em

Como funciona o Prouni?

Como funciona o Prouni?

Motivado para realizar um curso superior de alta qualidade que garanta o seu futuro e o de sua família? Esta é uma aspiração comum, correto? E se as despesas forem totalmente cobertas, seria ainda melhor, não é mesmo? Com isso, você não precisará trabalhar para ajudar a custear as mensalidades, apenas precisará estudar e se dedicar ao máximo. Mas, como conseguir isso? Por meio de universidades federais? Sim e não. Saiba que você pode conseguir bolsas de estudo integrais por meio do PROUNI, e hoje vamos discutir como isso é possível.

O que é o PROUNI?

O PROUNI, sigla para Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa criada pelo governo federal em 2005. Seu principal objetivo é proporcionar bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de todo o Brasil em instituições de ensino superior privadas. Até hoje, proporciona que milhão de estudantes iniciem seus estudos por meio deste benefício.

Esta iniciativa representou uma grande conquista social no país, já que democratizou o acesso ao ensino superior para alunos de baixa renda, ampliando a possibilidade de ascensão social por meio da educação.

Agora, quais são os requisitos para participar do PROUNI? Você deve estar se perguntando. Podem participar os estudantes que ainda não possuem diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das seguintes condições:

Requisitos para Participar do PROUNI

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério em educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da escola. Neste caso o professor poderá concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Tipos de Bolsas do PROUNI

Como dissemos antes, existem 2 tipos de bolsas que são oferecidas aos alunos, as bolsas integrais e as bolsas parciais, onde o aluno deverá arcar com 50% do valor do curso e os demais 50% ficam por conta do governo federal.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrição e Processo Seletivo do PROUNI

O processo de inscrição é gratuito e efetuado exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni.

São realizados dois processos seletivos do Prouni por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre, ofertando as vagas remanescentes do primeiro semestre. Para se inscrever ás vagas do 2º semestre as situações de renda familiar e condições em que o aluno estudou no ensino médio permanecem as mesmas.

A Importância do ENEM

Além destas condições há uma que pode ser considerada, talvez, a mais importante de todas: A nota do Enem. Todos os candidatos que sonham com uma vaga do Prouni deverão ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio na edição imediatamente anterior e obtido uma média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Ok, você fez o Enem, tirou uma nota acima da necessária, acessou o site no período correto e se inscreveu no Prouni, mas e como acompanhar seu processo? Bom, como dissemos você pode morar e prestar o enem no Rio Grande do Sul e concorrer a um curso em uma universidade do Maranhão, dessa forma a concorrência deve ser grande, certo? Você poderá acompanhar as notas de corte que são atualizadas diariamente a partir do segundo dia da inscrição, no próprio site.

O mais interessante é que se sua nota for superada e você ver que não foi mais conseguir sua bolsa é possível alterar suas opções de curso e readequar-se, conseguindo assim a tão sonhada vaga no ensino superior. O candidato poderá escolher até 2 opções de curso simultaneamente.

A 1º chamada ocorre geralmente no inicio do primeiro semestre, onde os estudantes selecionados deverão levar os documentos para providenciar sua inscrição. A 2ª chamada ocorre aproximadamente no mês de fevereiro. Se mesmo assim você não for contemplado poderá ingressar na lista de espera, mas não esqueça: Quem entra na lista de espera também deve entregar documentos, isso geralmente ocorre na segunda quinzena de fevereiro.

Legal, hein? E você, prestou o Enem este ano? Aqui vai uma última informação pra lhe convencer ao fazer o Enem ano que vem, caso não tenha feito este ano: Mais de 1.100 universidades particulares já adotaram o sistema e estão concedendo bolsas através do programa, além disso, as universidades federais estão abandonando o sistema tradicional de vestibulares e utilizando SOMENTE o Enem. Quer exemplos?

  • UnB (Universidade de Brasília) – Oferece 50% das vagas pelo Eneme 50% pelo PAS no 1º semestre e vestibular no 2º semestre;
  • UFG (Universidade Federal de Goiás) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do sul) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFAL (Universidade Federal de Alagoas) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFC (Universidade Federal do Ceará) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFPB (Universidade Federal da Paraíba) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFAC (Universidade Federal do Acre) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – todas as vagas pelo Enem;
  • UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFF (Universidade Federal Fluminense) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – 30% das vagas pelo Enem;
  • UFPel (Universidade Federal de Pelotas) – todas as vagas pelo Enem;
  • FURG (Universidade Federal de Rio Grande) – todas as vagas pelo Enem;
  • Muitas outras.

O FIES como Alternativa

E uma última informação, imagine a situação: Se você almejava uma bolsa integral, mas só conseguiu a de 50%, não se desespere. O governo federal tem outra excelente iniciativa para garantir seus estudos: O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. O FIES é um programa que financia a graduação no Ensino Superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. O estudante pode solicitar o financiamento a qualquer momento, diretamente com a instituição de ensino.

Mais informações no site oficial do PROUNI e no site do MEC. Ficou alguma dúvida? Pergunte aqui abaixo em nossos comentários e lhe responderemos rapidamente.

Deixe uma resposta