Pensando em adquirir o seu primeiro carro ou a sua moto? Ou está querendo trocar de veículo? Independente do motivo, o financiamento pode ser uma boa opção para você.
Mas, antes de ir atrás de um financiamento de carro ou moto, você precisa saber mais sobre esse procedimento.
E, por causa disso, montamos esse guia de informações completo para quem quer financiar um veículo ou para aqueles que querem saber mais sobre o assunto.
Financiamento de carros e motos: conceito
De forma simplificada, o financiamento de carros e motos é bem parecido com um empréstimo. Para fazê-lo você precisa pegar uma linha de crédito em uma instituição bancária ou financeira a fim de adquirir o seu automóvel.
O financiamento é muito procurado por quem não dispõe do dinheiro total para cobrir o valor da compra de um carro ou de uma moto.
Com ele, as pessoas conseguem comprar um veículo e pagar mensalmente um valor de parcela previamente acordado.
Por conta dessa maior facilidade, o financiamento é um setor da economia que tem crescido bastante.
Para se ter noção, no primeiro semestre de 2021 e mesmo em meio a pandemia, as vendas financiadas de carros e motos contabilizaram um total de 2,9 milhões de unidades – de acordo com dados de uma pesquisa da B3.
Financiamento de veículos em casos de renda baixa
Muitas pessoas perguntam: “É possível financiar um carro ou uma moto mesmo não dispondo de uma renda alta?”
E a resposta é simples: Sim. Você pode fazer um financiamento de um veículo – carro ou moto, novo ou usado – partindo de qualquer valor de renda.
A única ressalva é respeitar o que diz a Lei de Comprometimento de Renda: resumidamente, as parcelas provenientes de um financiamento não podem superar os 30% do salário de quem está financiando.
Contudo, se a pessoa que está buscando o financiamento unir o valor de sua renda ao valor da renda de seu cônjuge, as parcelas podem atingir valores maiores.
Conhecendo as modalidades de financiamento de carros e motos
Se você já decidiu que quer optar pelo financiamento para adquirir um veículo, é importante conhecer os diferentes tipos de financiamentos e se atentar aos pormenores de cada um deles.
1 – Crédito Direto ao Consumidor
Esse tipo de financiamento é bem semelhante a um empréstimo. Nesse caso, você optará por determinada instituição bancária ou financeira e pedirá um crédito – o valor que você precisa para custear o seu veículo.
Mediante uma análise prévia, a instituição concederá o valor necessário, mas será acordado uma taxa de juros, que será inclusa no valor total.
Uma das exigências a ser cumprida nesse tipo de financiamento é a de que o carro ou a moto comprada a partir do crédito liberado não poderá ser negociado até que as parcelas sejam quitadas totalmente.
É uma boa opção para quem deseja adquirir um veículo e não tem o dinheiro todo para custeá-lo à vista.
Além de tudo, as taxas de juros são previamente acordadas e não sofrem alterações ao longo do pagamento das parcelas.
2 – Leasing
Nesse tipo de financiamento, você receberá um crédito de um banco e a partir disso o banco será o proprietário do seu carro ou da sua moto.
“Mas, como assim?”
Calma, te explicaremos melhor: o veículo será seu, estará em sua posse e uso total, no entanto, apenas será uma propriedade inteiramente sua quando as parcelas forem totalmente quitadas.
É necessário estar com o planejamento financeiro em dia, porque em caso de inadimplência, o banco poderá tomar o seu veículo e você não contará com o retorno do dinheiro investido.
3 – Consórcio
Nessa modalidade de financiamento, você não contará com um banco ou outras instituições financeiras e sim, com o serviço de administradoras especializadas.
Partindo para a prática, nesse caso, você paga parcelas mensalmente, porém apenas receberá o valor de crédito necessário para custear a sua moto ou carro quando pagar tudo.
Outra diferença é o fato de que as parcelas podem ter o seu valor alterado, de acordo com a valorização do veículo de interesse, por exemplo.
Benefícios do financiamento de carro ou moto
Aprendeu tudo sobre como funciona o financiamento e conheceu as suas modalidades, mas ainda não tem certeza se o financiamento de veículos é uma boa ideia?
Fique agora com alguns benefícios de se optar pelo financiamento para adquirir o seu carro ou a sua moto.
- Valores negociáveis: Hoje em dia, há muitas opções de financiamento veicular em diversas instituições bancárias e financeiras. Isso quer dizer que você possui muitas opções para escolher onde realizar essa transação, a depender das regras, valor das parcelas e taxas de juros que melhor se aplicam ao seu orçamento.
- Antecipação de pagamento: Se você entrou em um acordo em determinado banco acerca dos valores e quantidades de parcelas, mas a sua situação financeira melhorou de uns tempos pra cá, você pode antecipar o pagamento de parcelas. Esse processo é conhecido como “Amortização” e possibilita que haja uma diminuição das próximas parcelas, mediante o adiantamento de alguma (s).
- Rapidez no processo: A partir do momento que a parte burocrática foi tratada e o seu financiamento foi liberado, você já pode ir a compra de seu carro ou de sua moto. Isso significa uma maior rapidez no processo de compra quando comparado, por exemplo, a uma economia de anos e anos.
Por onde começar?
Para realizar a solicitação de seu financiamento veicular, você deve primeiramente escolher o modelo do carro ou moto e decidir se será novo ou usado.
Feito isso, você deve procurar por uma instituição financeira que disponibilize essa linha de crédito.
Lembre-se de que há muitas opções no mercado, sendo indispensável uma boa pesquisa acerca das melhores regras, menores taxas de juros e valores negociáveis.
Feita a melhor escolha, você estará à mercê de uma análise de crédito e logo depois já saberá o resultado e quem sabe já estará até apto a comprar o seu veículo.