É simplesmente fascinante como as criaturas da Terra, especificamente as abelhas, podem fazer estruturas tão maravilhosas. temos como exemplo as colmeias e o favo de mel. É ainda mais surpreendente quando essas estruturas produzem substâncias que oferece muitos usos e benefícios para a vida cotidiana. Entre elas temos a cera de abelha.
Esta substância surpreendente vem das abelhas trabalhadoras – as fêmeas – e o favo de mel, e é comumente usado para reduzir o colesterol e aliviar a dor. Também é usado para inchaço e inflamação, e, claro, ajuda a produzir diferentes formas de mel cru, incluindo o mel de Manuka altamente benéfico.
Isso não deve ser uma surpresa, visto que outro subproduto das abelhas, o pólen, é tão benéfico quanto. Então, o que mais a cera de abelha pode fazer? Veremos agora os maiores benefícios e usos desse produto natural.
Benefícios e usos da cera de abelha
1. Trata a Dermatite Fralda, Psoríase e Eczema
A cera de abelha é uma ótima escolha para muitas condições de pele. Uma mistura de mel, de cera de abelha e de azeite é útil no tratamento de dermatite de fralda, psoríase e eczema. Um estudo realizado pelo Centro Médico Especializado em Dubai e pelo Instituto Islâmico de Educação Médica para Educação foi projetado para investigar os efeitos dessas três substâncias e a mistura sobre o crescimento de Staphylococcus aureus e candida albicans isolados de espécimes humanos.
O estudo realizou dois experimentos: um onde uma mistura de mel foi vertida em furos feitos em placas semeadas com Staphylococcus aureus ou candida e dois em que os micro-organismos foram cultivados em meio de mistura de mel sozinho, mistura de ágar-mel nutritiva e ágar Sabouraud glucose. Em última análise, o estudo concluiu que o mel e as misturas de mel podem inibir o crescimento de bactérias que podem afetar a pele.
2. Hidrata a pele
A cera de abelha é uma forma incrível de hidratar a pele e é comumente encontrada nos produtos de cuidados da pele e cosméticos. Pode ajudar a proteger e reparar a pele áspera, seca ou quebrada porque tem a capacidade de bloquear a umidade.
No livro “Como usar cera de abelha e mel para curar problemas de pele”, o autor Gene Ashburner explica que esta cera tem rico conteúdo de vitamina A e propriedades emolientes, que suavizam e reidratam a pele, além de ajudar no desenvolvimento saudável da reconstrução celular. Outro benefício para o seu uso é que, porque é comedogênico, não vai obstruir os poros.
Além de ser um hidratante natural que trata a pele seca, você pode usá-lo diariamente para ajudar a prevenir a pele seca, em primeiro lugar. Basta combinar cera de abelha com óleo de amêndoa ou óleo de jojoba, algumas gotas de óleo de vitamina E e aloe para preparar um remédio caseiro para a pele seca.
3. Protege o fígado
Em 2013, o Korean Journal of Internal Medicine publicou um estudo que investigou os álcoois encontrados no favo de mel e se seus efeitos antioxidantes ajudaram a proteger o fígado. Os pesquisadores conduziram o estudo usando uma mistura de álcool de cera de abelha para avaliar a segurança e eficácia em pessoas com doença hepática gordurosa. O estudo foi conduzido por um período de 24 semanas, resultando em ajuda para normalizar a função hepática e a melhorar os sintomas de fígado gordo.
4. Reduz os níveis de colesterol
Pesquisas relatam que álcoois gordurosos de cadeia longa obtidos a partir de ceras de plantas foram relatados para reduzir o colesterol em seres humanos. Os efeitos nutricionais ou regulatórios produzidos por ésteres de cera ou ácidos alifáticos e álcoois encontrados em grãos de cereais não refinados, cera de abelha e muitos alimentos derivados de plantas reduzem o colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (“ruim”) em 21 por cento a 29 por cento e elevam a lipoproteína de alta densidade (“Bom”) em 8% a 15%.
5. Alivia a Dor e é Anti-inflamatório
Como medicamento, a cera de abelha tem sido estudada no uso de dor e inflamação aliviadoras e tem efeitos anti-inchaço suaves. Um estudo de 2014 publicado no Korean Journal of Internal Medicine informa que foi usado para ajudar a aliviar a inflamação causada pela osteoartrite. Todos os pacientes randomizados completaram o estudo e 23 sofreram redução na dor, rigidez articular e função física. Essas reduções foram significativas na segunda semana e aumentaram durante a pesquisa. (5)
6. Ajuda com a acne
A cera de abelha é um dos remédios caseiros mais famosos para a acne. Possui fortes propriedades antissépticas, curativas e anti-inflamatórias, tornando-a eficaz no tratamento da acne, em particular porque contém vitamina A.
É também um excelente amaciante de pele e emoliente que ajuda a manter uma textura suave da pele após a eliminação da acne. A combinação de aplicações de cuidados com a pele, uma dieta saudável e exercício diário é a melhor maneira de controlar e prevenir a acne.
7. Cura os lábios secos e rachados
Os hidratantes naturais na cera de abelha tornam o bálsamo labial perfeito. Se você sofre de lábios rachados ou quebrados, as aplicações tópicas da cera de abelha e alguns outros ingredientes podem fornecer algum alívio tão necessário. É fácil fazer seu próprio bálsamo para os lábios combinando-o com óleo de coco, mel, óleo de vitamina E e seus óleos essenciais favoritos, como laranja, menta, lavanda ou limão.
8. Reduz as estrias
As esticadas podem ser constrangedoras e impedem que você use algumas de suas modas de verão favoritas, então se você está se perguntando como se livrar das estrias, você pode tentar a cera de abelha. Devido à sua capacidade de proteger a pele e reter a água, ela pode ter efeitos positivos sobre essas marcas antiestéticas.
Um estudo realizado pelo Departamento de Dermatologia e Instituto de Pesquisa em Biologia Cutânea na Faculdade de Medicina da Universidade de Yonsei, na Coréia, informa que as estrias são cicatrizes atróficas dermáticas com desbaste epidérmico devido à diminuição do colágeno e da fibra elástica. O estudo sugere que o colágeno é um importante componente da matriz extracelular que é muito importante na cicatrização de feridas. Uma vez que a cera de abelha contém vitamina A, que é útil na produção de colágeno, ela pode beneficiar muito a redução das estrias.
Ao combinar cera de abelha, geleia real, manteiga de cacau ou cacau, óleo de uva e óleo de coco, você tem um remédio natural para prevenir e tratar estrias, ajudando a melhorar os níveis de colágeno simultaneamente.
9. Ajuda nas infecções fúngicas da pele
A picada de mosquito e as infecções fúngicas da pele são definitivamente irritantes, mas podem ser tratadas usando cera de abelha. Por ser anti-inflamatório, pode ajudar a reduzir a dor associada à picada de insetos e infecções fúngicas na pele, proporcionando benefícios hidratantes para ajudar a reduzir a coceira.
Pesquisas precoce sugerem que aplicar uma mistura de cera de abelha, mel e azeite para a área afetada três vezes ao dia durante quatro semanas pode ajudar a melhorar a coceira da micose e as infecções fúngicas da pele muito.
10. Alivia o estresse e promove o relaxamento
É comum pensar em velas de cera de abelha quando pensa em cera de abelha. Isso é bom, uma vez que as velas feitas de parafina podem pôr em perigo a sua saúde e a da sua família devido à fuligem da cera de parafina que pode ser inalada. Além disso, pode causar danos significativos ao interior de sua casa, como seus móveis e eletrodomésticos.
Em vez disso, opte por essas velas naturais, que funcionam bem como aliviadores do estresse. Se estiver fazendo suas próprias velas, você deseja verificar os rótulos para garantir que você obtenha cera de abelha orgânica, pois está livre de toxinas. Se você está comprando velas de cera de abelha já feitas, escolher 100% de velas de cera de abelha com mechas de algodão é definitivamente a melhor escolha.
Mais sobre Usos da cera de abelha
Além dos benefícios e usos acima mencionados, existem alguns usos adicionais para mel e cera de abelha.
Os três principais produtos de cera de abelha são a cera de abelha amarela, a cera de abelha branca e a pura cera de abelhas. A cera de abelha amarela é o produto bruto obtido a partir do favo de mel. A cera de abelha branca é feita de cera de abelha amarela por branqueamento, e a cera de abelha é feita por meio do tratamento de cera de abelha amarela com álcool.
Muitas vezes, é comprado na forma de pastilhas, que têm uma cor dourada profunda. Com uma dimensão média de três milímetros por pastilha, a cera de abelha às vezes tem um aroma fumegante.
A cera de abelha para o cabelo é um ingrediente procurado por aqueles que procuram desenvolver dreadlocks, porque ajuda a dar ao cabelo uma estrutura firme segurando enquanto hidratá-lo sem uma aparência gordurosa ou sentir.
Se você está usando isso para a preparação de alimentos, a maneira mais fácil de trabalhar com ele é colocá-lo no congelador por algumas horas e, em seguida, ralar. Em muitos alimentos e bebidas, a cera de abelha branca e a cera de abelha são usadas como agentes de endurecimento. Na fabricação, cera de abelhas amarelas e brancas são usadas como espessantes, emulsionantes e agentes de endurecimento em cosméticos. No entanto, é mais utilizado para fazer as pomadas e cremes hidratantes que são usadas externamente.
A abelha em cera é tipicamente usada como fragrância em sabões e perfumes. Cera de abelha branca e absolutos de cera de abelha também são usados para polir pílulas. A cera de abelha amarela é a forma que mais amamos por causa do seu estado natural. Seja como for, certifique-se de verificar os ingredientes e instruções antes de usar qualquer forma, e se você tiver uma alergia que possa estar relacionada, não use.
História da cera de abelha e fatos interessantes
Em primeiro lugar, pensemos em quão importantes são as abelhas para a nossa saúde e a existência geral. Você sabia que contamos com abelhas por cerca de um terço de todo o nosso abastecimento alimentar? Nós também nos beneficiamos muito de todas as fibras, especiarias e medicamentos que provêm das plantas que polinizam. Isso produz uma grande apreciação por nossas abelhas e a lista continua.
As abelhas afetam mais do que apenas nossos alimentos e remédios. As abelhas estão ligadas a vários problemas críticos para a saúde humana e ambiental, incluindo biodiversidade, segurança alimentar, nutrição e uso sustentável da terra. Um mundo sem abelhas não seria possível, uma vez que a saúde da abelha é um passo crítico para a agricultura sustentável.
Uma descoberta única, no entanto, foi como preenchimento dentário. Evidências foram encontradas na odontologia pré-histórica que remonta ao Neolítico, reportando uma mandíbula humana de 6.500 anos da Eslovênia, cuja coroa canina esquerda mostra os vestígios de um enchimento com cera de abelha. Embora não conheçamos todos os fatos, pensa-se que, se o preenchimento fosse feito quando a pessoa ainda estivesse viva, a intervenção provavelmente visava aliviar a sensibilidade dentária derivada da dentina exposta e / ou a dor resultante da mastigação de uma rachadura no dente. Isso é fascinante, pois proporcionaria a evidência direta mais cedo conhecida de um enchimento dentário terapêutico-paliativo.
No que diz respeito à ciência, a cera de abelha é o fundamento da colmeia. As abelhas criam o pente da cera de abelha e preenchem a forma geométrica das células hexagonais com mel e ninhada. As abelhas operárias segregam cera de oito glândulas de cera especiais na parte inferior do abdômen.
A cera é usada como um líquido, mas rapidamente esfria e solidifica. A abelha trabalhadora coleta a cera do abdômen com as pernas. Ela mastiga a cera até que ela seja flexível e a molda nas células hexagonais que compõem o favo de mel.
Pensamentos finais sobre cera de abelha
Se você tem alguma preocupação com alergias, a cera de abelha pode apresentar problemas para você. É importante verificar com seu médico antes de usá-lo de qualquer forma, especialmente se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos.
No entanto, geralmente é seguro porque é uma substância natural, então tenha em mente o seguinte:
Cera de abelha trata dermatite de fralda, psoríase e eczema; Hidrata a pele; Protege o fígado; Reduz os níveis de colesterol; Alivia a dor e possui propriedades anti-inflamatórias; Limpa a acne; Cura lábios secos e rachados; Reduz as estrias; Trata piadas de pescoço e infecções fúngicas da pele; E alivia o estresse e promove o relaxamento.
Também pode ser usado para cabelo, preparação de alimentos, fragrâncias em sabões e perfumes, e para polir pílulas. A evidência mostra mesmo que pode ter sido usado como um enchimento de dentes.
Confiamos em abelhas por cerca de um terço de todo o nosso abastecimento alimentar. Nós também nos beneficiamos muito de todas as fibras, especiarias e medicamentos que provêm das plantas que polinizam.
As abelhas afetam mais do que apenas nossos alimentos e remédios. As abelhas estão ligadas a vários problemas críticos para a saúde humana e ambiental, incluindo biodiversidade, segurança alimentar, nutrição e uso sustentável da terra. Um mundo sem abelhas não seria possível uma vez que a saúde da abelha é um passo crítico para a agricultura sustentável.