A Ilha de Alcatraz está localizada no meio da Baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.
Alcatraz quer dizer Ilha das Gaivotas. A Ilha recebeu esse nome por conta da quantidade de pássaros que existia no local.
O local também é chamado de “A Rocha”, uma vez que já foi um deserto sem água e plantas. Nesse tempo, a Ilha servia somente como santuário de pássaros.
A Ilha era usada como base militar, entre os anos de 1850 a 1930. Em 1853 foi construído na ilha um forte militar que abrigava uma guarnição de cerca de 200 soldados. Mas, com o avanço da tecnologia bélica, o forte acabou perdendo sua utilidade.
A transformação da base militar de Alcatraz em prisão
Em 1934, Alcatraz foi convertida para uma prisão de segurança máxima, vindo a ser fechada em 1963.
No forte foram construídos grandes blocos de celas, aproveitando algumas estruturas menores que já existiam.
Haviam dois blocos que eram ligados por uma ala. De acordo com lendas sobre a prisão, o espaço em que estava a ala escondia uma estrutura subterrânea usada para tortura dos presos.
Durante seu tempo de funcionamento estiveram na prisão alguns dos maiores criminosos norte-americanos.
Presos que tentaram fugir de Alcatraz morreram
Durante quase três décadas de funcionamento, nunca houve uma fuga bem-sucedida em Alcatraz. Nas tentativas de fugir, os presos ou foram mortos ou se afogaram na Baía de São Francisco.
Em 1962, três fugitivos. Frank Morris e os irmãos Clarence e John Anglin, desapareceram de suas celas.
As poucas provas que foram encontras levam a crer que eles morreram. Entretanto, eles oficialmente estão na lista de desaparecidos.
Em 1979, foi feito um filme sobre a fuga chamado “Escape from Alcatraz“, com Clint Eastwood.
Fechamento da prisão de Alcatraz
Para que Alcatraz fosse fechada e desativada como prisão, o procurador-geral Robert Kennedy demonstrou que manter a prisão custava três vezes mais do que qualquer outra.
Assim, os presos e funcionários acabaram transferidos para a Penitenciária de Marion, em Illinois.
Após o fechamento da prisão, em 1969, um grupo de nativos norte-americanos criou um movimento de ocupação da ilha, que era baseado em um tratado federal datado de 1868 que permitia aos nativos utilizar todo território que não fosse usado pelo governo ativamente. Esta ocupação durou quase dois anos.
Série de TV foi feita sobre o lugar
Em 2012, estreou nos Estados Unidos a série Alcatraz, produzida por J.J Abrams, que ficou famoso por séries como Fringe e Lost.
A série era uma produção do canal FOZ e narrava o desaparecimento de 63 homens, entre guardas e prisioneiros, durante o transporte para fora da Ilha, no dia que a prisão foi fechada oficialmente.
Apesar de ter tido boas criticas, a série foi cancelada após a primeira temporada.
Alcatraz virou atração turística
Em 1976, o Complexo de Alcatraz foi incluso no Registro Nacional de Lugares Históricos. Em 1986, foi declarado um Marco Histórico Nacional.
Desde 1980 foi aprovado um projeto de promoção turística na ilha.
Além de apreciar a bela vista de São Francisco e a fauna e a flora local, é possível também entrar nas dependências da prisão e fazer um tour que explica a história do local.
Os ingressos para visitar a Ilha são vendidos no site da empresa Alcatraz Cruises, que opera os passeios.