O azeite de oliva é um alimento bastante frequente em cardápios saudáveis. Isso porque ele ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, promovendo maior longevidade.
Frequente na dieta mediterrânea, o azeite de oliva é muito consumido pela população de países como a Grécia. Afinal, ele é obtido a partir dos frutos da oliveira (azeitona), uma árvore originaria da região mediterrânea.
Para que o óleo seja produzido, as azeitonas são prensadas. Da prensa se obtém uma pasta que é agitada para que gotas de óleo sejam retiradas.
O óleo de azeite pode ser refinado, não refinado, extravirgem e virgem. O mais saudável é o extravirgem, pois conserva o sabor da oliva, possui menor acidez (menor que 0,8%) e maior quantidade de nutrientes.
Falaremos a seguir sobre alguns dos benefícios do azeite:
-
Prevenção de doenças cardiovasculares
O azeite de oliva é um aliado na prevenção da hipertensão arterial e também retarda o envelhecimento das veias e artérias.
O consumo do azeite de oliva extravirgem, que é rico em gorduras saudáveis, como o ômega 3, contribui para o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL).
Assim, a tendência é a redução das placas de gorduras nas artérias, fazendo com que não haja o bloqueio do fluxo sanguíneo, que é a principal causa do infarto e acidente vascular cerebral.
Com isso, o consumo regular do azeite de oliva pode ajudar na prevenção de infartos. Esse fato foi comprovado a partir de um estudo na França com mais de 7.000 pessoas acima de 65 anos.
O estudo mostrou que aqueles que consumiam azeite de forma regular possuem 41% menos risco de ser vítima de um ataque cardíaco.
2. Alívio das dores
O azeite de oliva extravirgem possui ação anti-inflamatória. Assim, pode ajudar a diminuir dores das articulações e músculos. Isso porque, possui entre seus componentes está o oleocanthal, que é um poderoso antioxidante.
Assim, quem consome azeite mantém fortificado o sistema imunológico, o que evita o aparecimento de doenças oportunistas.
3. Ajuda na perda de peso
Se você quer emagrecer, o azeite de oliva é um grande aliado. Isso porque, o óleo possui gorduras saudáveis que estimulam a perda de peso. Além disso, é altamente nutritivo e promove sensação de saciedade, sendo ideal para tempero de pratos.
4. Ajuda no combate ao câncer
O azeite possui antioxidantes, como o tirosol, acteosídeos e os ácidos fenilpropriônicos, que combatem os radicais livres que causam danos no DNA da célula.
O azeite extravirgem possui ainda terpenoides e esqualeno, que são componentes anticancerígenos.
5. Pele, unhas e cabelos mais bonitos
O consumo do azeite de oliva ajuda a tratar o ressecamento da pele e a acne. O consumo do azeite também fortalece as unhas e contribui para o crescimento do cabelo.
Além de ser consumido oral, o óleo pode ser ainda passado sob a pele, cabelos e unhas.
6. Promove a limpeza no fígado
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, possuindo grande atuação no metabolismo.
Por ficar sobrecarregado, o fígado precisa sempre de um detox. O azeite de oliva extravirgem promove essa limpeza do fígado.
Recomenda-se tomar diariamente uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, juntamente com suco de limão. Você pode usar essa mistura para fazer o tempero de saladas.
7. Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue
Há pesquisas científicas que apontam que colocar o azeite de oliva extravirgem nas refeições ajuda na redução dos níveis de glicose no sangue após a alimentação, evitando assim picos glicêmicos.
A diminuição de açúcar no sangue também é uma forma de proteger o sistema cardiovascular.
8. Proteção das funções cerebrais
Por ser rico em polifenóis e antioxidantes, o azeite de oliva pode prevenir o surgimento de doenças cerebrais, como o mal de Parkinson e mal de Alzheimer.
Para isso, é preciso que o azeite de oliva extravirgem faça parte de uma alimentação saudável e nutritiva.