Santos está localizada em uma ilha no litoral sul de São Paulo, são apenas 70 km de distância da capital. O acesso é feito por modernas rodovias e Santos une uma riqueza ecológica, cultural e histórica que a transforma em um ótimo destino para ser visitado.
A cidade praiana é privilegiada pelo sol e por um mar extenso de águas calmas, mas não é só isso, Santos possui uma infraestrutura de metrópole e oferece atrações durante o ano todo para todas as idades.
Santos ainda se destaca por ser uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e turismo de negócios, pois possui um dos maiores complexos de eventos do país.
Centro histórico de Santos
Voltar ao passado com realismo faz parte dos privilégios proporcionados por Santos. O Centro Histórico preserva importantes edifícios, ruas, praças, igrejas e monumentos históricos que se constituem num dos maiores acervos arquitetônicos e artísticos do país.
Com sua beleza arquitetônica, obras de arte e uma história que remonta ao século XVII, as igrejas do Centro merecem uma visita. Passeio que se torna ainda mais especial graças à monitoria a cargo de integrantes do Projeto Vovô Sabe-tudo, que ressaltam as curiosidades e o histórico de cada templo.
É no Centro Histórico que está o vestígio de ilustres santistas como o famoso pintor Benedicto Calixto; José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência; e Bartolomeu de Gusmão, conhecido como o padre voador.
Orla de Santos
Reconhecido pelo Guinness World Records como o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, essa vegetação arremata toda a faixa de areia, desde o José Menino até a Ponta da Praia.
A Ponte Edgard Perdigão é muito famosa na cidade, é de lá que partem escunas para vários roteiros na Baía de Santos. No passeio pelo Estuário e o Canal de Bertioga, o destaque fica para o porto e seus armazéns, as construções antigas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Ilha Barnabé, a antiga Base Aérea de Santos e a Ilha Diana.
O visitante pode encontrar também o Deck do Pescador, local preferido de admiradores da pesca e espaço privilegiado de observação do movimento de navios na entrada do Estuário de Santos, um dos cartões-postais da cidade. Quem pesca durante o dia pode fisgar peixes como perna-de-moça, robalo, caratinga e baiacu. Já quem prefere a madrugada, pode conseguir até um peixe-espada.
Os jardins da praia também possuem uma ciclovia que margeia toda a orla, ideal para praticar exercícios físicos ou apreciar a vista.
Ecoturismo
Aos amantes de aventura, há diversas trilhas na Área Continental, uma cachoeira de 10 metros de altura que desce sobre uma enorme rocha e forma uma imensa piscina natural. A adrenalina também corre solta no ecoturismo com as subidas íngremes, mas recompensadas pela vista diferenciada.
Aqueles que preferem mergulhar devem conhecer a Laje de Santos, um lugar inesquecível pela água cristalina, diversidade de espécies do mundo aquático e preservação ambiental.
Opções de lazer:
Aquário de Santos
Segundo parque público em visitação no estado de São Paulo, atrás apenas do Zoológico da capital, é um lugar de lazer, diversão, cultura e pesquisa, expondo centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática de diversas partes do mundo. São milhares de animais, de águas doce e salgada, que vivem em seu habitat natural reconstituído e fazem do lugar a atração mais visitada de Santos. Atrações à parte, a Fraldinha, o primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil, e o leão-marinho, Abaré Inti, encantam os visitantes.
Endereço: Praça Luiz La Scala, s/nº – Bairro: Ponta da Praia
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h45.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h45.
Nas temporadas de verão, funciona diariamente, das 9h às 18h45.
Orquidário Municipal de Santos
Parque zoobotânico, o Orquidário de Santos abriga em seus 24 mil m² espécies nativas, aspectos da mata natural, árvores frutíferas e muitas orquídeas. Em meio a essa exuberância vivem cerca de 400 animais, entre eles pavões, cutias, saracuras e jabutis, que passeiam livremente pelo parque, fazendo a alegria de crianças e adultos. Completando o cenário, e em espaços próprios, há espécies raras, algumas ameaçadas de extinção.
Endereço: Praça Washington, s/nº – Bairro: José Menino
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h às 18h e de segunda a sexta (exceto feriados), durante os meses de Março, Junho, Agosto e Novembro.
Bolsa Oficial de Café
Criado em 1922 para abrigar a principal Bolsa de Café e Mercadorias do mundo – na época, Santos era a maior praça cafeeira do planeta – o prédio, com cerca de 6 mil m², é considerado um dos mais belos do município. A construção, com mais de 200 portas e janelas, abriga desde 1998 o Museu do Café, onde se encontra uma cafeteria, ponto de encontro de quem trabalha no Centro Histórico e visita obrigatória para os turistas e obras de Benedicto Calixto.
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Bairro: Centro Histórico.
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h (na temporada de verão, também às segundas-feiras), e aos domingos das 10h às 17h. A cafeteria permanece aberta de segunda a sábado das 8h às 18h e aos domingos das 10h às 18h.
Jardim Botânico Chico Mendes
Espaço verde com 90 mil m², conta com acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, divididas em 20 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, palmito com 65 espécies de palmeiras e espécies em extinção. Essa diversidade pode ser apreciada em passeio monitorado. O parque possui playground, dispõe de bancos e mesas de madeira, ideais para contemplação dos três lagos, que abrigam tilápias e carpas, e recebem frequentemente a visita de aves aquáticas.
Endereço: Rua João Fracarolli, s/nº – Bairro: Bom Retiro
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h.
Parque Municipal Roberto Mário Santini
O parque ocupa a plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro, onde estão instalados playground, pista profissional de skate com 1.100 m², ciclovia, mesas ao ar livre para jogos, Museu do Surfe, arquibancada com capacidade para 600 pessoas junto ao quebra-mar, torre de observação para jurados em competições de surf e áreas de convivência.
Há também heliponto, pistas para corrida e caminhada, estátua em homenagem à imigração japonesa e também o monumento da artista plástica Tomie Ohtake, com 15m de altura, em comemoração aos 100 anos do início da chegada do povo nipônico, tendo sido inaugurado em 2008.
Endereço: Av. Presidente Wilson, em frente ao nº 169 – Bairro: José Menino
Pinacoteca Benedicto Calixto
Imponente casarão restaurado do início do século XX, o local mantém, no andar térreo, exposição permanente de obras do pintor Benedicto Calixto e biblioteca de livros de arte, sendo também palco de vários eventos culturais. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Bairro: Boqueirão
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h.
Engenho dos Erasmos
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um dos primeiros engenhos de açúcar do país e sua data de construção é 1534. Doado à USP em 1958, desde 2004 desenvolve vários programas educacionais. O Engenho é pólo de realização de múltiplas atividades profissionais e nele trabalham e se aperfeiçoam historiadores, filósofos, arqueólogos, geógrafos, biólogos, engenheiros, arquitetos, jornalistas e educadores das mais diversas áreas.
Endereço: Rua Alan Cíber Pinto, 96 – Bairro: Vila São Jorge
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 16h.
Monte Serrat
Com 157 metros acima do nível do mar, o local possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade e também vistas parciais dos municípios de São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande. A construção da capela aconteceu entre 1598 e 1603, e o acesso ao santuário pode ser feito por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 402 degraus, que possui 14 nichos com representações da Via Sacra.
Endereço: Praça Correia de Mello, 33 – Bairro: Centro Histórico
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 20h, com saídas a cada meia hora (na alta temporada, saídas a cada 20 minutos).
Não perca tempo e programe sua viagem para Santos, uma cidade praiana encantadora!