A Fortaleza dos Reis Magos é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil. Apesar disso, algumas pessoas ainda não conhecem a importância histórica desse lugar incrível.
O lugar, que também é conhecido como Forte dos Reis Magos, ou simplesmente O Forte, tem um importante valor histórico para o Brasil. Afinal, é o marco inicial da capital Natal do Rio Grande do Norte. E sua construção remota ao ano de 1599.
Então, se você nunca ouviu falar dessa fortaleza, ou quer aprofundar seus conhecimentos, não deixe de ler esse artigo até o final. Pois, preparamos uma série de curiosidades e fatos sobre esse lugar! Além de algumas dicas de visitação e turismo.
O que é a Fortaleza dos Reis Magos?
A Fortaleza dos Reis Magos é uma antiga construção militar. O Forte se localiza na parte direita da barra do Rio Potengi, na capital Potiguar Natal
.Com uma planta poligonal e irregular, é uma fortaleza com inspiração indígena. Pois, é feita para ser a primeira linha de defesa da Barra do Potengi.
Na ocasião do inicio de sua construção corsários franceses ameaçavam o domínio de Portugal sobre o litoral nordeste brasileiro. Portanto, era necessário erguer uma linha de defesa com urgência.
A solução: construir o Forte dos Reis Magos. Que que leva esse nome porque começou a ser construída no de Reis, em 06 de janeiro de 1598.
Uma fortaleza incomum
A Fortaleza dos Reis Magos tem um formato peculiar, já que é construída na forma de uma estrela de 5 pontas. Mas, graças a isso, o forte teve uma defesa quase impenetrável.
O padre Jesuíta Gaspar de Samperes, algumas vezes chamado Gonçalves de Samperes. Pois, este era aluno do famoso arquiteto militar, o italiano Giovanni Battista Antonelli. Logo após sua finalização, uma guarnição de duzentos soldados o ocupou.
Para erguer sua estrutura, os materiais utilizados foram:
- Pedras;
- Cal;
- Alvenaria (areia e barro)..
Apesar de incomum para os padrões atuais, o polígono estrelado uma planta comum para fortes miliares daquele período. Portanto, a Fortaleza dos Reis Magos é uma construção militar clássica do século XVII.
O que há para ver na Fortaleza dos Reis Magos?
De inicio, o forte que recebe o nome de Fortaleza da Barra do Rio Grande, mas é rebatizado posteriormente, era uma construção solitária a beira-mar. Porém, com o tempo, uma cidade se forma em seus arredores. Nascia a cidade de Natal.
Atualmente, Fortaleza dos Reis Magos é um principais pontos turísticos da cidade de Natal. E de todo o estado do Rio Grande do Norte.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Forte em muitas coisas interessantes para qualquer visitante conferir. Então, confira a seguir o que você não pode deixar de ver caso visite a fortaleza.
O piso com mais de 400 anos de idade
Uma das partes mais conservadas da Fortaleza dos Reis Magos é o piso. Pois, ele é original, o que significa que tem mais de 400 anos de idade.
Dessa forma, se algum dia você visitar o Forte não se esqueça de olhar para baixo. E preste atenção em cada detalhe.
Afinal, você estará literalmente pisando em um pedaço da história brasileira.
Canhões originais
Bom, como mencionado, a Fortaleza é uma construção militar. E na época de sua construção os canhões eram armas de defesa e ataque essenciais. Já que era uma das principais formas de atacar. E causar grandes estragos a distância.
No Forte, você pode conferir os canhões de ferro originais, que ficam no alto da construção.
Mais um detalhe significativo para conferir de perto, fotografar e nunca mais esquecer.
Fortaleza dos Reis Magos: uma prisão e uma capela
Na Fortaleza dos Reis Magos a religiosidade cristã e o rigor das leis dos homens na época andavam lado a lado. Já que na parte interna do Forte há uma pequena capela, que só é acessível de dentro da Fortaleza.
Porém, no parte mais baixa da Fortaleza, há um calabouço onde os prisioneiros eram deixados para morrerem afogados quando a maré subia.
Afinal, você só pode entrar na fortaleza durante a maré baixa. Pois, na maré alta a construção fica cercada de água em toda sua parte inferior. Como resultado, ninguém entra e ninguém sai.
Há ainda um depósito de pólvora e armas na parte superior do Forte. A pequena construção retangular tem um cúpula em forma de pirâmide.
E o Marco de Touros?
A Fortaleza dos Reis Magos abrigou o Marco de Touros. Uma pedra de mármore, que originalmente ficava na Praia de Touros.
Esse marco com a cruz de malta gravada é creditado ser a primeira marca da posse da Coroa Portuguesa sobre as terras brasileiras. Pois, foi fixado na praia pelos colonizadores portugueses em 1501.
Porém, o marco havia sido removido para o forte por questões de preservação histórica. E esteve lá até bem pouco tempo.
No entanto, quem quiser visitar o Marco agora precisa ir ao Museu Câmara Cascudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já que a peça foi transferida para lá em abril de 2021.
Como visitar o Forte dos Reis Magos?
A Fortaleza dos Reis Magos é aberta a visitação para o público de terça-feira até domingo. Já o horário é das 8 horas da manhã até as 16:30 da tarde.
Para entrar paga-se um valor simbólico de 3 reais, que é direcionado a manutenção do local. Pois, o Forte é administrado pela Fundação José Augusto, entidade do Governo do Rio Grande do Norte.
Vale lembrar que para chegar até a fortaleza é necessário percorrer uma passarela de 500 metros até a entrada. Um trajeto com vista para o Rio Potengi, Ponte Newton Navarro e a Praia do Forte. Portanto, bem ideal para fotos de recordação!
Concluindo
Espero que você tenha gostado de conhecer mais de perto a Fortaleza dos Reis Magos. E, se for visitar o Forte, já sabe: olho nos detalhes. Principalmente, se você for um apaixonado por história.
Quer mais dicas sobre a capital Potiguar? Então, aproveite e leia: o que comer em Natal, no Rio Grande do Norte.
Você já visitou ou pretende visitar o Forte dos Reis Magos? Conte nos comentários!