As cidades mais tranquilas e com melhor infraestrutura são, no geral, as melhores cidades para morar. Inspirados em dados levantados pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cidades brasileiras, fizemos uma seleção de alguns dos melhores destinos para viver levando em consideração saúde, educação e renda. Confira quais são as cinco cidades brasileiras com o melhor padrão de qualidade de vida.
Curitiba – Paraná
A capital paranaense é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil. Além de contar com boa infraestrutura urbana, Curitiba oferece educação de qualidade e excelente condições de saúde. A capital também dispõe de atrações turísticas imperdíveis, como o jardim botânico, bosques e praças fascinantes. É uma cidade tranquila, sem muitos registros violentos. A junção desses fatores fazem dela uma das cidades ideais para morar.
Florianópolis – Santa Catarina
Floripa, como é conhecida, é a capital de Santa Catarina, e também uma das melhores cidades brasileiras para viver e constituir família. O município conta com baixos índices de violência e desemprego, e possui educação básica e superior de qualidade. A experiência de viver em Florianópolis já se justificaria somente pelas lindas praias e pelo visual da cidade, que também contribuem imensamente para a qualidade de vida.
Vitória – Espírito Santo
Depois de passar por um expressivo crescimento urbano nos últimos anos, a capital capixaba evoluiu e adquiriu dimensões de metrópole, mas sem perder o clima de cidade pequena. Habitada por um povo muito hospitaleiro, Vitória também chama atenção por apresentar um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil. Isso significa que a cidade conta com bom índice de qualidade de vida, além da paisagem inspiradora que harmoniza o urbano e o natural.
Niterói – Rio de Janeiro
Localizada ao lado da capital carioca, Niterói ganha destaque por preservar a beleza do Rio de Janeiro e conjugá-la bem com o clima tranquilo de cidade praiana. Linda por gentileza da natureza, Niterói ainda encanta pelas condições e estilo de vida que oferece. A cidade tem baixo índice de desemprego e registra renda alta, quando comparada a outros municípios brasileiros. A infraestrutura de saúde e educação também contribuem para que a cidade seja umas das melhores para se viver.
Santos – São Paulo
A cidade paulista é outra que chama atenção por associar características de cidade grande com fatores da vida interiorana. Santos oferece boa educação e sistema de saúde, o que faz da cidade o lugar apropriado para viver e constituir família. A expectativa de vida ultrapassa os 75 anos e a média de renda mensal está entre as 10 melhores do país. A qualidade de vida ganha pontos com a paisagem, que é formada por praias e muito verde.
Curitiba a melhor
Ótimo artigo, adorei