Os carros estão em constante evolução e em um ritmo acelerado, porém, as estradas que são os locais por onde esses automóveis circulam não estão seguindo essa atualização e os veículos necessitam da estrada do futuro.
Hoje em dia, o máximo que pode ser visto nas estradas de atualização eletrônica são os bons asfaltos e os sistemas de sinalização.
Sendo assim, as estradas ainda devem soluções modernas e inteligentes que podem proporcionar segurança e reduzir desperdício de recurso.
No entanto, diversas organizações, principalmente na Europa, estão desenvolvendo projetos que prometem inaugurar as estradas do futuro, tornando as rodovias mais racionais, assim como ruas e estacionamentos.
As metas podem ser consideradas ousadas, como fazer a substituição do asfalto por plástico reciclado, além de seguir o objetivo claro de sustentabilidade.
Um bom exemplo é que grande parte do plástico poderia ser resgatado de lagos, rios e oceanos e utilizados para fazer a substituição das estradas no futuro.
Essa solução possui totalmente um viés da tecnologia, já que as placas de plástico pré-moldadas possuem em sua base um vão que poderia ser utilizado para passar cabos e tubulações.
Quer conhecer alguns conceitos de estradas do futuro interessante? Fique atento a esse texto.
Estradas do futuro: 4 conceitos de como podem ser os caminhos daqui há alguns anos
1 – Plástico armado
Algumas grandes multinacionais da Europa estão fazendo investimentos de forma intensa nos pisos de plásticos reciclados, que também são pré-moldados e com a presença de vão inferiores
Esses vãos inferiores podem até mesmo colocar em práticas diversos tipos de tecnologia (que ainda serão discutidas nesse texto).
De acordo com a Plastic Road, um exemplo dessa estrada, que possui o formato de ciclovia em sua primeira versão, já está em teste na Holanda, que é um país cada vez mais se adaptando a experiências voltadas a mobilidade.
Características dessa estrada
A sua estrutura do futuro das estradas de plástico armado seria toda de plástico e haveria galerias com cabos e tubos.
2 – Luz de acordo com a demanda
Esse tipo de estrada no futuro possui o objetivo de diminuir gastos com energia nos postes de luz em estradas cujo movimento noturno é pouco.
Com o auxílio de sensores na pavimentação seria possível iluminar a pista apenas quando o carro estivesse passando e a luz acompanharia esse veículo durante todo o percurso.
Há também uma outra tecnologia, que os testes já vêm sendo realizados na Holanda e utiliza a tinta fotoluminescente, que absorve luz durante o dia e faz com que as faixas de divisão das pistas brilhem fortemente ao anoitecer.
O que é fundamental nesse tipo de estrada do futuro?
As estradas do futuro que utilizam luz sob demanda necessitariam de tintas luminescentes e de sensores de movimento ou leds.
3 – Estrada solar
Outra inovação do futuro das estradas é a estrada solar que é desenvolvida com grandes placas solares no piso que podem aproveitar a energia do sol para iluminação.
Assim como também para sinalização por leds de forma interativa, derretimento de gelo e até mesmo carregar carros elétricos em movimento, em uma faixa de rolamento exclusiva.
A estrada solar é realmente viável?
Os pesquisadores de Idaho, estado americano, Scott e Jullie Brusaw, criaram o Solar Roadway e conseguiram arrecadar US$ 1 milhão para poder realizar o primeiro estacionamento teste com os pisos solares.
4 – Estrada porosa
Um asfalto poroso capaz de absorver 880 galões de água em cerca de 1 minutos chamou atenção em um vídeo publicado na internet há anos atrás.
É um projeto que foi desenvolvido e colocado em prática em um estacionamento teste e pode ser usado como uma estrada no futuro.
É uma forma de eliminar os alagamentos e também de facilitar a absorção da água, sendo assim, a erosão será evitada e a vida da estrada irá durar mais tempo.
As estradas do futuro possuem a função de melhorar a vida dos condutores aliada as estratégias sustentáveis, sendo assim, são benefícios para a população geral.
Confira as mais incríveis estradas do mundo e inspire-se para pegar a estrada:
https://www.youtube.com/watch?v=tojEQBfRZLg