúcio é devolvido à sua posição normal, a maioria das pessoas se recupera sem complicações.

Como pode ser evitada a parafimose?

Uma circuncisão completa pode prevenir a parafimose. Se você não for circuncidado, a parafimose pode ser evitada por:

  • praticando boa higiene e limpando a ponta do pênis regularmente
  • sempre colocando o prepúcio sobre a ponta do pênis depois de ter sido puxado para trás para limpeza, relação sexual ou micção
  • certificando-se de que um profissional de saúde tenha puxado o prepúcio de volta à sua posição normal após um exame ou procedimento
  • nunca deixando o prepúcio atrás da ponta do pênis por longos períodos de tempo

Fontes:

Parafimose: Opções Atuais de Tratamento por JM Choe, MD (12/15/00, http://www.aafp.org/afp/2000/1215/p2623.html )

Deixe uma resposta