O Kraken é uma criatura marinha que por muito tempo fez parte do folclore nórdico. Trata-se de uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios que navegavam no Mar da Noruega.
Contudo, a criatura poderia migrar e aterrorizar todo o Atlântico Norte. Assim, o Kraken era muito temido por marinheiros.
Para enfrentar os perigos do mar, os vikings pediam a Thor, deus do trovão, para os proteger dos perigos, o que incluía o Kraken.
Há culturas que associam o Kraken à uma espécie de lula gigante e acreditam que este era o grande erro de Poseidon, o deus do Mar, pois se tratava de um animal que foi rejeitado para ser o representante do mar e por conta da vergonha da rejeição foi escondido nas profundezas do oceano.
Diz a lenda que a criatura mitológica armava redemoinhos para arrastar navios e com seus tentáculos destruía as embarcações. Além de afundar os navios, o Kraken também devorava todos os que estavam a bordo.
No fundo do oceano, o monstro teria evoluído e procriado. Dessa forma, podemos vê-lo nas lulas menores, que seriam comandadas por essa maior que patrulha o mar.
Monstro também poderia trazer fartura aos pescadores
O Kraken também poderia ser bom para os pescadores que conseguissem escapar de sua fúria e soubessem aproveitar as oportunidades.
Apesar de ser muito cruel, conta a lenda que quando o monstro marinho saia da água, um grande cardume de peixes caiam em cascata, o que era sinônimo de pescaria farta.
Lula gigante encontrada reforçou a existência do Kraken
Há diversos escritos sobre este animal na literatura e até mesmo incursões em pesquisas científicas atuais.
Os mais céticos, associam a lenda do Kraken ao ataque de lulas gigantes ou colossais a pequenos navios. Acredita-se que isso serviu de inspiração para o mito.
Vale lembrar que as maiores espécies de lula ultrapassam facilmente 14 metros e elas atacam prendendo seus tentáculos às presas.
Em 1853, tudo se tornou mais factível quando uma espécie de lula gigante foi encontrada encalhada em uma praia da Dinamarca. O animal foi registrado sob o nome científico de Architeuthis dux.
A grande diferença desta lula gigante encontrada é que ela não representa risco à vida humana, por habitar as camadas mais profundas do mar.
A Architeuthis dux possui os maiores olhos do reino animal, que possibilitam uma visão aguçada no mundo do mar.
Kraken nos cinemas
O filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, de 2006, se utiliza da mitologia do Kraken com um monstro marinho perigosíssimo que arrasta as pessoas para as profundezas abissais dos oceanos.
Há também uma clara referência ao Kraken no filme Fúria de Titãs de 1981 e no remake de 2010. Na trama o monstro marinho é criado por Cronos para defendê-lo. O filme faz referências à diversos elementos mitológicos, em especial aos deuses gregos.