Curitiba foi fundada no final do século XVII e, atualmente, é considerada uma das capitais mais modernas do país. Com planejamento e transportes urbanos exemplares, o município é dono de uma beleza natural e arquitetônica que deslumbra qualquer visitante. Os diversos cartões postais da cidade são interligados e podem ser visitados em passeios de ônibus, componentes do sistema de transporte inteligente, que disponibiliza também uma linha especial e turística com mais de 25 pontos pela metrópole.
Centro histórico
A cidade possui muitos monumentos, museus e memoriais concentrados principalmente em seu centro histórico. Toda essa área de Curitiba pode ser percorrida a pé, e o visitante pode caminhar desde o Marco zero, localizado na Praça Tiradentes, até o Mercado das Flores. No caminho é fácil se deslumbrar com a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, a Praça Santos Andrade, o Teatro Guaíra e o Paço da Liberdade – centro cultural que funciona na sede da antiga prefeitura e preserva a arquitetura neoclássica e os desenhos de Art nouveau.
Outro ponto imperdível do centro histórico curitibano é o Largo da Ordem. No local, um verdadeiro reduto da arquitetura colonial na cidade, é possível visitar diversos espaços culturais como o Museu Paranaense, além de bares e restaurantes. Em um passeio pelo Largo da Ordem, também é possível contemplar a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a mesquita Imam Ali e o Relógio das Flores.
Museus e galerias
Quem visita Curitiba não pode deixar de aproveitar toda a variedade de museus e galerias que a cidade tem a oferecer. Não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer, um dos mais famosos da cidade. O espaço é ideal para quem tem uma tarde livre para visitar exposições – temporárias e permanentes – ou apenas apreciar sua bela arquitetura.
Outro espaço imperdível é a Ópera do Arame, construída com estrutura tubular e teto transparente. O grande lugar foi inaugurado em 1992 em meio a lagos e cascadas do Parque das Pedreiras. O local abriga também o Espaço Cultural Paulo Leminski, em homenagem ao grande escritor curitibano.
Parques e bosques
A cidade também é conhecida por seus inúmeros espaços verdes. São mais de 15 bosques e parques distribuídos por seu território. O mais famoso deles é, sem dúvida, o Jardim Botânico da Cidade. Inaugurado em 1991, o lugar foi inspirado nos jardins franceses e conta com uma gigantesca estufa em vidro e metal que abriga espécies da flora brasileira. Quem visita o Jardim Botânico não pode deixar de percorrer o Jardim das Sensações: uma trilha de 200 metros pensada para que o visitante tenha uma experiência sensitiva com plantas e paisagens.
Outro parque que vale a pena visitar é o Tanguá. Criado no lugar onde funcionavam duas pedreiras, o espaço verde conta com lagos, fontes e mirantes que possibilitam vistas imperdíveis da capital e da mata que o rodeia.
Compras e vida noturna
Curitiba ainda conta com uma grande diversidade gastronômica, que pode ser aproveitada em um passeio noturno por seus bares e restaurantes, ou ainda em uma visita ao mercado municipal da cidade. Para quem gosta de compras, a cidade possui grandes centros comerciais e feiras de artesanatos.
Que tal conhecer a capital do Paraná? Encontre pacotes para Curitiba no Cidades do meu Brasil, faça a sua reserva e tenha uma ótima viagem!