Início » Bahia » Wenceslau Guimarães


Wenceslau Guimarães - Bahia



A história de Wenceslau Guimarães deu-se após a formação de um povoado, denominado Laje do Rio das Almas, no final do século passado, dando origem ao atual município de Wenceslau Guimarães. Elevada a distrito em 1919, recebia a denominação de Palmeiras, sob a jurisdição de Nova Boipeba. Município criado com território do distrito de Indaiá e parte do território do distrito de Nilo Peçanha, desmembrados de Nilo Peçanha, por força de Lei Estadual, de 19/07/1962, com a denominação de Wenceslau Guimarães. Wenceslau Guimarães faz parte do estado da Bahia, está localizada no baixo-sul, a 290 km da capital baiana, foi criado através da lei nº. 1.728, sancionada pelo então governador Dr. Juracy Magalhães e hoje tem 50 anos de emancipação política. A população avaliada em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) era de 22.181 habitantes. É o principal produtor municipal de banana com 166,3 mil toneladas de cachos, o equivalente a 2,4% do total nacional. No ano de 2011 passou a ser a cidade com maior área plantada em graviola no país, pois segundo dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), 60% de toda área cultivada com graviola na Bahia encontra-se no município de Wenceslau Guimarães, que possui área plantada de 510 hectares. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o município é 78% rural.

Uma cidade de pessoas alegres e hospitaleiras. Diz a lenda, que quem bebe a água de Wenceslau Guimarães, se apaixona e não quer mais ir embora.

Wenceslau Guimarães faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 27.672 habitantes.

História da cidade de Wenceslau Guimarães

De uma abertura na mata feita pelos Carvalhos, conhecidos como primeiros habitantes desta terra, onde construíram suas casas e incentivaram a agricultura, daí atraindo para o local vários outros habitantes, onde foi se formando um pequeno povoado, chamado mais tarde de Lage do Rio das Almas, sobe o domínio do Município de Nilo Peçanha.

Mais tarde, o seu desenvolvimento progressista fez crescer no seio de seu povo, o desejo de emancipação, o que não foi muito fácil de vencer, pois contava com a oposição do município dominante, que não se conformava em perder tão valiosa fonte de arrecadação que se apresentava naquela época, como verdadeiro patrimônio monetário, a antiga Lage do Rio das Almas, que tinha por zona Indaiá.

Gentílico:

Formação Administrativa

A antiga Lage do Rio das Almas foi emancipada através do Decreto-Lei n° 1728, de 19 de julho de 1962, recebendo o nome de Wenceslau Guimarães, originado do nome de um ex-senador.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Wenceslau Guimarães: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Wenceslau Guimarães? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: