Todos nós já passamos por uma situação de ansiedade. A ansiedade geralmente acontece antes de um acontecimento importante ou devido uma grande expectativa como se preocupar com os problemas familiares ou sentir-se nervoso por causa de situações no trabalho.
Estas são ansiedades naturais. No entanto, se as preocupações, medos, ou ataques de ansiedade parecem esmagadores e estão impedindo que você viva sua vida da maneira que você gostaria, você pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade.
Transtorno de Ansiedade e Ataques de Ansiedade.
O transtorno de ansiedade generalizada é uma desordem que se caracteriza por preocupações múltiplas e / ou inespecíficas que interferem com a vida da pessoa, de alguma forma.
Os transtornos de ansiedade mais comuns são as fobias específicas. Outros transtornos de ansiedade incluem transtorno de ansiedade social, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático.
Os ataques de ansiedade são bastante comuns, afetando milhões de pessoas em todo mundo. Embora não exista uma única causa específica do transtorno de ansiedade, há muitos fatores que aumentam o risco de desenvolver esta doença.
Felizmente, existem tratamentos de ansiedade e muitas estratégias de autoajuda que podem rapidamente ajudá-lo a reduzir seus sintomas de ansiedade, ataques de ansiedade e retomar o controle de sua vida.
O que é a Ansiedade
É normal se preocupar e se sentir tenso ou assustado quando sob pressão ou diante de uma situação estressante. Ansiedade é a resposta natural do corpo ao perigo, um alarme automático que se apaga quando você se sente ameaçado.
Em moderação, a ansiedade não é sempre algo ruim. Na verdade, a ansiedade pode lhe ajudar a ficar alerta e focado e estimulá-lo à tomar uma atitude para que possa resolver seus problemas. Mas quando a ansiedade é constante ou muito intensa e interfere com seus relacionamentos e atividades, ela deixa de ser funcional e se torna um transtorno de ansiedade.
Sintomas do Transtornos de Ansiedade
Os transtornos de ansiedade são um grupo de condições relacionadas ao invés de um único transtorno, que pode atingir de modos diferentes cada pessoa.
Apesar de suas diferentes formas, todos os transtornos de ansiedade compartilhar um sintoma principal: medo persistente ou se preocupar excessivamente com situações em que a maioria das pessoas não se sentem ameaçados ou ficam preocupadas.
Os sintomas emocionais da ansiedade
Além dos principais sintomas do medo irracional e excessivo e a preocupação, outros sintomas emocionais de ansiedade incluem:
- Sentimentos de apreensão ou temor
- Dificuldade de concentração
- Sentir-se tenso e nervoso
- Esperar o pior de todas as circunstâncias
- Irritabilidade
- Inquietação
- Ficar alerta aos sinais de perigo
- Sentir a mente vazia
Os sintomas físicos de ansiedade
A ansiedade é mais do que apenas um sentimento, mas s resposta do organismo à uma luta ou fuga, a ansiedade envolve uma ampla gama de sintomas físicos.
Devido aos vários sintomas físicos, muitas vezes quem sofre de ansiedade confunde sua desordem com uma doença médica. Eles podem consultar muitos médicos antes que o transtorno de ansiedade seja descoberto.
Os sintomas físicos da ansiedade incluem:
- Palpitação no coração
- Suor
- Dores de estômago
- Tonturas
- Micção frequente ou diarreia
- Falta de ar
- Tremores e contrações musculares
- Tensão muscular
- Dores de cabeça
- Fadiga
- Insônia
Tratamentos para Transtorno de Ansiedade
- Quem sofre de transtornos de ansiedade não precisa conviver com este mal para sempre. Atualmente existem tratamentos eficazes para pessoas com esta condição mental. Embora a abordagem de tratamento dependa do tipo de transtorno de ansiedade que a pessoa possua, uma ou uma combinação das seguintes terapias podem ser utilizados para a maioria dos distúrbios de ansiedade:
- Medicação: As drogas utilizadas para reduzir os sintomas de transtornos de ansiedade incluem antidepressivos e remédios para diminuição da ansiedade.
- Psicoterapia: Psicoterapia (um tipo de aconselhamento) aborda a resposta emocional à doença mental. Este tratamento ajuda o paciente a compreender e lidar com sua doença.
- Terapia cognitivo-comportamental: Pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, muitas vezes obtém bons resultados participando desse tipo de psicoterapia em que a pessoa aprende a reconhecer e mudar padrões de pensamento e comportamentos que levam aos ataques de ansiedade.
- Mudanças na dieta e estilo de vida
- Terapia de relaxamento