O mel é um alimento que possui muitos benefícios à saúde. Ele é composto de monossacarídeos (açúcares simples), como frutose, glicose e galactose e polissacarídeos (açúcares complexos), como a sacarose e também vitaminas e sais minerais.
Contudo, é essencial que o mel esteja natural e puro, para que você possa usufruir de todos essas propriedades
A seguir, conheça 8 benefícios do mel para a saúde:
1. Auxilia o sistema respiratório
O mel possui ação antibacteriana que agem contra os micro-organismos que são causadores de infecções respiratórias, como bronquite, pneumonia, sinusites e resfriados.
Ao ser associado com a própolis, que é rico em flavonoides, , o mel se torna ainda mais eficaz no combate das doenças respiratórias.
Em relação à dor de garganta, o mel atua aliviando o desconforto e os sintomas da inflamação.
2. Faz bem para a pele
Por ser rico em antioxidantes em sua composição, como flavonoides, ácidos fenólicos e carotenoides, o mel é excelente para a prevenção do envelhecimento da pele e também para a hidratação.
Além disso, o mel também é um excelente cicatrizante devido ao seu poder antibacteriano.
3. Ajuda no relaxamento
O consumo regular do mel estimula a produção de serotonina, que é o neurotransmissor que está relacionado à sensação de prazer e bem-estar.
Sendo a substância uma fonte de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, os níveis de estresse no corpo são reduzidos.
Por conta da sensação de bem-estar e relaxamento, o sono também apresenta melhoras, fazendo com que a pessoa tenha mais disposição para suas atividades diárias.
4. Favorece o emagrecimento saudável
O índice glicêmico do mel é mais saudável para o organismo do que o do açúcar refinado. Além disso, ele acelera o metabolismo, promovendo a queima de gordura e consequentemente a perda de peso.
Além disso, por ser mais doce que o açúcar refinado, a pessoa tende a consumir uma quantidade menor de mel. Por isso, o mel está liberado em sua dieta, desde que consumido com moderação, é claro.
5. Dá mais energia e disposição
Estudos científicos comprovaram que o mel é uma fonte de energia bastante consistente.
Assim, a pessoa que consome uma pequena quantidade de mel mantém o nível de energia estável e tem mais disposição para as atividades do dia-a-dia e prática de exercício físico.
6. Corta o efeito da ressaca
Se você está enfrentando uma ressaca, o mel ajuda a metabolizar o álcool mais rapidamente.
Isso porque, o mel tem a frutose em sua composição, que atua no mesmo metabolismo que o álcool, o que faz com que o nível alcoólico no sangue diminua e os sintomas da ressaca sejam amenizados.
Assim, beber muita água e uma colher de mel após uma noite de bebedeira faz com que a ressaca passe rapidinho.
7. Fortalece o sistema imunológico
Por ser um poderoso antioxidante, o mel atua para deixar o sistema imunológico fortificado, fazendo com que o organismo esteja preparado e produza anticorpos para combater as doenças.
Além disso, o mel é rico em minerais como magnésio, cobre, zinco, ferro e fósforo.
8. Ajuda na memória
Por ser altamente energético, o mel ativa a memória.
É preciso levar em consideração que o cérebro precisa de aproximadamente 20% da energia disponível em nosso corpo.
Assim, tomar uma colher de mel no café da manhã ajuda na ativação cerebral, fazendo com que haja benefícios em relação à memória e concentração.