em

Calvície tratamentos dicas cirurgias: um guia completo

Procurando por soluções para calvície como tratamentos, dicas e cirurgias? Veio ao lugar certo! Pois, esse é o primeiro, de uma série especial de 3 artigos, com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

A calvície, também chamada de alopecia, é uma doença que pode atingir homens e mulheres. No entanto, é mais comum em pessoas do sexo masculino.

calvície tratamentos dicas cirurgias

E sempre que ela aparece causa muito incomodo. Afinal, mexe com a autoestima e a imagem pessoal de qualquer pessoa. Portanto, tem impactos que podem até mesmo gerar quadros depressivos. Ou outras doenças emocionais.

Mas, porque será que a calvície ocorre? E será que existem alguma forma de prevenção? Esses são os temas centrais que vamos tratar nesse primeiro post.

Acompanhe.

Calvície tratamentos dicas cirurgias: o que é a alopecia?

A calvície provoca a redução parcial ou total dos fios de cabelo. Mas, também pode acometer outras áreas do corpo que possuam pelos.

Contudo, normalmente os fios não começam a cair logo de cara. Pois, o que ocorre primeiro é um afinamento gradual dos fios, que nascem cada vez mais finos até que deixam de nascer.

Com isso, a pessoa fica com cada vez menos cabelo. Pois, além do afinamento dos fios, também um volume muito maior de queda de cabelo. Portanto, a calvície também é mais conhecida como queda de cabelo.

O que algumas pessoas não sabem, é que um certo volume de queda de cabelo é normal. Já que perdemos entre 50 a 100 fios todos os dias. Mas, quando a perda é natural, todos os fios são repostos por outros que já estão nascendo.

Na calvície, além da maior perda de fios, essa reposição natural não ocorre.

Calvície tratamentos dicas cirurgias: o que fazer primeiro?

Identificar o problema da alopecia é sempre a primeira coisa a fazer. E antes de buscar calvície tratamentos dicas cirurgias.

homem calvo

Para isso é necessário um diagnóstico médico. Pois, é necessária a avaliação criteriosa, além da realização de alguns exames. Isso inclui:

  • Um exame clínico;
  • Tricoscopia: exame que faz análise óptica dos fios através de um aparelho especial;
  • Podem ser solicitados exames adicionais, como exames de sangue.

Como veremos ao longo desse guia completa, na parte sobre tratamentos da calvície, a automedicação deve ser evitada.

Mas, você não precisa esperar a doença aparecer, e ficar com medo de sofrer de queda de cabelo no futuro. Pois, existem algumas coisas que você pode começar a fazer agora. E prevenir o problema.

Continua na próxima página.

Dicas para prevenir a calvície no dia a dia

As causas da calvície estão ligadas a diferentes fatores. Portanto, não existe um único motivo que a provoque.

Isso é um ponto importante a ser entendido. Já que é comum pensar que a calvície seja uma doença com causas unicamente genéticas.

A calvície genética recebe, inclusive, uma denominação específica. Ela é chamada de alopecia androgenética. Portanto, se há histórico de calvície na sua família fique atento. Pois, você pode vir a desenvolver a doença.

Mas, isso não significa que você vá ter calvície. Significa que é muito provável que vá, contudo, nem sempre.

Saiba ainda que as dicas dadas nesse artigo valem para qualquer pessoa. Então, se há alopecia genética na sua família, elas podem ajudar a evitar. Ou retardar o problema.

Cuide da sua dieta para evitar calvície tratamentos dicas cirurgia

Cuidar bem da sua dieta pode evitar que você precise de calvície tratamentos dicas e cirurgia. Pois, a forma com alimentamos está diretamente relacionada a saúde do nosso corpo.

Prefira alimentos ou tratamentos naturais, e saudáveis. Como aqueles mais ricos em vitaminas e proteínas. Por exemplo: frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Pessoas com dietas restritivas, anemia ou que sofreram grande perda de peso, são mais propensas a desenvolver calvície. Portanto, varie a alimentação e investir em opções mais saudáveis é o ideal.

Caso queira realmente investir nesse ideia, recomenda-se procurar apoio de um nutricionista.

Encontre um tempo para si mesmo e para relaxar

O stress e a ansiedade estão entre as principais causas da queda de cabelo. Logo, buscar modos de relaxar e cuidar de si mesmo também ajuda a evitar a calvície.

Procure ter uma rotina que inclua entre 6 a 8 horas de sono. Comer bem e praticar atividade física.

dormir, realaxar

Buscar um hobbie ou atividade de lazer que você goste também ajuda. Já que é uma forma de deixar o stress diário de lado. E relaxar.

Cuide da saúde dos fios de forma adequada

Cuidar da sua saúde do seu couro cabeludo e dos fios também é necessário. Em especial, se a sua família já tiver histórico de calvície.

Isso porque a forma como você trata os fios está ligado a saúde do seu cabelo. Portanto, seus cuidados diários podem aumentar a queda. Ou ajudar a evitá-la.

Aqui vão algumas dicas para ajudar a evitar que calvície tratamentos dicas e cirurgia sejam necessários:

  1. Não durma com o cabelo molhado;
  2. Evite procedimentos químicos, em especial, os mais agressivos. Por exemplo: descolorir e alisar o cabelo;
  3. Penteie o cabelo no banho para evitar a quebra;
  4. Não amarre o cabelo molhado;
  5. Use shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo.

Cuidados adicionais podem incluir idas regulares ao cabeleireiro para hidratação. Uma boa dica principalmente para mulheres. Pois, costumam ter o cabelo mais longo. O que requer maior cuidado.

Preste atenção nos primeiros sinais da calvície

Prestar atenção nos primeiros sinais ajuda a procurar calvície tratamentos dicas cirurgias mais cedo.

Portanto, fique atento a queda de cabelo muito acentuada. Já que esse é um dos primeiros sinais da calvície.

Outro ponto importante é prestar atenção ao que você na frente do espelho. Nos homens, a calvície costuma começar no alto da cabeça. E nas laterais.

Para as mulheres, o cabelo pode começar a cair de forma mais acentuada também no alto da cabeça. Todavia, podem surgir pequenas regiões com “buracos” em outros locais.

Um sinal extra que costuma acompanhar a queda é o clareamento dos fios. Que poder ocorrer em diversas regiões do couro cabeludo.

E, assim que você perceber esses sinais se manifestado, a dica é procurar um médico para uma avaliação mais cuidadosa o quanto antes.

Calvície tem tratamento? E a cirurgia, resolve? Confira na parte 2 dessa série!

Mesmo seguindo todas as dicas para prevenir a queda, algumas vezes a doença não pode ser evitada. Portanto, você pode precisar de calvície tratamentos dicas cirurgias.

Mas, calvície tem tratamento? E a cirurgia, resolve? Se você tem essa e outras dúvidas clique aqui: tratamento para calvície + dicas para disfarçar e leia a segunda parte dessa série!

Gostou desse artigo? Comente!

Deixe uma resposta